Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cleide Alves: compacto duplo de 45 RPM (1961)

Segundo disco da cantora Cleide Alves foi lançado pelo selo Copacabana em 1961

Cleide Alves é uma das cantoras do primórdio do rock, contemporânea de Celly Campello, mas está praticamente esquecida do grande público. É mais lembrada quando se canta o trecho de “Festa de arromba”, no qual “Wanderléa ria e Cleide desistia de agarrar um doce que do prato não saia”. Apesar da fama de “gulosa”, eternizada no clássico de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, a cantora ainda nem tem sua biografia no Wikipedia.

Sabe-se, caso estejam corretas as informações disponíveis na Internet, que nasceu no dia 5 de dezembro de 1946 no Rio de Janeiro. Começou a cantar no Clube do Guri e gravou em 1960, aos 13 anos, o primeiro disco, um 78 rpm pela gravadora Copacabana, interpretando "Help, help, Mammy", de Fernando Costa, Alfredo Max e Chamarelli e "Seguindo e cantando", de Roberto Correa. Ambas as gravações contam com Betinho e seu Conjunto no acompanhamento, apesar da falta de crédito no disco.

Esta postagem traz as duas canções desse primeiro disco, uma como bônus, e outra como integrante do compacto duplo de 1961 com “Vamos pra escola”, “Sonho na colina” e “Perfeito amor”. Trata-se de um single do selo Copacabana de 45 RPM, formato que não se popularizou no Brasil. Após este disco, Cleide dividiu em 1962 com o cantor Reynaldo Rayol – irmão do Agnaldo - e o conjunto Renato e Seus Blue Caps, o LP “Twist”, interpretando “Chega”, “Hei brotinho”, “Namorando” e “Meu anjo da guarda” (primeira música gravada no mesmo ano por Wanderléa). Em 1963, mesmo sem saber, seria a primeira cantora a gravar uma música, o twist "Procurando um broto", do pouco conhecido cantor e compositor Roberto Carlos.

Por enquanto, vamos curtindo essas primeiras gravações da cantora mirim:

01. Vamos pra escola (School bus)
(Boudleaux Bryant – versão: Oiram Santos)
02. Help, help, mamye (com Betinho e seu conjunto)
(Fernando Costa – Alfredo Max – A. Chamarelli)
03. Sonho na colina
(Lewis – Stock – Rose – versão: Paulo Murillo)
04. Perfeito amor (Perfect lover)
(Dennise Norwood – versão: Paulo Rogério)
05. Seguindo e cantando (Com Betinho e seu conjunto) - Bônus
(Roberto Corrêa)

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?45grc44v555ovb9

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/97+-+CA61,1059492269.rar(archive)

      Excluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/928594g7e0

    ResponderExcluir