Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Antonio Martins - Tem que ser já (Single 1968)

Antonio Martins, com "voz privilegiada e inconfundível", em novela da Rádio São Paulo

O texto abaixo, assinado por Dulce Santucci, está impresso na contracapa deste single, lançado em 1968 pela Chantecler:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“É grande a minha satisfação ao apresentar-lhes mais um compacto do jovem cantor Antonio Martins, que nos presenteia agora com a belíssima gravação “Tem que ser já”.

Seu estilo de cantar e sua dicção perfeita se prestam, admiravelmente, às melodias românticas, ao gênero sentimental, aos temas amorosos.

Voz das mais bonitas numa canção toda ternura, justamente porisso, depois de rigorosa seleção, a Rádio São Paulo aprovou, para emoldurar uma das mais emocionantes histórias de amor que o seu consagrado prefixo apresentará num de seus horários de maior audiência: 14:00 às 14:30 horas.

Sempre procurando ir ao encontro de sua sensibilidade, queridas ouvintes, a Rádio São Paulo, emissora das novelas, brinda o imenso público que sempre a prestigiou, com inesquecíveis momentos de suave encantamento, levando a vocês, a voz privilegiada e inconfundível de Antonio Martins, através da novela “Glória sem amor”.

E assim procedendo, a Rádio São Paulo espera contar mais um sucesso, no desfilar de autênticos sucessos que a colocam na preferência do grande público feminino, assegurando-lhe a simpatia de milhões de ouvintes, em todo o Brasil”.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Li a mensagem acima, e não entendi exatamente o que a articulista quis informar no trecho em que emprega o verbo "emoldurar". Peço ajuda aos amigos para esclarecer minha dúvida. Vou transformá-la numa brincadeira, uma espécie de provinha de interpretação de texto em vestibular. São três opções de escolha. O texto acima informa que:

Primeira – O cantor Antonio Martins tem dicção perfeita, voz privilegiada, inconfundível e indicada para interpretar canções românticas, como mostra na música “Tem que ser já”. Por reunir essas qualidades vocais, a Rádio São Paulo o escolheu para atuar numa novela com emocionante história de amor. Trata-se da “Glória sem amor”, trama que será transmitida entre 14 e 14h30, horário de maior audiência da emissora. A escolha do Antonio Martins é um presente que a São Paulo oferece às ouvintes que sempre a prestigiou.

Segunda – A música “Tem que ser já”, interpretada por Antonio Martins, foi escolhida pela Rádio São Paulo para a trilha sonora da novela “Glória sem amor”, que será transmitida das 14 às 14h30, horário nobre da emissora.

Terceira – A Rádio São Paulo aprovou o nome do cantor Antonio Martins para narrar “Glória sem amor”, próxima novela no horário das 14 às 14h30, período de maior audiência da emissora. O artista foi escolhido, após rigorosa seleção, porque tem dicção perfeita, voz privilegiada e inconfundível.

Ou será que nenhuma das três alternativas corresponde a verdade? Tenho minha opinião, mas não estou 100% convencido. Enfim, será interessante saber sua opinião no Comentários. Confira o disco, enquanto interpreta o texto:

01 – Tem que ser já
..... (Oswaldo Aude – José Tardelli)
02 – Meu pensamento
..... (Paulo Henrique – Katya Maria)

Direção artística: Braz Baccarin
Foto da capa: Oswaldo Micheloni


17 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?jeyej9we8o9zd91

    ResponderExcluir
  2. Amigo, não entendi bem qual dúvida você quer saber em relação ao cantor Antônio Marcos. Mas de qualquer forma, sei através do site Memória Musical, que ele lançou um raríssimo (e me parece ser o único) LP em 1977 pela gravadora Arlequim. Confira abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237530301-antonio-martins-coracao-sem-coracao-1977-lp-vinil-_JM?redirectedFromParent=MLB227609187

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o amigo digitou o nome Antonio Marcos sem querer, pois a intenção é o Antonio Martins. Eu não sabia que chegou até a gravar um LP. Muito obrigado por acrescentar essa informação.

      A minha dúvida é sobre o que a articulista está querendo informar. O texto não é claro, na minha opinião.

      Abs

      Excluir
  3. Amigo Chico, eu acho que o articulista queria dizer que a musica seria inclusa - como foi - na trilha sonora de uma novela.
    A minha falecida avó era fãzoca de radio novelas e assistia tudo e deve ter visto a que foi citada.

    Um abraço!

    Recruta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recruta

      Acho a mesma coisa. Mas não me lembro, talvez por ignorância minha, de ter lido algo a respeito de música que teria sido incluída em trilha de radionovela. Acho que nem existe LP com temas de radionovelas. Seria curioso. Abs.

      Excluir
    2. Emoldurar, aí, sem duvida quer dizer ILUSTRAR, ABRILHANTAR, ou "puxar" (como uma especie de prefixo de um programa, de uma serie etc.)

      Excluir
  4. Amigo Chico, me desculpe a minha falha. Na verdade eu quis me referir ao cantor Antônio Martins, e não Antônio Marcos. Abraço e espero que alguém possa sanar as tuas dúvidas.

    ResponderExcluir
  5. Talvez a canção foi incluída somente na trilha sonora da radionovela, ou seja, para ser tocada somente no rádio no momento em que ela fosse ao ar, e não lançada propriamente em disco. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim esse disco foi lançado para promover a novela, considerando o texto. Tambem não me lembro de ter musicas em radio novelas (apesar que peguei o fim da onda).

    ResponderExcluir
  7. Prezado Chico,

    Mais uma vez, volto a palpitar com a intenção única de colaborar com seu Blog, que tanto me agrada; afinal, por já estar com 66 anos, certas coisas eu viví, certo?
    Mas, confesso, tenho aprendido muito, aqui, com você e seus jovens seguidores, é claro.
    Bem, o cantor Antonio Martins, me era desconhecido, até o momento, a novela em questão, também, por estar restrita a São Paulo; porém, algumas coisas eu posso esclarecer:

    1) A segunda opção é a correta, pois, era muito comum nos tempos áureos do rádio, usar-se o termo "emoldurar", uma sequênca (trecho) de um programa; ou ainda, quando se utilizava uma determinada música como prefixo ou sufixo, se dizer: "emoldurando nossa audição ouvimos a bonita interpretação de fulano ou sicrano, etc. e etc" ... isto, era muito comum, aquela época.
    Também, quando alguém declamava num programa, usava-se dizer, que uma determinada melodia ao fundo, "emoldurava" a interpretação.
    Creio, que se fazia uma alusão, a função da moldura aplicada a uma tela de pintura ou desenho; ou seja, realçar, dar um acabamento ... enfeitar; portanto, o termo era muito comum no tempo do rádio.

    Atenciosamente,
    Zeca Pinheiro (RJ)

    ResponderExcluir
  8. Zeca,
    Concluindo ...

    2) Usar músicas como trilhas (ou temas) de novelas, não é uma invenção da TV, também, estavam presentes nas radionovelas, sim.
    Na década de 50 (auge do genêro), podemos citar como exemplo disto, algumas canções (sucesso nacional), que foram trilhas de novelas radiofônicas:
    a) "Lamento Árabe" da novela "Lamento Árabe" - gravada por Albertinho Fortuna.
    b) " Vidas Mal Traçadas" - da novela "Vidas Mal Traçadas" gravada por Albertinho Fortuna.
    c) "Toada do Jerônimo" - da novela "Jerônimo o Herói do Sertão" gravada por Emilinha Borba (1955).
    d) "Marlene Meu Bem" autoria de Mário Lago - tema de um seriado estrelado por Luiz Delfino e Marlene (Rádio Nacional - RJ) e gravada pelos protagonistas Marlene e Luiz Delfino.
    e) Antes em 1946, a música "Fracasso" (Mário Lago) já era tema de uma novela (com o mesmo título), e gravada com muito sucesso por Francisco Alves; posteriormente, regravada por diversos artistas, com destaque para a realizada por Núbia Lafayette na CBS nos anos 70.
    Mas, tem muitas e muitas outras, inclusive, vocês podem conferir algumas delas, ouvindo o LP "Músicas de Novelas" com Albertinho Fortuna, um excelente cantor (já falecido), que reuniu diversas destas canções, temas de radioteatro neste álbum, lançado pela Continental Discos.
    Aliás, ele esteve disponível no Blog "Toque Musical", e quem se interessar pelo assunto, vale buscar por ele; pois, a sua capa reproduz uma foto histórica, que mostra o estúdio de radioteatro da Rádio Nacional(RJ); onde aparece a casa de sonoplastia, em que se criavam todos os efeitos especiais usados nas novelas.
    E de quebra, verão na foto, cinco das maiores estrelas do gênero:
    Abigail Maia (falecida) Rodolfo Mayer (falecido) Celso Guimarães (falecido), Isis de Oliveira (afastada), mas, cuja voz maravilhosa, pode ser conferida no mais recente CD (independente) da cantora Marion Duarte (nas lojas); que conta com a participação especial de Isis, nas faixas "As Aparências Enganam" e "Galeria do Amor"; e eu duvido, que vocês acreditarão que aquela voz linda, pertence a uma senhorinha de 89 anos (recomendo).
    E, a outra é a Dayse Lucidi, que, ainda, apresenta um programa diário na rádio Nacional (AM) RJ, de 2ª a 6ª feira, chamado "Alô Dayse", que completou em abril deste ano (2012) 41 anos ininterruptos no ar ... um recorde, não é?
    - Para finalizar, em 1976, a rádio Tupi (AM) RJ, que, também, foi uma das maiores produtoras de radionovelas nas décadas de 40, 50 e 60, apresentou a sua derradeira, com o título de "Copacabana, Último Andar", e cuja trilha sonora foi lançada em LP pela Continental Discos; e trazia diversos cantores, entre eles: Jamelão, Rosemary, Agêpe e outros.
    Portanto, amigos, músicas para trilhas de novelas, vem de muito longe, certo?
    Eu peço desculpas a você Chico, por um comentário tão longo, mas, que, espero, possa complementar o assunto.
    E, se alguém, quizer conhecer mais, sobre a história da radionovela, recomendo adquirir o livro (excelente) de Roberto Salvador, recentemente lançado, que esgota o assunto.
    Abraços,
    Zeca Pinheiro (RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zeca

      O seu comentário não é longo. É tão interessante que se torna curto. Comentário como o seu é uma aula de história e ao mesmo tempo um resgate de importante capítulo da história do rádio e, por que não?, da dramaturgia brasileira. Aproveito o gancho que a novela proporciona para "emoldurar" que, neste caso, o papel de quem pede desculpa pelo longo comentário pode ser de qualquer personagem, menos o seu, a quem compete apenas ouvir o meu muito obrigado. (rs)

      Achei fantástica as informações sobre as músicas e os intérpretes. O livro do Roberto Salvador tem, digamos assim, a discografia das músicas usadas nas rádionovelas? Independente disso, vou comprá-lo na primeira oportunidade. O seu comentário me fez pensar em montar uma coletânea só com essas músicas. Não seria legal? Acho que não será difícil conseguir essas músicas. A propósito, o título do LP da Continental que você cita é o mesmo da novela (Copacabana, último andar?).

      Ah, você informa que não conhecia o cantor Antonio Martins e nem a novela citada. Você alega que é do Rio e a rádio é de São Paulo. Eu até pensaria como você, considerando os recursos técnicos de 1968, mas repare que a autora do texto escreve lá no final que, graças a programação, a emissora tem a "preferência do grande público feminino, assegurando-lhe a simpatia de milhões de ouvintes, em todo o Brasil”. Ou seja, tinha audiência nacional. Resta saber como conseguia isso. Talvez por sistema de retransmissão.

      Abração

      Excluir
  9. Valeu Chico!

    Agradecendo a sua atenção, para comigo, lhe envio o link abaixo, nele você encontrará maiores dados sobre o livro, que citei "A Era do Radio Teatro", bem como, sobre o seu autor, um ex-ator de radioteatro e hoje professor universitário e escritor.
    Sobre sua pergunta, se existe uma discografia específica, no mesmo, eu, agóra não poderia lhe informar, pois o meu exemplar, não se encontra em meu poder.
    Mas, tenho a certeza, de que ele cita em suas páginas, muitos dos referidos títulos.

    http://www.aeradoradioteatro.com.br/index.htm

    * Quanto aos discos da Continental:
    1 - O LP de 1976, tem exatamente, o mesmo título da novela "Copacabana, Último Andar" - com vários intérpretes.

    2 - O outro do Albertinho Fortuna, (idem Continental) é do final dos anos 50, e reúne músicas de diversas novelas produzidas pela Rádio Nacional do RJ.

    3 - Você está correto, quanto a repercussão nacional das novelas paulistas e cariocas, eu me esquecera das transmissões de ondas curtas, que levavam a programaçâo radiofônica, até, mesmo, ao exterior.
    Lembro-me,agóra, de que estes atores e cantores de rádio, recebiam correspondências de todo os recantos do Brasil, bem como, de vários países.

    4 - Quanto a coletânea de músicas de novelas radiofônicas, achei excelente a sua idéia, e já estarei aguardando, pois, será como sempre, um belo trabalho seu.

    Bem, confesso minha satisfação, por ter sido válida a minha intervenção.
    Abraços, do seu seguidor.
    Zeca Pinheiro (RJ)

    ResponderExcluir
  10. Aos responsáveis
    pelo Blog Sanduíche Musical.

    Antonio Martins, pelo que entendi do texto, gravou o disco, este compacto simples, que por sua vez passou a fazer parte da trilha sonora da radio-novela.
    E a autora do texto- Dulce Santucci- sobre o cantor diz:
    "Voz das mais bonitas numa canção toda ternura, justamente porisso,
    "Depois" de rigorosa seleção, a Rádio São Paulo aprovou, para emoldurar uma das mais emocionantes histórias de amor que o seu consagrado prefixo apresentará num de seus horários de maior audiência: 14:00 às 14:30 horas, denominada "Glória sem Amor."

    Então, entendo assim a sequência: Ele gravou o disco, que foi escolhido para ser tema musical da radio-novela e foi convidado a fazer parte do elenco da emissora, na sequência, atuando na radio-novela: "Glória sem Amor.".

    E sei que ele gravou um lp independente, por sinal muito difícil de ser encontrado, pois tive a oportunidade de ver este disco, porém o mesmo foi vendido logo em seguida, na loja onde eu o havia descoberto. Gostaria de saber mais notícias sobre este cantor. Pois sou um pesquisador de gravações dos anos 1960.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/rjlcTpHf/289_-_ANTNM.html

    ResponderExcluir
  12. amigo.....queria , se fosse possivel vcs postassem todos os discos do conjunto Super Bacana,da decada de 1970...ficarei grato...abraços!!

    ResponderExcluir
  13. ....e tambem o disco dos The Pop's,Rio Amigo...abrigado..abraÇOS

    ResponderExcluir