Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vários intérpretes - Tributo ao rei (Roberto Carlos)

Coletânea reúne 15 canções consideradas essenciais na obra e arte do Roberto Carlos

Hoje, 19 de abril, é aniversário do Roberto Carlos, que chega - com a graça de Deus - aos 71 anos. Achei que deveria lembrar a data com uma postagem especial. Procurei por uma reportagem que li no portal da Rede Globo, intitulada "Ouça 15 músicas essenciais para entender a obra de Roberto Carlos", e achei interessante reuni-las na interpretação de outros artistas. O homenageado encerra a seleção - não por acaso - com "Amigo", na qual homenageia o parceiro Erasmo Carlos, com quem divide autoria de boa parte do repertório. São canções consideradas essenciais na obra do rei. A seleção não foi baseada em critérios técnicos, mas sim relacionadas a fatos marcantes da trajetória do artista, cuja voz foi ouvida publicamente pela primeira vez em uma manhã de domingo, em outubro de 1950, num programa de rádio em sua cidade natal, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Mas foi quase uma década depois que ele começou a conquistar os ouvidos do público e da crítica por meio de canções que se tornaram clássicas. Os comentários abaixo sobre cada música são do portal G1. Confira:

01 - Cássia Eller - “Parei na contra-mão”

1963. É a primeira composição de Roberto Carlos e Erasmo juntos e também a estreia do cantor no tema velocidade, assunto que seria bastante abordado em sua obra nos anos seguintes.

02 - Skank - “É proibido fumar”

1964. Faz parte do terceiro disco de Roberto Carlos, com o mesmo nome. Nessa época, o Rei passou a dirigir as próprias gravações, escolhendo os músicos que tocariam com ele.

03 - Erasmo Carlos e Caetano Veloso - “Quero que vá tudo pro inferno”

1965. A música nasceu numa noite fria de junho de 1965, em Osasco, nos bastidores do cinema Rex, onde Roberto participaria de um show com outros artistas da música jovem da época.

04 - Tony Platão - “Namoradinha de um amigo meu”

1966. Composta inicialmente para os Beatniks, banda de palco do programa "Jovem Guarda". A música foi prometida por Roberto Carlos para ser o primeiro single do grupo. No entanto, o empresário do cantor na época achou o tema provocador e decidiu incluir a faixa no nono álbum de Roberto.

05 - Wilson Simonal - “Se você pensa”

1968. Na letra, Roberto diz: "Daqui pra frente, tudo vai ser diferente / você tem que aprender a ser gente / e o seu orgulho não vale nada". O desabafo dispensa apresentações.

06 - Kid Abelha - “Não vou ficar”

1969. Além de escrever suas próprias canções, o Rei também fez algumas versões que se tornaram muito famosas em sua voz. Esta é cortesia de Tim Maia, que foi seu companheiro no conjunto Os Sputniks no final dos anos 50.

07 - Wanderléa (c/part. esp. de Dudu Braga) - “Todos estão surdos”

1971. Composta em parceria com Erasmo Carlos, a música encerra a fase rock-soul de Roberto. Aqui ele expõe ideias de religiosidade, tema que aparece com frequência na obra do Rei, em canções como "Jesus Cristo" e "Nossa Senhora".

08 - Penélope - “Você não serve pra mim”

1967. A composição é de Renato Barros, um dos fundadores do grupo Renato e seus Blue Caps, do qual Erasmo Carlos fez parte no início dos anos 60. A banda acompanhou Roberto Carlos nas gravações de “Splish splash” e “Parei na contramão”.

09 - Roberta Miranda - “Eu te amo, te amo, te amo”

1968. "Cartas já não adiantam mais / quero ouvir a sua voz", diz a letra da música composta por Roberto em parceria com Erasmo Carlos. É considerada uma das maiores canções de amor da dupla.

10 - Teresa Cristina & Os Outros - “Como dois e dois”

1971. Caetano Veloso, autor da canção, conheceu Roberto Carlos pessoalmente na época do exílio, quando morava fora do Brasil. De Roberto, Caê gravou "Debaixo dos caracois dos seus cabelos".

11 - Elis Regina - “As curvas da estrada de Santos”

1969. A música foi interpretada por Elis Regina no Canecão em 1970. Erasmo Carlos foi conferir e chorou de emoção. O fato marcou o fim da rivalidade entre artistas da Jovem Guarda e da chamada MPB.
Nota do blog: Elis liderou passeata em São Paulo contra o uso da guitarra na MPB.

12 - Gal Costa - “Sua estupidez”

1969. Mais uma canção romântica assinada pela dupla Roberto e Erasmo Carlos. A música fez sucesso na voz de Gal Costa.

13 - Sonia Melo - “Detalhes”

1971. Verdadeiro clássico do cancioneiro de Roberto e Erasmo Carlos. A canção, reza a lenda, foi feita para Magda Fonseca, namorada de Roberto na época.

14 - Maria Bethânia - “As canções que você fez pra mim”

1968. Incluída no repertório do álbum "O inimitável", a música foi inspirada em um caso do amigo e companheiro de banda Dedé, que fora dispensado pela namorada, a cantora e compositora Martinha. Segundo relatos, ela ficou sensibilizada, mas não voltou atrás.

15 - Roberto Carlos - “Amigo” (1977)

1977. Canção feita por Roberto em homenagem ao parceiro Erasmo Carlos. A letra foi escrita na noite de aniversário do Rei e concluída num hotel em Los Angeles. A gravação marcou os 10 anos da retomada da amizade entre os dois músicos.

11 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?dp9t58o3iyzw5iw

    ResponderExcluir
  2. Mais um álbum digno de elogios, não só pela escolha do repertório, como tambem pela capa e tema proposto.
    Um dia as gravadoras aprendem tambem.
    Grande abraço Chico

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Wilton....quando eu entro aqui vejo que a cada postagem voce se supera..parabens, Chico.
    Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Araújo

      Muito obrigado, meu amigo.
      Ah... você viu que o Roberto Nunes soube da postagem do LP dele no blog?
      Abs

      Excluir
  4. Não...não havia percebido...vou ver o que ele comentou agora.....se ele disponibilizasse mais algum trabalho dele seria bom demais.
    abraços
    Araújo

    ResponderExcluir
  5. O mediafire diz que não pode dispor o referido album. Tem outra opção? Outro Link?

    ResponderExcluir
  6. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/OoeToV19/263_-_TRBTO-RC.html

    ResponderExcluir
  7. Passando por aqui para matar saudades,
    e como sempre redescobrindo pérolas
    deste lindo acervo, que ainda faz muito sucesso,
    porque foi carinhosamente elaborado pelo nosso grande amigo Chico, que agora da sequencia no "Sintonia Musical!
    Parabéns, e obrigado por nos disponibilizar essas raridades com total qualidade e dedicação!
    Abraços/Nelson

    ResponderExcluir
  8. EU NÃO CONSEGUI BAIXAR COM NENHUM....... POSTA PRA GENTE NOVAMENTE...... OBRIGADO!!!!!

    ResponderExcluir