Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Evinha interpreta "Casaco marrom" em japonês

Coletânea ainda inclui mixagem especial de "Casaco marrom" em português e japonês

Até os ouvintes da Webrádio Túnel do Tempo se surpreendem com as pérolas músicais da programação. Recentemente descobri que a Evinha, cantora do Trio Esperança, gravou em japonês a música "Casaco marrom (Bye bye Cecy)", principal hit da sua carreira solo. Foi no "Momentos eternos", programa comandado no domingo a partir das 20h30 pelo Wilton Sevira, amigo da Comunidade MC & JG, que a ouvi pela primeira vez. Mandei os parabéns por e-mail e recebi o mp3 da música em troca. Ele disse que o áudio é de um vídeo postado no YouTube. Foi assim que a consegui para incluir nesta coletânea, aproveitando o disco "Os grandes sucessos de Evinha", LP de 1988, lançado em CD no ano de 1994. Agradeço o amigo Wilton e ainda o seduzo a baixar sua própria colaboração. Isso porque remixei uma versão exclusiva com trechos das gravações brasileira e japonesa, apesar da diferença de qualidade do áudio entre as fontes de origem, vinil e CD. O resultado só poderá ser conferido a quem baixar, nem que seja para me criticar pelo sacrilégio de retocar a arte da excelente intérprete.
Nascida na cidade do Rio de Janeiro em 17 de setembro de 1951, Evinha tem o DNA musical da família Corrêa. É irmã de Ronaldo, Roberto e Renato, integrantes do grupo Golden Boys e de Mario, Regina e Mariazinha, componentes do Trio Esperança. Prima do saudoso Valdir Anunciação (dos Golden Boys), ela iniciou a carreira em 1961 no Trio Esperança, cantando com a família até 1968, quando virou a página e abriu capítulo como solista. O sucesso foi imediato com "Cantiga Por Luciana", campeã do 4º Festival Internacional da Canção – FIC. Em 1969, aos 18 anos, saiu o seu primeiro álbum “Eva 2001”, com o hit "Casaco Marrom (Bye Bye Ceci)". A bonita voz ecoou no outro lado da Terra (veja foto acima que encontrei na rede. É a capa de uma fita cassete da Evinha lançada no Japão). Na década de 1970, lançou os álbuns “Eva” (1970), "Evinha" (1973) e "Eva" (1974), se destacando com músicas como "Teletema", "Que Bandeira", "Como Vai Você" e outras.

Integrou o grupo "Goldenrança", união entre os Golden Boys e o Trio Esperança, muito requisitado para vocais em estúdio para gravações de vários artistas. Em 1977, após participar no disco da Orquestra de Paul Mauriat, com músicas brasileiras, seguiu em turnê pelo Japão e pela China, como crooner da orquestra. Em seguida casou-se com Gerard Gambus, pianista da orquestra, fixando residência em Paris, na França. Na década de 1990, voltou a se apresentar no exterior com a nova formação do Trio Esperança, contando com as irmãs Marisa e Regina, gravando os discos “A Capela do Brasil”, "Segundo Trio Esperança" e “Nosso Mundo”.
Em 1999, lançou o CD “Reencontro”, regravando antigos sucessos. Apresentou-se no Brasil, no Teatro Rival, no Rio de Janeiro, após 20 anos de ausência dos palcos brasileiros. Reuniu-se com os irmãos no Bar do Tom, no Rio de Janeiro, em 2005 no show “A Festa da Jovem Guarda Continua”. O trabalho mais recente (veja ao lado a foto da capa) é de 2010, o CD "De Bach a Jobim", no qual o trio entoa repertório majoritariamente brasileiro. Agrega músicas de Edu Lobo ("Upa Neguinho"), Tom Jobim ("Desafinado" - parceria com Newton Mendonça - e "Samba do Avião"), Renato Teixeira ("Romaria") e Chico Buarque ("Joana Francesa"). O Esperança aborda também o cancioneiro dos Beatles, regravando "Penny Lane" e "Blackbird". Vale conferir, assim como tudo que vem do DNA da família Correa. Evinha é apenas o exemplo. Confira:

01 - Casaco marrom (versão em português e japonês)
..... (Danilo Caymmi – Guttemberg Guarabyra – Renato Correa)
02 - Cantiga por Luciana
..... (Edmundo Souto – Paulinho Tapajós)
03 - Teletema
..... (Antonio Adolfo – Tibério Gaspar)
04 - Marido ideal
..... (Guto Graça Melo – Mariozinho Rocha – Renato Corrêa)
05 – Seus olhos falam por você
..... (Robson – Zé Maria)
06 - Teto de louça
..... (Maria Thereza Guinle – Renato Corrêa)
07 - Perdão amor
..... (Paulo Debétio)
08 - De tanto amor
..... (Roberto Carlos – Erasmo Carlos)
09 - Que bandeira
..... (Marcos Valle – Mariozinho Rocha – Paulo Sérgio Valle)
10 - Como vai você
..... (Antonio Marcos – Mario Marcos)
11 - No meio da madrugada
..... (Jon Lemos – Roberto Corrêa)
12 – Agora
..... (Ivan Lins – Ronaldo Monteiro de Souza)
13 - Sonho lindo
..... (Carlos Colla – Maurício Duboc)
14 - Tema de Eva
..... (Taiguara)
15 - Casaco marrom
..... (Danilo Caymmi – Guttemberg Guarabyra – Renato Correa)
16 - Casaco marrom (versão em japonês)
..... (Danilo Caymmi – Guttemberg Guarabyra – Renato Correa)

7 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?sjnsmtuoobtobvl

    ResponderExcluir
  2. Amigo, agradeço a você e ao amigo Wilton pela raridade da grande e querida Evinha cantando em japonês... Nunca imaginei que ela havia cantado algum dia em japonês... Só através do seu blog venho a descobrir o fato. Já estou baixando a coletânea. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Beleza....
    Chico e suas raridades. parabéns e obrigado pela oportunidade de ouvir essa versão.
    Um abraço
    Hedson LaPlaya

    ResponderExcluir
  4. Link inválido.
    Poderia reupar por favor?

    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente neste:

      http://www.4shared.com/rar/Yp3byqdG/285_-_EVN.html?

      Excluir
    2. Obrigado por reupar. E parabéns pelo blog. Qd penso em um cantor sempre encontro aqui. Beijossss

      Excluir
  5. Velhos tempos que não voltam mais! Que saudade!!

    ResponderExcluir