Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ed Wilson - Chuva de bençãos (LP gospel - 1983)

Clássicos como "Foi na cruz" e "vencendo vem Jesus" estão no 1º LP gospel do Ed Wilson

Hoje, Sexta-feira da Paixão, nada como postar um disco apropriado para o dia. Escolhi este "Chuva de bençãos", lançado em 1983 pelo Ed Wilson em seu primeiro disco gospel. Comenta-se que o cantor e compositor teria se tornado evangélico, no início dos anos 1980, após ser abençoado pela cura de um problema de gagueira, imperceptível enquanto cantava, mas que o deixava retraído quando precisava conversar. Verdadeira ou não, o fato é que se trata de um álbum gostoso de ouvir, e destaco a faixa "Bom dia amigo", uma das minhas preferidas do disco, lançado inicialmente em vinil e posteriormente em CD.

Ed Wilson nasceu no bairro da Piedade, no Rio de Janeiro, em 29 de julho de 1945. Edinho, como é carinhosamente chamado pelos amigos, iniciou a carreira no final dos anos 50 com os irmãos Renato Barros e Paulo César Barros. Iniciaram fazendo mímica, e só depois partiram para tocar e cantar ao vivo. Era o embrião do Renato e seus Blue Caps, um dos mais populares grupos da Jovem Guarda. Depois de algumas apresentações no programa "Hoje É Dia de Rock", de Jair de Taumaturgo, na Rádio Mayrink Veiga, do Rio, os garotos tentaram uma oportunindade no programa de TV do Carlos Imperial. Por meio dele, o grupo conseguiu participar das gravações do LP "Twist", de Cleide Alves e Reynaldo Rayol, que estava produzindo na época (1962), já com Erasmo Carlos no vocal.

Isso aconteceu porque Imperial sugeriu a Ed para que investisse em carreira solo e conseguiu um contrato na Odeon, onde gravou dois discos. Partiu, na sequência, para a RCA, onde lançou outros três compactos. Com o início do programa Jovem Guarda, em 1965, Ed Wilson foi contratado pela CBS, gravadora que já tinha o Renato e Seus Blue Caps no cast. Lá, gravou um LP, diversos compactos e participou de alguns volumes da coletânea "As 14 Mais". Fez sucesso com as músicas "Sandra", “Saudade”, “E Morro de Saudade de Você”, “Se ela não Serve pra Você, também não Serve pra mim”, “Mas que Frio Faz” e outras. Antes de deixar a CBS, no final dos anos 70, gravou em inglês com o pseudônimo de Barry Dean, para trilhas das novelas da Rede Globo, onde obteve destaque para a música "Love Me More", tema de “Sem Lenço Sem Documento Internacional” em 1978.

Ao longo da carreira, Ed também se destacou como compositor e tem músicas gravadas por vários artistas, como Renato e seus Blue Caps, Wanderléa, Cleide Alves, Pedro Paulo, José Roberto, Leno e Lilian, e outros da Jovem Guarda. Além disso, é autor de grandes sucessos, como “Chuva de Prata” (Gal Costa), “Aguenta Coração” (José Augusto), “Pede a Ela” (Tim Maia), “Aparências” (Márcio Greyck), “O Pensamento Vai Mais Longe” (The Fevers) e muitas outras. Ed ainda investiu como produtor, e trabalhou muito com Jerry Adriani, Sidney Magal, Peninha, Lílian, César Sampaio e outros. A partir de 2004, passou a integrar a banda “The Originals”, uma união de ex-integrantes das três maiores bandas do período Jovem Guarda, ou seja, The Fevers, Renato e seus blue caps e Os Incríveis. A formação inicial contou com: Miguel, Pedrinho, Cleudir e Almir (Fevers) – Ed Wilson (Blue Caps) e Netinho e Nenê (Incríveis). O sucesso foi imediato. Nesse interim, Ed adoeceu e lutava contra um câncer que o abateu em apenas seis meses, segundo familiares. Faleceu em 4 de outubro de 2010, deixando uma legião de amigos e admiradores. Confira:

01 - Cegueira e vista - Foi na cruz
..... (Ralf E. Hudson - Isaac Watts - H. M. Wright - adap. Oliver Charles)
02 - Vencendo vem Jesus
..... (Julia W. Howe - John W. Steffe - vs; Carlos Colla)
03 - Segura na mão de Deus
..... (Nelson Monteiro da Mota)
04 - Maranata
..... (Marcio Nogueira)
05 - Oh! Vinde cantemos
..... (Don - Asaph)
06 - Bom dia amigo
..... (Ed Wilson - Cury)
07 - Alfa e Omega
..... (D.R.)
08 - Mais do que um sonho
..... (Ed Wilson)
09 - Aleluia
..... (Ed Wilson - Carlos Colla)
10 - Amei a Ti Jesus
..... (Ed Wilson)
11 - Deixe Cristo amar você
..... (Gilson - Joran)
12 - Salmo 23
..... (Ed Wilson)

8 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?6zyrms1agn74eiv

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela postagem! Tenho apenas 22 anos, mas lembro de várias músicas dele que minha mãe escutava quando eu era criança... Resolvi procurar hoje e achei seu blog.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Bom dia! Foi uma surpresa encontrar esse trabalho aqui. Muito obrigado pela postagem. É a primeira vez que vejo esse blog, achei muito interessante a idéia, principalmente da rádio. Parabéns pelo trabalho! Espero voltar mais vezes. Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  4. Poderia REPOSTAR o link deste cantor? obrigado .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/251+-+EDWlsn,531016574.rar(archive)

      Excluir