Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Daisy Guastini - Canção que a madrugada inspirou

A cantora Daisy Guastini, intérprete de bonita voz, hoje é conhecida por audiência restrita

Tomei conhecimento sobre a cantora Daisy Guastini no excelente blog Bossa Brasileira, que infelizmente está sem post este ano. Foi lá que encontrei, antes de criar este espaço, um EP da cantora lançado em 1959 pelo desconhecido selo Arpége, no qual interpreta duas músicas do Tom Jobim. Baixei, gostei da voz, e tempo atrás, numa passagem por um sebo no centro de São Paulo, encontrei este disco. A cantora é acompanhada pela Orquestra RGE, com arranjos e regência do maestro Ruben Perez, o Pocho. O single não informa o ano do lançamento, mas deve ser da primeira metade dos anos 1960. O curioso é o anúncio (veja réplica editada na foto abaixo) da linha de aparelhos de som da GE publicado na contracapa do disco.

Segundo o Bossa Brasileira, a artista é mineira e iniciou sua carreira nos anos 1950, como locutora e radioatriz da Rádio Inconfidência. Foi também apresentadora da TV Itacolomi. Ambas as emissoras são de Belo Horizonte. Casou-se com o compositor e guitarrista Nazário Cordeiro, união que gerou a filha Daisy Cordeiro, também cantora. Atuou em emissoras do Rio de Janeiro e de São Paulo e gravou pelos selos Arpége e RGE. Daisy Guastini ainda está na ativa e organizou em 2005 um tributo à grande Isaurinha Garcia. Agora, a pergunta que não quer calar: esse material foi registrado em áudio e vídeo? Enfim, se você é eclético como eu, que gosta de ouvir um pouco de tudo e de apreciar "novas" vozes, aproveite esta oportunidade. Confira:

01 - Canção que a madrugada inspirou
..... (Hamilton Macedo - José Cunha)
02 - Fim do dia
..... (José Guimarães - Gerson Caetano)
03 - Eu sabia
..... (René Bittencourt)
04 - Eu quero saber se sou feliz
..... (Waldir Machado - Cid Magalhães)

11 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?oootp9cpm73rofb

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/283+-+DAISY,1058029981.rar(archive)

      Excluir
  2. Eu também sou assim, gosto de ouvir coisa diferente, principalmente coisas antigas. Esse blog está incrível, está fazendo um belo trabalho cultural. Parabéns e obrigado, tô naquela de ficar doido pra quando chego em casa à noite e correr pro computador e entrar nesse excelente blog, aqui sempre se encontra uma coisa bacana.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Chico,
    Este seu Blog é mesmo formidável, e você sempre nos surpreendendo com estas relíquias maravilhosas.
    Eu, também, descobri esta ótima intérprete, (eu desconhecia) no ótimo "Bossa Brasileira", e fiquei buscando localizar outras de suas gravações; eis, que, você me surpreende com este presentão.
    Muito agradecido, pela generosidade e principalmente, pela excelencia do seu trabalho de resgatar artistas brasileiros; que, ficariam para sempre esquecidos, não fosse o trabalho de abnegados como você.
    E.T. - Se você não se importar, eu gostaria de sugerir alguns nomes, também, merecedores de uma redescoberta:
    Ivete Siqueira (Rádio Nacional - RJ) Gravou na RCA Victor.
    Ivete Garcia (idem) RCA Victor, Continental, Philips, Tiger, Odeon e outras (Compactos e 78 RPM)
    Marcília Cardoso (a voz mais similar de Angela Maria) Discos Caravelle.
    Claudia Regina (idem de Ellis Regina)RCA Victor, Philips e Som Livre.
    Renata Fronzi - Um LP de 10 polegadas na Sinter.
    E, também, todas as grandes vedetes do Teatro de Revista, que, gravaram discos cantando: Virginia Lane, Anilza Leone, Janete Jane, Marly Marley, Angelita Martinez, Salomé Parísio, Wilza Carla, Margot Morel, Dayse May, Joana Darc, Yara Lex, Saluquia Rentini, Irene Macedo e muitas outras.
    Fico imaginando um CD inteirinho, dedicado as vedetes, e realizado com o seu bom gosto e capricho, seria um grande tento marcado pelo "Sanduiche Musical", que tal?
    Com desculpas, antecipadas, por tomar seu precioso tempo,
    renovo os meus parabéns, pelo seu trabalho.
    Atenciosamente,
    Zeca Pinheiro (RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zeca

      Muito obrigado pelo comentário. O meu acervo e conhecimento musical não chega tanto quanto o amigo imagina. Você citou alguns nomes que desconheço. Mas ficarei atento. Nunca se sabe o que a gente pode encontrar no sebo amanhã. (rs)

      Abraços

      Excluir
  4. Oi Zeca,tudo bem? Recebi de um amigo essa sua postagem e agradeço por manter viva uma parte da vida da minha mãe. Eu copiei seu blog pra ela, então, provavelmente ela vai escrever pra você. Sabe que nós não temos esse compacto? puxa! que legal que você achou. Será que poderia disponibilizar no seu blog em mp3, ou enviar pra gente? um abraço enorme. Daisy Cordeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Daisy

      Um dos objetivos do blog é resgatar nomes afastados da mídia. O link para download do compacto, pelo Mediafire, está logo acima, no primeiro comentário. Abs.

      Chico

      Excluir
  5. Olá Chico, vc não imagina como me emocionei ao rever essa minha gravação, que por sinal, não a tenho.Vc se recorda do sebo aonde a encontrou? Quem sabe se ainda acho um exemplar...
    Obrigada por reviver essa minha humilde colaboração à música popular brasileira. Abraços
    Daisy Guastini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daisy,

      Tudo bem? Eu comprei o disco num sebo da Rua Martins Fontes. Terei o maior prazer em lhe presentear com o meu exemplar. Me informe por e-mail (sandubamusical@gmail.com) o seu endereço para que possa enviá-lo. Abraços

      Chico

      Excluir
  6. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/bdutk5oa6f

    ResponderExcluir
  7. Algum amigo poderia postar aqui um link no Mega ou no Mediafire este raro compacto? Eu tinha ele num DVD de becape, mas acabei perdendo o DVD... Ou caso seja possível, me enviem no e-mail rafaelmolive@gmail.com

    Agradeço a quem possa me ajudar!

    ResponderExcluir