domingo, 4 de setembro de 2011

v.a. - Jovem Guarda na era Disco Music

Vários artistas da Jovem Guarda embarcaram na "onda" da discothèque nos anos 1970

Aqui está uma coletânea curiosa. Traz artistas que passaram pela Jovem Guarda e embarcaram, talvez por imposição das gravadoras, pela Disco Music ou Discothèque, como muitos preferem. Trata-se de gênero musical cuja popularidade atingiu o pico na segunda metade dos anos 1970. O filme "Saturday Night Fever" (Os embalos de sábado à noite) contribuiu para o aumento da popularidade da disco music. Segundo a Wikipedia, a Disco Music teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970.

O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados "discotecas" e posteriormentes apenas clubes. As principais influências musicais incluem o funk, a música latina, psicodélica e o soul music. Arranjos de música clássica como acompanhamento são frequentes no estilo, criando um som cheio de colcheias e fusas mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Ao contrário do rock, guitarra é raramente usada em solos.

Nos anos 1970 os mais famosos artistas da era disco foram Donna Summer, Bee Gees, Tina Charles, KC and the Sunshine Band, ABBA e Chic, entre outros. Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, dando-lhe o título de "Rainha do Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores.

Durante o início da década de 1980, a disco music começou a sofrer preconceito nos EUA que criticavam as danças, e os amantes do estilo que eram minorias na sociedade como negros, mulheres e homossexuais. A música disco da década foi apelidada de Pós-Disco, e o rock votou a dominar as paradas estado-unidenses. Apesar da queda da popularidade nos Estados Unidos, a disco music continuou a fazer sucesso no mundo todo durante toda a década de 1980 até evoluir para os derivados de música dance/eletrônica populares nas décadas seguintes. Confira a performance dos brasileiros:

01 - 1979 - The Fevers - A festa começou
02 - 1976 - Os Carbonos - Paraíba
03 - 1979 - Renato e seus Blue Caps - Aperta
04 - 1978 - Rosemary - Sem saber eu fui feliz
05 - 1979 - Os Incríveis - O amor nasceu (Born to be alive)
06 - 1977 - Sylvinha Araújo - Algo de novo no ar
07 - 1979 - Nilton Cesar - Onde estás agora
08 - 1978 - Celma e Célia - Vem quente que eu estou fervendo
09 - 1979 - Wanderley Cardoso - Conflitos
10 - 1978 - Adriana - Meu futuro
11 - 1978 - Fábio – Venha
12 - 1977 - Superbacanas - Com muito amor e carinho
13 - 1979 - Ronaldo Corrêa - Uma noite na discoteca da moda
14 - 1978 - Golden Boys - Jeitinho carinhoso (Melo da bochecha)
15 - 1979 - Joelma - Pode entrar
16 - 1977 - Jerry Adriany - Uma luz
17 - 1978 - Claudio Fontana - Marido infiel
18 - 1976 - Rosa Maria - Esqueça (Forget Him)
19 - 1977 - Ed Carlos - Estou feliz (Puppet on a string)
20 - 1979 - The Fevers - Eu sou mais eu (Y.M.C.A.)

Download aqui

4 comentários:

  1. boa noite,eita nós hem puxa vida com tantas músicas para matar a saúdade minha nota só pode ser 10....\o/ \o/ parabens e muito OBRIGADOOOOOOOO..QUANTOS E QUANTOS ANOS EU NÃO OUVIA ESSAS MÚSICAS..EITA QUE É SÓ SAUDADES E NADA MAIS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo

      Muito obrigado por prestigiar o blog. Fico feliz em saber que a coletânea lhe proporciona tantas saudades. Abração.

      Excluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/p3zzn888b1

    ResponderExcluir
  3. sempre venho aqui e me surprendo com as reliquías postadas. Obrigado mesmo. M***

    ResponderExcluir