Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Hermes Aquino: Singles e raridades

Hermes Aquino é um raro representante gaúcho do tropicalismo no final dos anos 1960
Discografia do cantor e compositor reúne dois LPs e alguns compactos simples e duplo

Começo a semana com postagem especialíssima: uma coletânea de singles e raridades do Hermes Aquino, enviada pelo amigo Tito. Trata-se da primeira contribuição que recebo, e fico feliz que tenha partido do Tito, um amigo que conheci pela Internet e com quem troquei muitas músicas no tempo em que a gente armazenava os arquivos em CD e enviava pelo Correio. Ficamos um tempo sem nos contatar e agora, pra minha surpresa, fico sabendo que ele também criou o blog Suco de Sulcos, especializado em coletâneas internacionais de blues, rock 50’s e 60’s, country-rock e muito folk. Tito, fica aqui o meu agradecimento por sua contribuição musical.

Bem ... Vamos comentar um pouco sobre o Hermes Aquino, que ficou nacionalmente conhecido em 1976 com a música “Nuvem Passageira”, tema da novela O Casarão, da Rede Globo. Assim como o nome de sua canção mais famosa, a carreira do cantor e compositor também é como uma nuvem passageira para os olhos do grande público, o que não corresponde a verdade. Ele tem outros sucessos, embora de menor porte, como "Longas Conversas", "Desencontro de Primavera", ambas de 1976, "Santa Maria", "Chuva de Verão" e "Senhorita", estas de 1978.

Hermes Aquino já era conhecido do cenário artístico gaúcho quando obteve fama nacional em 1976. A sua primeira grande aparição na TV aconteceu em setembro de 1969 como um dos participantes do IV Festival Internacional da Canção (FIC) ao lado da prima Laís Marques, com quem apresentou duas canções: “Flash” – que abre a presente coletânea – e “Sala de espera”, lançadas em compacto simples pela RGE. O músico era, na época, um raro representante gaúcho do tropicalismo: "Você Gosta?", parceria sua com Tom Zé, foi gravada por este e pelo grupo Liverpool em 1969, e "Planador", parceria com sua prima Laís está nos únicos álbuns do Liverpool e do grupo carioca Os Brazões. Além disso, "Sala de Espera" foi regravada pelo grupo O Bando.

Hermes, porém, só tem dois LPs em sua discografia: Desencontro de Primavera (1976) e Santa Maria (1978). São desse período as músicas desta coletânea que traz "Gira, gira", regravada pelo saudoso Antonio Marcos. As faixas 03 até 08 provavelmente são de 1976, 09 até 16 de 1978, sendo que as 17 e 18 não constam o ano no selo do disco. O legal desta postagem é que vem acompanhada de bônus para um segundo CD. São gravações que o Tito fez da Hermexradio (emissora que só toca Hermes Aquino em tempo real) e registros do programa do Mr. Lee, da Rádio Continental. As informações sobre o artista na internet são poucas, mas dão conta de que Hermes mora em Porto Alegre e trabalha como produtor de jingles. Deixo o espaço aberto para quem puder acrescentar informações sobre este talentoso artista que merece ser apreciado com mais atenção. É só baixar e conferir:

01. Flash - com Laís Marques
02. Sala de Espera - com Laís Marques
03. Matcchu Picchu
04. Nuvem Passageira
05. Bola Louca e Colorida
06. Desencontro de Primavera
07. Eu Quero Ser Teu Rei
08. Se Habilite
09. Longas Conversas
10. Gira Gira
11. Chuva de Verão
12. Senhorita
13. Sem Comentários
14. Santa Maria
15. Lei da Natureza
16. Aeromoça
17. Esperança
18. Luzes da Cidade
19. Porto Alegre, Porto Alegre
20. Nuvem Passageira (Remix – Mad Zoo)

BÔNUS: Hermes Aquino - Momentos especiais

01. Desencontro de primavera
02. Nuvem Passageira
03. Sem eira nem beira
04. Se Habilite
05. Michelle
06. Fixing a Hole
07. I'm Crying
08. You Really Got a Hold On Me

Fonte: Faixas (01 a 05 - Programa Mr. Lee in Concert - 70's) e (06 a 08 - Hermexradio).

14 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?o3hr1h8hew98y49

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/b7uts3_-/50_-_HAS.html

    ResponderExcluir
  3. Caros,

    podem, por favor disponibilizar novo link?

    Grato.

    ResponderExcluir
  4. Satisfatório baixar, pelo 4 Shared. Muito grato! pode por gentileza, disponibizar links nesse site provedor..., para os outros álbuns de artistas que não estou conseguindo baixar...

    ResponderExcluir
  5. podem disponibilizar um link nuvem passageira

    ResponderExcluir
  6. O link para o arquivo que você solicitou não é válido.

    ResponderExcluir