Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dercy Gonçalves: A perereca da vizinha

Dercy foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira

Quero aproveitar a estreia nesta segunda-feira, dia 10, da minissérie “Dercy de verdade”, na Rede Globo, para postar estes dois compactos gravados pela artista. Os discos, lançados pela Copacabana, infelizmente não informam o ano da gravação, mas certamente é de meados dos anos 60, período de enorme prestígio popular da Dercy. O primeiro single traz “A perereca da vizinha”, seu maior sucesso no disco, acoplado de “Couro de boi”. Em ambas as gravações, é acompanhada por ninguém menos do que Altamiro Carrilho e sua banda. O curioso é que, apesar do duplo sentido da “perereca”, Dercy é acompanhada pelo coro infantil de Irany de Oliveira. A música foi um grande sucesso, especialmente entre os guris, como aconteceu anos depois com o saudoso “Mamonas Assassinas”. Foi na esteira deste êxito que Dercy lançou na sequência o compacto com “Pererecando” e “Tiro de feijão”.

É óbvio que são discos para alegrar o ambiente, pois Dercy como cantora é uma excelente comediante, e é dessa forma que devem ser a audição. Eu, em particular, não sou fã da artista, mas sempre admirei sua irreverência, e a respeito muito, principalmente por ter aberto as portas para gerações de novas artistas que surgiram. Dolores Gonçalves Costa, seu nome verdadeiro, começou a atuar no final dos anos 20, época em que artista era sinônimo de prostituta, e enfrentou todas as barras impostas pela sociedade. Ela nasceu em Santa Maria Madalena (23/06/1907) e atuou como atriz, humorista, apresentadora e cantora, sendo oriunda do teatro de revista.

Dercy teve participação notória na produção cinematográfica brasileira das décadas de 1950 e 1960. Foi reconhecida pelo Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos). Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de palavras de baixo calão, foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil. Em 1991, foi enredo ("Bravíssimo - Dercy Gonçalves, o retrato de um povo") do desfile da Unidos do Viradouro, na primeira apresentação da escola no Grupo Especial das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro. Na ocasião, Dercy causou polêmica ao desfilar, no último carro, com os seios à mostra. Morreu aos 101 anos, às 16h45, do dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.


01 – A perereca da vizinha
..... (Dercy Gonçalves – Jonatan)
02 – Couro de boi
..... (David Raw – Victor Simon)
03 – Pererecando
..... (Avarese – Dercy Gonçalves – Jonatan)
04 – Tiro de feijão
..... (Dercy Gonçalves – Jonatan)



Um comentário: