Pesquisar este blog

domingo, 7 de agosto de 2011

Ian Whitcomb: You turn me on (Você me acende)

Erasmo Carlos não teve coragem de gravar a versão da música com a voz em falsete



Gosto de postar curiosidades. Erasmo Carlos relata no encarte do CD duplo “Esquinas do tempo – 1960 – 2000”, uma coletânea que celebra os 40 anos de carreira do Tremendão, sobre este disco. Trata-se da gravação original de "Você me acende". Erasmo conta que ouvia a música “You turn me on” na Rádio Mundial, pois o Big Boy a tocava. “O disco original ainda não tinha chegado às lojas do Brasil. Então, a rapidez da época me favoreceu. Eu ouvi, fiz a versão e a lancei no Jovem Guarda sem tê-la gravado ainda, pois estava doido para cantá-la.

“Na semana seguinte, ligaram pra mim da gravadora: “Erasmo, que diabo de música é essa que está todo mundo procurando por aí? Ninguém está encontrando e a gente não sabe que música é essa”. E eu respondi: “Pô, mas eu ainda nem gravei”. E eles concluíram: “Pô, você tem que gravar agora porque a gente vai lançar semana que vem”. Eu tive que ir pro estúdio correndo, gravei com os Fevers, e, em tempo útil, o compacto saiu e foi um sucesso”.

Erasmo também relata um fato interessante. “Na gravação original, Ian Whitcomb cantava em falsete e eu não tive coragem na época – por machismo – de cantá-la em falsete”, confessa. Pois a gravação original foi o maior sucesso da carreira do cantor e compositor Ian Whitcomb (nascido Ian Whitcomb Timóteo, 10 de julho de 1941, na Inglaterra). Alcançou o número 8 no Billboard Hot 100 chart em 1965. No Brasil, o disco foi abafado pelo sucesso da versão do Erasmo Carlos que, convenhamos, é melhor do que a original:

Lado 1 – You turn me on (Você me acende)
(Ian Whitcomb)
Lado 2 – This sporting life (Vida esportiva)
(Ian Whitcomb)

3 comentários: