Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Renato e seus Blues Caps: Pra sempre (1983)

Disco do grupo, lançado em 1983 pela RCA Victor, é um dos mais obscuros da banda

Gravado pela RCA Victor, este LP talvez seja o disco mais obscuro do grupo Renato e seus Blue Caps, pois não teve a mínima divulgação na época do lançamento em 1983. Isso aconteceu, segundo se informa, porque a gravadora no Brasil estava em fase de mudança em sua direção, e os novos comandantes tinham outras prioridades. O disco acabou caindo no esquecimento, razão pela qual imaginei, até a postagem do álbum, que o mesmo ainda era inédito em CD. Graças ao comentário do amigo Recruta, a quem agradeço publicamente, fui informado que o mesmo foi um dos títulos lançado em CD na série 100 Anos de Música.

A banda foi formada no final dos anos 50 pelos irmãos Renato, Edson e Paulo César, jovens moradores do bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, com o nome Bacaninhas do Rock da Piedade. Por sugestão do radialista Jair de Taumaturgo, o grupo mudou o nome para o atual e definitivo, inspirado no conjunto norte-americano Gene Vincent And His Blue Caps. Tocaram no rádio e em programas de televisão, como Os Brotos Comandam, da TV Rio, apresentado por Carlos Imperial.

Gravaram o primeiro compacto em 1962 e se notabilizaram principalmente pelas versões que faziam de músicas de língua inglesa (a maioria britânicas), como "Menina Linda", versão de "I Should Have Known Better", "Até o Fim", versão de "You Won't See Me" (ambas de Lennon/McCartney) e "Escândalo em família", versão de "Shame And Scandal In The Family" (Donaldson/ Brown), entre outros. Já em 1963 Edson saiu do grupo e iniciou carreira solo com o nome Ed Wilson. Foi substituído por Erasmo Carlos, que teve uma participação breve no grupo, e chegou a gravar como vocalista no primeiro LP da banda. Foi o principal grupo do programa Jovem Guarda, e fez acompanhamento em vários discos de artistas do cast da CBS (atual Sony), como Roberto Carlos e Wanderléa. Em 1966 apareceram em dois filmes: "Na onda do iê-iê-iê" (p&b) e "Rio, Verão & Amor" (colorido).

Renato Barros, que lançou moda na Jovem Guarda com seu cabelo rabo de cavalo, como assinalava Roberto Carlos quando apresentava a banda no programa da TV Record, também é compositor. Teve músicas gravadas por outros artistas, como Roberto Carlos, Ed Wilson, Leno e Lilian, e outros. Neste LP, a banda era formada por Renato Barros (guitarra e vocal), Paulo César Barros (baixo e vocal), Cid Chaves (vocal), Gelson Moraes (bateria) e Marquinhos (Teclados). Confirma as músicas:

01. Renato collection (Através dos tempos)
02. Pra sempre
03. Guerrilheiro do amor (Rock do Flipper)
04. Será?
05. O fogo ainda não acabou
06. Sexo frágil
07. Vamos fundo
08. Sonhos de amor
09. Memórias

Download aqui

4 comentários:

  1. Um dos melhores trabalhos do grupo na minh aopinião, e me permita corrigir, ele foi lançado em CD na série 100 anos de música em 2001.

    Um abraço e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/83ij84p821

    ResponderExcluir
  3. gostei demais! o link tá perfeito! parabens por mais este tesouro!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/75+-+RSBC,1059535080.rar(archive)

      Excluir