Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Single de divulgação do 1º LP do Fagner (1973)

Convidados especiais gravam depoimento sobre o novo talento que estava surgindo

Apesar de ter uma das postagens do Fagner - o LP "Canta en español", de 1981 - removida do blog, volto a apresentar um single relativo ao cantor. Trata-se de um documento que considero, no mínimo, interessante, pra não dizer histórico, pois apresenta uma das estratégias de marketing adotada em 1973 pela Philips para divulgar seu novo contratado: Raimundo Fagner, que estava lançando o seu primeiro LP, o hoje clássico "Manera fru fru, manera" (veja capa ao lado), como é conhecido.
A discografia do cearense, até aquele momento, era formada apenas por um compacto simples (gravado em dupla com Cirino no ano de 1971, no qual seguia a mesma trilha musical de Antonio Carlos e Jocafi), lançado pela RGE, e um duplo pela Philips, colocado no mercado logo após a participação do artista no VII Festival Internacional da Canção (FIC), realizado em setembro de 1972, com a música "Quatro Graus", defendida por ele no palco do Maracanãzinho, o mesmo que consagrou Maria Alcina com "Fio maravilha", de Jorge Benjor. Podemos incluir na discografia o "Disco de Bolso do Pasquim", um compacto simples com Caetano Veloso cantando "A volta da asa branca" no lado A, e Fagner, o novo talento, interpretando "Mucurupe" no B.

Como se pode constatar, a Philips não mediu esforços para divulgar o artista, e reuniu seis personalidades - Ronaldo Bôscoli, Afonsinho, Marília Pêra, Chico Buarque, Erasmo Carlos e Nara Leão - para gravar um depoimento sobre Fagner. O material foi reunido neste single, distribuído com press release para jornalistas e veículos de comunicação. A capa, totalmente branca, traz os nomes dos profissionais que atestam o valor do novo talento, seguida pela frase "têm um recado importante para você...". O disco, com contracapa também branca, tem o depoimento de cada convidado seguido por um pequeno trecho da faixa do disco.

Lamentavelmente, no lado A, no início da música "Último pau de arara" tem um pequeno defeito no áudio. Eu poderia corrigi-lo, usando trecho da gravação original do CD, mas achei que perderia o valor do disco. Decidi mantê-lo, mesmo porque não se trata de falha grosseira que machuca a audição. Na pasta, você encontrará outras três: uma com as imagens do disco, outra contendo o áudio original dos lados A e B, e uma terceira opcional. Nela, estão as seis músicas do disco na íntegra, mas tomei a liberdade de diferenciá-las, incluindo os respectivos depoimentos no início de cada faixa para manter o clima de divulgação do Fagner. Espero que curta. Confira:

01 - Último pau de arara (com depoimento de Ronaldo Bôscoli)
..... (Venâncio - Corumba - J. Guimarães)
02 - Manera fru fru, manera (com depoimento de Afonsinho)
..... (Raimundo Fagner - Ricardo Bezerra)
03 - Moto 1 (com depoimento de Marília Pêra)
..... (Raimundo Fagner - Belchior)
04 - Mucuripe (com depoimento de Chico Buarque)
..... (Raimundo Fagner - Belchior)
05 - Nasci para chorar (Born to cry) - (com depoimento de Erasmo Carlos)
..... (Dion - Dimucci - vs. Erasmo Carlos)
06 - Pé de sonhos (com depoimento de Nara Leão)
..... (Petrucio Maia - Brandão)

3 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/u9DADSM3/167_-_FAG.html

    ResponderExcluir
  2. Muito bom..!!!!
    Adorei as gravações com os depoimentos seguidos de música... Ideia genial.

    ResponderExcluir
  3. Como faco para adquirir? Fone..91.981378188

    ResponderExcluir