Último LP do cantor destaca-se pelo soul "Music is power" e pelo rock "Money maker"
Gosto muito do Terry Winter e finalmente encontrei este LP, o sexto e último da carreira, lançado em 1988 pela 3M. Arranjo e produção excelentes, como os álbuns anteriores. Thomas Willian Standen é paulista e nasceu em 08 de maio de 1941. Antes de se tornar profissional, foi professor de inglês. Um de seus alunos trabalhava na gravadora RCA Victor, facilitando a gravação do seu primeiro disco, um compacto simples, que continha as músicas: “Véspera do Fim do Mundo” e “Não Brinque com Fogo”, usando o nome Tommy Standen. Gravou, com o mesmo nome, vários compactos, inclusive "O quente", uma das músicas que obteve relativo sucesso. Além disso, é autor de várias composições para os cantores na década de 60, como Nilton César, Wilson Miranda, Vanusa, Agnaldo Rayol, Ronnie Von, Demétrius e outros.
Começou a ser reconhecido nos início dos anos 1970 quando trocou a RCA pela Beverly e mudou o nome para Terry Winter. O sucesso começou em 1970 com “You’ll notice me”, lançado em compacto simples, e na sequência veio o primeiro LP, “New Tonton”. Nele, o hit “Summer holiday”, e muitos nem desconfiam que se tratava de um brasileiro. Temia-se que, ao revelar a verdadeira identidade, não faria mais sucesso. O fato é que, ao gravar como estrangeiro, Terry Winter abriu as portas para que outros “gringos” fizessem o mesmo, como Dave MacLean (José Carlos Gonzales), os irmãos Ralff (Richardson da Silva) e Christian (José Pereira Silva Neto), Morris Albert (Maurício Alberto Kaiserman), Uncle Jack depois Mark Davis (Fábio Jr), Tony Stevens (o falecido cantor Jessé), Edward Cliff (Jean Carlo), dentre muitos outros. Também brasileiros gravando em inglês foram os grupos Trepidants, Pholhas, Lee Jackson e Light Reflections.
Terry Winter se apresenta na TV pela primeira vez no Programa Silvio Santos (na foto ao lado). A atração começa com Terry falando em inglês, auxiliado por intérprete. Após o intervalo, a entrevista continua em português normalmente e as colegas de trabalho do apresentador não entendem nada. Só então descobrem que Terry Winter é brasileiro, filho e neto de britânicos. Participou da novela "A Viagem" (Rede Tupi - 1975), fazendo o personagem Rui. Sua participação nesta novela foi pequena, pois a agenda de shows atrapalhava as gravações. Durante alguns anos, sua vida foi dedicada à divulgação de seus discos e shows realizados por toda a América Latina, Canadá, Holanda e Estados Unidos.
Gravou 6 álbuns e vários compactos, destacando-se os sucessos “Mission to carry”, “Lovely love” e “Our love dream”, dentre outros. Winter/Standen deixou de fazer sucesso como intérprete, mas ainda frequentou as paradas graças a mais uma metamorfose: como Chico Valente, assinou vários sucessos de música sertaneja moderna como "Sonho de um caminhoneiro", "Mãe de leite" (ambas gravadas por Milionário e José Rico), "Convite de casamento" (gravadas por Athayde e Alexandre), "Meu velho amigo" (Tonico e Tinoco) e "Rei do gado" (tema de abertura da telenovela homônima da Rede Globo) compostas em parceria com Nil Bernardes, o mesmo Neil Bernard, co-autor de "Summer Holiday" e outras. Terry Winter morreu em São Paulo no dia 23 de setembro de 1998, de ataque cardíaco, em consequência de cirrose, deixando um belo legado musical. Confira:
01 - Energy of love
..... (Terry Winter - Ringo - Neil Bernard)
02 - Music is power
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
03 - Never gonna let you go
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
04 - For the sake of love
..... (Gambier - Charles)
05 - Land of tomorrow
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
06 - Rhapsody of you
..... (Terry Winter - Neil Bernard - Anthony Louis)
07 - Don't stop
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
08 - Pleasure
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
09 - Let's keep the flame alive
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
10 - Money maker
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
11 - Daybreak (My sentiment)
..... (Terry Winter - Neil Bernard)
FICHA TÉCNICA
Direção artística: Moacyr M. Machado
Coordenação artística: Mickael
Estúdio de gravação e mixagem: Mosh-SP
Técnicos de gravação: Luiz Paulo, Elder Alvares, Primo, Getúlio
Mixado por: Luiz Paulo
Corte: José Oswaldo Martins, Paulo A. A. Torres, Orlando L. dos Santos
Bateria: Maguinho
Percurssão: Luiz Guilherme
Baixo: Pedro Ivo
Guitarras: Elias Almeida, Antenor Soares
Saxofones: Proveta, Pique
Trompetes: Gil, Tenisson
Trombone: José Francisco Lima
Teclados: Eduardo Assad
Violinos: Elias Sion, Caetano Finelli, Jorge Izquerdo, Aldino Aparício, Tânia Guarnieri, Angelo Monte, Antonio Ferrer, German Wajnrot
Violas: Michel Verebes, Estela Ortiz
Cellos: Roberto Suetholz, Júlio Ortiz
Vocal: Neil Bernard, Carlos A. de Souza, José Carlos "Ringo", Luiz Carlos, Jorge Gambier, Tânia Lenke, Maria A. de Souza, Maria Diniz, Vivian
Arranjos e regências: Eduardo Assad
Produzido por: Terry Winter e Neil Bernard
http://www.4shared.com/rar/gcU1tJWJ/207_-_TW.html
ResponderExcluirvaleu esse album é a minha paixão
ExcluirValeu Chico
ResponderExcluirVocê é completo nas informações. parabéns
Hedson La Playa
Hedson,
ExcluirMuito obrigado, mas acho que os parabéns devem ser estendidos a você. Afinal, você também é completo nas informações em seu excelente blog.
Abração
Maravilha de texto Chico. Uma aula de história.
ResponderExcluirParabéns.
Wilton, velho amigo,
ExcluirMuito obrigado, mais uma vez.
Abraços
Chico eu acho que a musica "convite de casamento" foi gravado inicialmente pela dupla Gian e Givanni.
ResponderExcluirJorge
ExcluirMuito obrigado por informar. Eu não posso esclarecer essa dúvida, pois os dados foram baseados em pesquisa na net. Acredito que, cedo ou tarde, alguém escreverá nos comentários com dados concretos a respeito.
Abraços
Ataíde e Alexandre de fato gravaram uma música chamada Convite de Casamento que fez parte do primeiro disco da dupla, segundo o site www.saudade-da-minha-terra,com composição de Chico Valente e Neil Bernardes
ResponderExcluirGian e Giovanni também gravaram uma música chamada Convite de casamento, porém, esta tinha também outro nome que era O Grande amor de minha vida.
Realmente são duas musicas diferentes.
ExcluirObrigado
Chico se quiser mais informações sobre o meu sogro , pode deixar que eu vou pedir para minha esposa entrar em contato contigo.Acho que ela vai gostar de saber que você tem um blog falando sobre ele . Ela também tem um blog mas eu não sei te informar. Um abraço. João.
ResponderExcluirJoão
ExcluirMuito obrigado. Acredito que parte das informações foi baseada no blog da sua esposa. Abs.
Chico, estou à disposição para qualquer informação à respeito do meu pai. Estou colhendo material há algum tempo e pretendo atualizar o blog em breve. A parte mais difícil é recuperar shows e programas de tv de várias emissoras. Mas, em breve o blog estará atualizado! Abraços. Shareenne Standen
ResponderExcluirShareenne,
ExcluirMuitíssimo obrigado. Sinto-me privilegiado pela sua mensagem. Peço, por favor, de anunciar neste espaço quando seu blog estiver atualizado, citando o link para que os fãs possam acessá-lo. Será sempre um prazer receber sua visita. Abraços
como é linda a musica de Terry winter(our love drean.sempre ouço.
ResponderExcluirAcho lindissima a música(our love drean)de Terry winter.Ela meche muito com o coração! "Heloisa"
ResponderExcluirque bom poder ouvir estas musicas no tunel do tempo.
ResponderExcluirChico a primeira gravação de Tommy Staden (Terry Winter) observe que Staden é diferente, não foi a que você comenta. Ele gravou um compacto duplo, veja a sequencia completa:
ResponderExcluir. 1963 - 1º COMPACTO - DUPLO
. Maria
. Regina
. Graças A Você
. Aventureiro Sonhador
. 1965 - 2º COMPACTO - SIMPLES
. Running From Love
. Escarcéu
* Obs.:
. Os dois primeiros compactos tem o nome “TOMMY STADEN”
* TOMMY STANDEN
. 1966 - 3º COMPACTO - SIMPLES
. Véspera Do Fim Do Mundo (Eve Of Destruction)
. Não Brinque Com Fogo
. 1967 - 4º COMPACTO - SIMPLES
. O Quente
. Eu Vou Chorar Por Você
. 1967 - 5º COMPACTO - SIMPLES
. A Varanda
. Una Aventura A Mas
. 1969 - 6º COMPACTO - SIMPLES
. Tomorrow, Tomorrow
. Marley Purt Drive
Espero ter ajudado.
visite o blog: arquivostiosam.blogspot.com
Oi Tio Sam
ExcluirAjudou, sim. Muito obrigado. Vou ajustar o texto no post que farei no blog com essas primeiras gravações do Terry, ops ... Tommy. (rs)
Abs
Chico, tenho cerca de 4.000 LP's com 90% originais. Deste, guardo com maior ciúme e zelo por cerca de 1.000 discos. Entre estes destaco o 1º LP de Terry Winter (Summer Holliday) que se um dia perdê-lo irei lastimar pelo resto da vida. Parabens pelo seu Blog e comentários completos.
ResponderExcluirMuito bom! Poxa, morreu... Esse fenômeno de deu em virtude do surgimento das FM's, que só tocavam musicas em inglês, ai alguns cantores brasileiros pra conseguir um espaço usaram dessa engenhosa estratégia. Gostei daqui,seguindo.
ResponderExcluirTomy standen a varanda
ResponderExcluirOnde tem esta música de 1967 o you tube tirou a varanda com o terry winter ou tomy standen
ResponderExcluirAilton jose meira
ResponderExcluirJoseltzcastro@gmail.com
ResponderExcluir