Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dom & Ravel - Compactos simples (RCA 1969)

Os dois primeiros compactos da dupla de irmãos foram verdadeiros fracassos de venda

Em atenção ao pedido do Willians, aqui estão os dois primeiros compactos gravados pela dupla Dom & Ravel em 1969 na RCA Victor. O primeiro, com a psicodélica "Desvio mental" e a suave "O som do silêncio", uma versão do hit "The sound of silence", do Paul Simon. O segundo traz "Hey" e "O que é meu é dela", ambas de Dom. Gostaria de informar que o primeiro single não é do meu acervo, e nem me lembro de onde baixei. Acredito que tenha sido na primeira fase do blog Túnel do Tempo, do nosso amigo Djair, a quem volto a agradecer por tantas pérolas fornecidas. O fato é que ambos os discos foram verdadeiros fracassos de venda. Em contrapartida, nessa mesma época, Dom passou a se destacar como compositor, com músicas gravadas por Os Incríveis, Vanusa, Wanderléa, Wanderley Cardoso e Jerry Adriani.

A sorte para a dupla de irmãos, ambos nascidos em Itaiçaba, no interior do Ceará, começou a mudar em 1970, com o sucesso de "Quando eu vi você dormindo", última gravação da Wanderléa na CBS, e incluída na série "As 14 Mais-Vol. 24". Foi também com a Ternurinha que a dupla se apresentou no V Festival Internacional da Canção (FIC), interpretando "A charanga", de Dom e Wanderléa. Em seguida, viria "Eu Te Amo Meu Brasil", gravada pelo grupo Os Incríveis. Essa música representou um divisor de águas, tanto para a dupla quanto para a banda. Se, de um lado, a música "estourou" nas paradas de sucesso, projetando a dupla e o conjunto, de outro, provocou a ira dos setores mais radicais da esquerda militante, já que o governo militar simpatizou muito com a mensagem da canção. O governador de São Paulo, Abreu Sodré, chegou a sugerir ao presidente Médice que transformasse a canção no novo hino nacional.

Outros sucessos compostos por Dom, igualmente ufanistas, como "Terra boa", "Só o amor constrói" e "Você também é responsável" contribuiram para formar a ideia de que a dupla era conivente com o governo militar. Os irmãos foram acusados até de receberem dinheiro do governo para criarem estas canções. A dupla se desfez em 1975, e Dom seguiu carreira solo com algum sucesso, mas voltou novamente em 1982, e emplacou os sucessos "Canção Da Fraternidade" e "Obrigado Ao Homem Do Campo". Depois, ensaiaram alguns retornos, lançaram outros discos e cairam no ostracismo. Dom faleceu em dezembro de 2000, aos 55 anos, de câncer. Ravel, que faleceu em 16 de junho de 2011, vítima de enfarte aos 64 anos, chegou a denunciar que ambos foram vitimas de violência física nos shows e até nas ruas devido ao repertório do passado. Muitos os acusavam de "cantores da ditadura" e "porta-vozes dos militares". Não foram os únicos a gravar e compor músicas ufanistas, mas injustamente são os mais lembrados pela mídia, encobrindo o talento e a obra que a dupla deixou. Confira:

01 - O som do silêncio (The sound of silence)
..... (Paul Simon - vs: Dom)
02 - Desvio mental
..... (Dom)
03 - Hey
..... (Dom)
04 - O que é meu é dela
..... (Dom)

8 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?ky23p3jjr3xpp5n

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/250+-+DoRav,1058562349.rar(archive)

      Excluir
  2. Puxa, Chico, valeu pela atenção. A internet fica cada vez mais rica com essas raridades que você posta. Mais uma pepita. Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Chico por mais essa raridade..... Os pais de Dom e Ravel moraram aqui em minha cidade - pequenina cidade do interior paraibano - Boa Ventura de pouco mais de 7.000 habitantes....da dupla, somente Dom conheceu a cidade onde os pais moraram vindo aqui nos anos 80...Ravel jamais veio....Concordo contigo...foram injustiçados....e o que mais nos deixa triste é que eles foram torturados psicologicamente e perseguidos pelos da esquerda que clamavam liberdade de expressão....ora, se era pra haver liberdade, ainda que erroneamente, deixassem que os irmãos defendessem o País que eles entendiam grandioso e maior que os que o comandavam.....Animais Irracionais foi um dos maiores protestos da nossa MPB, mas quase ninguém viu isso.
    Abraços e mais uma vez obrigado...continuoi percorrendo diariamente o blog que por sinal tá perfeito.
    Araujo

    ResponderExcluir
  4. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/75cf19pxum

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Chico, teria como postar novamente esse compacto? Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite amigo. Os links são muito antigos e já se expiraram. Poderia por gentileza mandar um novo link? Obrigaduuuuu!!!

    ResponderExcluir