Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Kátia Cilene - Compacto simples Caravelle (1969)

Single pela gravadora Caravelle foi lançado após a passagem da cantora pela CBS


No rastro da postagem anterior, o LP "As 13 da sorte", que contém uma faixa com a Kátia Cilene, segue aqui um compacto simples que a cantora gravou pelo selo Caravelle após pertencer ao cast da CBS. O obscuro single traz "Garoto champion", de Geraldo Nunes e Elias Soares, no lado A, e "Tão sozinha", uma versão de Rossini Pinto para "Cuore stanco", de Migliacci, Luisini e Pintucci, no B. A artista, natural de Garanhuns (PE), iniciou a carreira artística ainda criança em Recife. Aos 12 anos, recebeu o troféu de revelação mirim atriz-cantora da TV Jornal do Commercio, e gravou seu primeiro disco - um compacto simples pela gravadora Mocambo, contendo as músicas: "Ie ie ie do Seu Mané" e "Rei Pelé", ambas de autoria de Nelson Ferreira homenageando a seleção brasileira de futebol da Copa do Mundo de 1962.

Kátia foi garota-propaganda, participou de novelas, peças de teatro e foi detentora do prêmio de melhor cantora de Recife por anos seguidos. Em 1966, na efervecência da Jovem Guarda, Kátia chega ao Rio de Janeiro para assinar contrato com a gravadora CBS, onde em janeiro de 1967 lança seu primeiro sucesso "Meu bem só gosta de mim" (gravada posteriormente por Wanderléa). A partir daí sua carreira decolou, vieram outros sucessos como: "Brasa viva" (1967), "Bilhetinho apaixonado" (1968), "A manchinha no lenço" (1968) e "Eu não consigo" (1969), incluídas na famosa coletânea periódica da CBS "As 14 Mais", figurando entre os grandes nomes do cast como Roberto Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani, Renato e Seus Blue Caps e outros.

Além de participar do filme "Jerry, a grande parada" em 1967, cantando a música "Eu e elezinho", foi presença constante no programa Jovem Guarda, da TV Record. Kátia gravou até 1972, quando encerrou sua carreira para casar-se, regressando apenas em 1986, ocasião em que gravou um LP Mix pela gravadora RGE, o que lhe rendeu credenciais para lançar em 1988 pela mesma RGE um LP com várias músicas de autoria de Michel Sullivan e Paulo Massadas. O disco ainda contou com a participação do saudoso Ed Wilson na faixa "Quero seu amor pra mim". Foi o seu último registro musical.

01 - Garoto champion (Geraldo Nunes e Elias Soares)
02 - Tão sozinha (Cuore stanco) - (Migliacci - Luisini - Pintucci - Rossini Pinto)

Um comentário: