terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Coletânea - 1º Festival dos Estudantes (1979)

Festival promovido por Flávio Cavalcanti teve o objetivo de revelar novos compositores

A história da Música Popular Brasileira foi marcada pela presença de inúmeros festivais, promovidos por emissoras de rádio, redes de televisão, teatros e movimentos estudantis. Esses festivais cumpriram a função de revelar intérpretes, compositores e instrumentistas ao grande público. Foi pensando nisso que o saudoso apresentador e jornalista Flavio Cavalcanti (15/01/1923 — 26/05/1986) promoveu em 1979 no seu programa, exibido na época pela TV Tupi, a primeira e única versão do Festival dos Estudantes, conferindo o primeiro lugar à canção "Eu demônio, eu poeta", de Fátima de Figueiredo, Sara Benchimol (ambas alunas da Academia de Balett Nino Giovanetti) e Ricardo Marques (aluno da Academia Militar de Agulhas Negras). Quem interpretou a canção foi Maria Odete - uma das primeiras a gravar músicas de Caetano Veloso - e o festival foi registrado neste LP, lançado pela WEA. As demais vencedoras, por ordem de classificação, foram: "Fica comigo", "Meu cantinho" e "Acauã", interpretadas respectivamente por Mariza Rossi, José Ricardo e O Grupo. O álbum informa apenas quais foram os primeiros quatro colocados. As 12 músicas do disco foram semi-finalistas e finalistas.

Independente disso, o disco é muito bom, produzido com qualidade e recheado de belas canções. É bom ouvir cada música e escolher as suas preferidas. Eu, em particular, gosto muito da "Bate e rebate", interpretada por Ademilde Fonseca, a rainha do chorinho. Maria Odete (na foto ao lado), a intérprete da canção vencedora, era veterana em festivais. Obteve destaque no cenário artístico em 1966 ao participar do II Festival Nacional da Música Popular (TV Excelsior) interpretando “Boa Palavra”, de autoria de Caetano Veloso, classificada em quinto lugar no evento. Nesse mesmo ano, atuou no II Festival da Música Popular Brasileira (TV Record), interpretando “Um Dia”, também de Caetano Veloso. Devido a sua participação nesses e outros certames similares, Maria Odete - que hoje assina como Maria Odette - ficou conhecida como "a cantora dos festivais", graças a bonita voz e a maneira peculiar de interpretação, o que gerou a preferência dos compositores.

Este evento na TV Tupi, porém, foi realizado na época em que os festivais da canção não impactavam mais como nos anos 1960, período em que grandes nomes da MPB foram revelados, como Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo e tantos outros. A ideia de se realizar festival de música não é novidade. Os mais antigos foram os de música para o carnaval nos anos 1930, patrocinados pela Prefeitura do Rio de Janeiro ou por empresas comerciais, jornais e revistas. Somente no final dos anos 1950, os festivais de música popular para o chamado período "meio de ano" começaram a aparecer. O ápice dos festivais aconteceu nos anos 1960, e os mais famosos foram o Festival Nacional de Música Popular Brasileira (TV Excelsior de São Paulo), o Festival da Música Popular Brasileira (TV Record de São Paulo) e o Festival Internacional da Canção - FIC (Rede Globo).

01 - Maria Odete - Eu demônio, eu poeta - 1º lugar
..... (Fátima de Figueiredo - Sara Benchimol)
..... Alunas da Academia de Balett Nino Giovanetti
..... (Ricardo Marques)
..... Aluno da Academia Militar de Agulhas Negras
02 - Markú Ribas - Bahia
..... (Gerson Luiz Farias Lopes)
..... Aluno do Colégio Professor Casa Nova
03 - Marilia Barbosa - Sem lugar
..... (Neuma Morais)
..... Aluna do Colégio Estadual Antonio Prado Jr.
04 - Pedrinho Rodrigues - Quem viver, verá
..... (Alcebiades José da Silva Filho)
..... Aluno da Universidade Federal Fluminense
05 - Doris Monteiro - Conversa pra violão
..... (Renata Zani Câmera)
..... Aluna do Curso de Cultura Italiana
06 - O Grupo - Sedimentação
..... (Fernando Carlos da Silva)
..... Aluno do Senai - Tijuca
07 - José Ricardo - Meu cantinho - 3º lugar
..... (Roberto de Souza Lopes)
..... Aluno da Escola Paroquial São Francisco de Assis
08 - Mariza Rossi - Fica comigo - 2º lugar
..... (André Serra de Andrade)
..... Aluno do Instituto Pós-Graduação Carlos Chagas - Medicina
09 - Ademilde Fonseca - Bate e rebate
..... (Lucy Villon)
..... Aluna do Colégio Dom Oton Mota
10 - O Grupo - Acauã - 4º lugar
..... (Ramiro de Souza Lopes)
..... Aluno da Associação Fluminense de Educação
11 - Tobias - Ciranda
..... (Gerson Lopes)
..... Aluno do Colégio Professor Casa Nova
12 - Milena - Viração
..... (Télinho)
..... Aluno da Faculdade de Direito de Valença

FICHA TÉCNICA

Produção Artística: Haroldo Eiras e Carlos Cruz
Produção Executiva: Kauê
Arranjos e Regências: Maestro Cipó
Estúdio de Gravação: Hawai
Técnicos de Gravação: Luiz Paulo, Orlando
Auxiliares de Gravação: Carlinhos, Arlindo, Ronaldo
Estúdio de Mixagem: Transamérica (RJ)
Técnico de Mixagem: Vitor Farias
Coordenação de Capa: Claudio Carvalho
Design: Nilo de Paula
Fotos: João Castrioto/Eduardo Carneiro

UMA PRODUÇÃO DE INA NACIONAL DISCOS LTDA.


Download aqui

3 comentários:

  1. demaissssssss emocionante! by alexa

    ResponderExcluir
  2. Ñ sei o motivoq a música BOA PALAVRA, com Maria Odette, ñ consta na Internete, me ajudem a localizá-la, pois, pretendo gravá-la.

    ResponderExcluir
  3. Ñ sei o motivoq a música BOA PALAVRA, com Maria Odette, ñ consta na Internete, me ajudem a localizá-la, pois, pretendo gravá-la.

    ResponderExcluir