domingo, 4 de dezembro de 2011

V Festival da Música Popular Brasileira (1969)

Compacto de 1969 traz quatro músicas concorrentes do festival promovido pela Record

Ontem, como foi anunciado neste blog, foi o dia do lançamento do livro "Rock brasileiro - 1955-65", do Albert Pavão, no restaurante do Ed Carlos, em São Paulo. Os 10 primeiros compradores da obra, entre os quais me incluo, ganharam o CD "Reencontro com The Clevers", que o radialista Antonio Aguillar gentilmente cedeu para Albert distribuir aos leitores. Este CD é muito bom e se destaca pelas participações especiais do Jerry Adriani, Sérgio Reis, Demétrius, Carlos Gonzaga e Waldireni. Mas nem tudo está perdido para quem não pode comparecer. Os interessados em comprar o livro - sem o CD da banda, é claro - poderá solicitar diretamente ao autor pelo e-mail (alpavao@rocketmail.com). O custo total (livro + frete) é de R$ 36, e o Albert terá prazer em enviar os pedidos pelo correio. Amigos que moram fora de São Paulo já receberam seus exemplares antes mesmo da data oficial de lançamento. É uma excelente oportunidade para se ter em mãos este importante registro da história inicial do rock brasileiro.
Entre os artistas presentes no lançamento estava a cantora Yara (na foto ao lado, tirada ontem), uma das integrantes do grupo vocal Os Caçulas. Muito acessível, não só para o pessoal que foi entrevistá-la como também para os fãs, a artista comentou aos jornalistas um pouco sobre a história do grupo, que se manteve na ativa até 1970. Os quatro integrantes - ela, Alvinho, Vera e Mário Marcos - voltaram a se reunir anos depois, segundo disse, e até gravaram algumas músicas - ainda inéditas -, mas o projeto não foi levado adiante porque Mário, irmão do cantor Antonio Marcos, desistiu do projeto, alegando que o seu negócio é compor, e não cantar. Yara, que chegou a lançar um compacto simples pela RCA em carreira solo, também comentou a respeito da discografia do grupo. Informou que, além de compactos e dois LPs, o grupo também participou de coletâneas da RCA Victor, como o LPs "Disparo 70" (já disponibilizado no blog) e "1ª Bienal do samba", que pretendo postar nos próximos dias.

Yara destacou que um dos momentos marcantes do grupo foi a participação em 1969 do V Festival da Música Popular Brasileira, da TV Record, evento que consagrou "Sinal fechado", de Paulinho da Viola, no primeiro lugar. Os Caçulas defenderam "Catendê", de Jocafi, Onias Camardelli e Ildázio Tavares. A canção, segundo ela, seria uma das finalistas, mas isso não ocorreu porque, nos bastidores, o grupo foi informado que a Record recebeu um telefonema da TV Jornal do Commercio, de Recife, no qual denunciava que a música já havia sido apresentada na emissora nordestina. Assim, por não se tratar de material inédito, como exigia o regulamento do festival, a canção ficou de fora da final. Lembrei-me, então, que tenho o compacto duplo com esta música e outras três concorrentes do festival, interpretadas por Antonio Marcos, Vanusa e José Milton. Repare que o selo do disco traz a grafia incorreta de Jocafi, então desconhecido, que aparece como "Jocasi". Vale lembrar que, com exceção de "Comunicação" (regravada posteriormente por Elis Regina), as três faixas restantes foram - salvo engano da minha parte - lançadas apenas neste single. Confira:

01 - Antonio Marcos - Tu vais voltar
..... (Ribamar - Romeo Nunes)

02 - Os Caçulas - Catendê (Canto de segredo e de procura)
..... (Jocafi - Onias Camardelli - Ildázio Tavares)

03 - Vanusa - Comunicação
..... (Edinho - Hélio Matheus)

04 - José Milton - Sinal fechado
..... (Paulinho da Viola)

Download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário