Pesquisar este blog

sábado, 11 de junho de 2011

Ted Boy Marino - Single de 1967

Capa genérica para o single gravado por Ted Boy Marino na gravadora Odeon em 1967

Eis aqui um registro em disco que considero, no mínimo, curioso. Em 1967, no apogeu do Telecatch, Ted Boy Marino era o rei do ringue e verdadeiro ídolo popular, dividindo as capas de revistas com astros e estrelas da Jovem Guarda. Por isso mesmo, a gravadora Odeon o contratou para gravar um single, ignorando o sotaque e as deficiências vocais do jovem italiano. O lado A do disco – Rapaz Moderno – até que obteve razoável execução nas emissoras de rádio, e a garotada, por divertimento, adorava imitar o sotaque do galã. A incógnita, para mim, era o lado B do compacto. Sempre tive a curiosidade de ouvi-lo, até que recentemente consegui comprar o disco no Mercado Livre.

Se vale a minha opinião, que esperei mais de 40 anos para ouvir “Gosto muito de você”, posso adiantar que, logo nos primeiros acordes, imaginei um auditório lotado com a plateia acompanhando a melodia com o braços levantados. (rs). Muito trash – e, portanto, brega e deliciosa, para ser executada na festa entre amigos. Acredito que a carreira de cantor começou e se encerrou com este disco, mas Ted Boy também participou do programa "Os Adoráveis Trapalhões", pela Tv Excelsior, ao lado de Renato Aragão, Wanderley Cardoso e Ivon Cury, e foi uma das estrelas do filme Dois na Lona, de 1968, dirigido por Carlos Alberto de Souza Barros.
Ted, como se pode perceber pelo sotaque, não é brasileiro. Nasceu em 18 de outubro de 1939 na Calábria (província italiana). Veio para Buenos Aires em 1953, no porão de um navio, aos 12 anos de idade, junto com os pais e mais cinco irmãos. Trabalhava como sapateiro em Buenos Aires, mas aproveitava o tempo disponível para treinar luta livre e praticar halterofilismo.

Em 1962 já estava participando de programas de Telecatch nos canais 9 de Buenos Aires e 12 de Montevidéu. Em 1965, Marino chegou ao Brasil. Pouco tempo depois, foi contratado como lutador de Telecatch pela TV Excelsior. A partir da década de 1980, com o declínio do gênero Telecatch, Marino atuou como coadjuvante no programa Os Trapalhões, além de fazer pontas em programas humorísticos como a Escolinha do Professor Raimundo. Também se apresentou em clubes e teatros do interior. Atualmente, Ted Boy Marino mora no Rio de Janeiro, onde está aposentado.

Lado A - Rapaz moderno
Labo B - Gosto muito de você

4 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?wez8i993crucxf5

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/qvi8q6qhw1

    ResponderExcluir
  3. Você sabe me dizer quem é o responsável legal desse disco (material de arquivo) nos dias de hoje?
    Já que a Odeon não existe mais.
    Obrigado,

    Eduardo Scandaroli

    ResponderExcluir