Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Xacaxas, proibido para menores de 18 anos

Compacto de 1972 foi colocado à venda com lacre e advertência sobre a proibição

Alguém já ouviu falar em Xacaxas? Pois em 1972 foi lançado pela New Records (selo da Beverly) este compacto simples – disco de vinil com uma música de cada lado – do Xacaxas com as músicas “Jungle fever” e “African”. O que chama a atenção neste disco são as duas advertências impressas na capa: “Proibida a venda a menores de 18 anos” e “A execução pública e radiodifusão deste disco são expressamente proibidas bem como a audição em lojas. Atenção revendedor: não violar o lacre”.

Como se vê, este vinil traz resquícios da ditadura militar, que censurou muitas obras da cultura nacional. Posso estar enganado, mas o primeiro disco que me lembro de ter sido censurado logo após o lançamento foi o de Serge Gainsburg & Jane Birkin, com a famosa “Je T'aime Moi Non Plus”, no final dos anos 60. Posteriormente o disco foi relançado em edição especial do jornal O Pasquim. Acho que, no caso deste disco do Xacaxas, a “proibição para menores de 18 anos” serviu muito mais como estratégia de marketing. Eu mesmo comprei o disco pela curiosidade de descobrir o “conteúdo” do que era proibido.

Se você tem essa curiosidade, baixe o disco e depois comente sobre o que achou.

Lado A – Jungle fever
Lado B – African

5 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?o7d516kwoufjdzp

    ResponderExcluir
  2. Bem...Na época da ditadura, creio que não era bem a proibição. Creio mais na preservação da moral, respeito aos costumes, a opção pelo bem, coisa que a liberdade conseguida e conquistada pelos Brasileiros atualmente, infelizmente nos faz com que nos façam refletir, se foi bom ou não, face aos acontecimentos atuais. Essa tal liberdade disfarçada de democracia, se faz hoje misturar roubalheira com vontade de roubar e confundir-se democracia, ditadura, democradura, cadeia, mensalão...enfim; VERGONHA. Saudade do tempo do TUNEL DO TEMPO.
    OBRIGADO.
    Walter A. Salvador
    py2wi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/74uh3pvw32

    ResponderExcluir
  4. As mazelas musicais atuais fariam corar de vergonha quem mandou inserir a redundante expressão "expressamente proibida" na capa desse disco e de outros como os dois LP's "Erotica" onde constava o clássico de Serge e Jane.

    Parece que os gemidos e grunhidos de "Jungle fever" e de “Je T'aime Moi Non Plus” eram, na música, o máximo de alusão ao sexo que podia-se chegar. E ai de quem se atrevesse a ouvir isso em alto e bom som, como é comum hoje nos famigerados sons automotivos que escancaram a putaria generalizada em verdadeiras aberrações sonoras.

    Sinal dos tempos!

    ResponderExcluir
  5. Também gastei meus escassos cruzeiros com esta mediocridade (não dá para comparar nem com "Je t'aime"). Ouvi só uma vez e nunca mais, pois então havia muita coisa boa para se ouvir... A proibição não tinha nada a ver com ditadura. Na época ainda havia uma tentativa (hoje fracassada) de manter um mínimo de regramento. Hoje? Hoje todo mundo só tem direitos, nenhum dever. Contrariando o Tima Maia, pode tudo! Qualquer menina de 8 anos vê os "Xacaxas" ao vivo e em cores na TV e na Internet! E os pais não estão nem aí.

    ResponderExcluir