Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

Black-Out - Susie Q (CS Copacabana - 1965)

Compacto simples lançado em 1965 registra a única passagem do Black-Out pelo rock

Recebi tempos atrás o pedido, já atendido, de um disco do amigo Jeferson. Agora, pra minha surpresa, ele me envia em agradecimento as imagens editadas da capa e contracapa do LP da Idalina de Oliveira, postadas no blog. Achei que este seria o melhor espaço para agradecer a gentileza do amigo, parabenizá-lo pelo trabalho, e também para informar a todos que já substitui as fotos postadas originalmente pelas editadas. Quem quiser, pode fazer o download das novas na própria página do blog, uma vez que mantive as antigas no arquivo hospedado no 4shared. Valeu, amigão!!!

Por falar em gentileza, esta postagem é resultado de uma parceria virtual. O amigo Aderaldo, lá da Comunidade MC & JG, postou a foto deste compacto com o link para download do clássico "Susie Q", informando a falta da canção acoplada no lado B. Achei a postagem curiosa porque a imagem que tenho do Otávio Henrique de Oliveira, o Black-Out (ou Blecaute), era a do "General da banda" dos velhos carnavais. Nunca li qualquer referência sobre o seu ingresso, mesmo que passageiro, como Nora Ney e Cauby Peixoto, pelo rock. Admito a minha ignorância, pois fiz uma busca no Google e constatei que "Susie Q" está na excelente coletânea "Eles também enrolaram o rock", produzida pelo amigo Recruta, e disponível para download no blog Baú Musical. O mistério ficou por conta do lado B do single. O que seria a música "Canção do mar"? Um samba? Uma marchinha? Conferi a resposta esta semana quando passei por um sebo em Sampa e encontrei este raro compacto, vendido sem capa. Pra minha - e nossa sorte -, o Aderaldo disponibilizou a imagem que faltava na comunidade e tomo a liberdade de usá-la no blog. Aderaldo, o meu muito obrigado.

Aproveito a postagem para lembrar um pouco do Black-Out, nascido em 1919 na pequena cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal. Orfão de pai e mãe, chegou aos seis anos de idade à capital e trabalhou como engraxate e entregador de jornais na Avenida São João. Começou a participar de batucadas, virou cantor da Rádio Difusora de São Paulo e, em 1942, iniciou sua trajetória no Rio de Janeiro. Em pouco tempo tornou-se atração da poderosa Rádio Nacional. Grande ínterprete de marchinhas e sambas, estourou definitivamente quando gravou no Carnaval de 1949 a marcha "General da Banda". Desde então, Black-Out passou a se apresentar como um legítimo general da folia, com uma fantasia coberta de galõers e fitas de veludo vermelho. Ele formou, ao lado de Emilinha Borba e Braguinha, um trio famoso dos carnavais da década de 50. Em 1964, fazia imitações de Nat King Cole e lançou um disco em espanhol. Entre as mais de 200 músicas que gravou destacam-se: "Maria Candelária", "Piada de salão", "Pedreiro Waldemar", "Lá vem Eva", Papai Adão" e "Maria Escandalosa", sendo este o único disco em que se aventurou pelo rock. Teve participação musical em mais de 20 filmes e faleceu aos 63 anos, em 9 de fevereiro de 1983.

01 - Susie Q
..... (D. Hawkins - S.J.Lewis - E. Broadwater - adap. A. Ribeiro Valente)
02 - Canção do mar
..... (Ferrer Trindade - Frederico de Brito)

3 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/ACsHGrEi/165_-_BLACK.html

    ResponderExcluir
  2. Muito grato, por esta postagem do famoso "General da Banda"; Blecaute, foi um dos mais fulgurantes astros do rádio, e brilhou em diversas mídias.
    Este, disco, era, para mim, uma grande curiosidade, que, finalmente, pude satisfazer, graças a sua generosidade.
    Abraços, e parabéns pelo Blog excelente.
    Zeca Pinheiro (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zeca

      Muito obrigado pelo comentário e por prestigiar o blog. Eu também estava curioso para ouvir.

      Abs

      Excluir