Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Titulares do Ritmo - Bloco yê-yê-yê (Carnaval 1967)

Outro lado do disco traz o radialista Moraes Sarmento cantando "Vovozinha minissaia"

Vai passando o bloco yê-yê-yê/ Que onda legal/ Boca de sino, cabelo comprido e bota no pé/ Largando brasa neste carnaval”... E assim prossegue a marchinha “Bloco yê-yê-yê”, interpretada pelos Titulares do Ritmo, que traz em sua letra outras referências da época, como o “calhambeque que só vai na contramão” e o “ladrão que leva o coração dependurado no cordão”, citações de sucessos do Roberto Carlos na época. O outro lado do disco traz o radialista e apresentador Moraes Sarmento (14/12/1922 – 22/03/1998), muito respeitado pelo seu histórico de 60 anos de carreira, que também embarca na “onda” da Jovem Guarda com sua marcha “Vovozinha minissaia”.

Os Titulares do Ritmo foram formados em 1941, quando seus seis componentes ainda ginasianos e todos cegos, se conheceram no instituto São Rafael, em Belo Horizonte (MG). O conjunto estreou na Rádio Inconfidência dessa cidade. Contratado pela emissora, seguiu em 1948 para a capital paulista, estreando na Rádio Gazeta e alcançando grande sucesso na década de 1950, quando atuou na Rádio Bandeirantes. Foram vários sucessos entre sambas, toadas, marchas, fox-trot, baião, com mais de dezesseis LPs gravados entre os quais "Bando da Lua", "Jóias Musicais", "Concerto de Música Popular", "Os Fabulosos Titulares do Ritmo", tendo ainda dois programas exclusivos, um na rádio Tupi e outro na Record. Ainda, por volta dos anos 1960 gravaram três LPs com o nome de The Playings interpretando covers de sucessos americanos.

Rubens Moraes Sarmento é o nome de batismo do radialista e apresentador. Começou a sua atividade no rádio com 15 anos, patrocinado pelo também radialista Roberto Corte Real. Trabalhou na Rádio Educadora de Campinas, Rádio Cultura em São Paulo, esteve também na Rádio Cosmos, Rádio Tupi, Rádio Bandeirantes, Rádio São Paulo, TV Bandeirantes, TV Record, TV Cultura e Rádio Capital. Tinha estilo: solto, despachado, sincero e defensor ferrenho das verdadeiras raízes musicais brasileiras. Transformou-se num marco do rádio e mais tarde da nossa TV. Fundou a Federação das Escolas de São Paulo. Recebeu inúmeras honrarias como a Medalha do Instituto de História e Geografia, a Comenda Marechal Rondon e Cônsul Magalhães, pelas campanhas que fazia de preservação da música de raízes autênticas do Brasil. O programa "Viola Minha Viola", na TV Cultura, foi um grande sucesso, principalmente por suas viagens por todo o interior. Esteve no ar por 60 anos ininterruptos e, como se vê, também deixou seu registro no disco. Confira:

01 - Moraes Sarmento - Vovozinha minissaia
..... (Domingos Paulo - Clodoaldo José Salles)
02 - Títulares do Ritmo - Bloco yê-yê-yê
..... (Gefranco - Nascim Filho)
Com acompanhamento da orquestra e coro de Salgado Filho

3 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/XWwQ_6nF/199_-_MSTR.html

    ResponderExcluir
  2. Amigo Chico, sou eu, o Rafael da MC & JG. Para qual e-mail você enviou a resposta? Não recebi nada. Mande a mensagem para esse e-mail rafaelmoliv@gmail.com

    Aguardarei resposta. E não precisa se desculpar por nada. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Chico , por mais este link falando do meu pai!!Gostaria tanto de poder ouvir!! grande abraco
    Marisa Sarmento Edwards

    ResponderExcluir