Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

v.a. - Jovem Guarda - As 25 mais da Paladium

Músicas gravadas entre 1966 e 1968 pelo selo Paladium estão reunidas nesta coletânea

Em primeiro lugar, o meu agradecimento ao amigo Augusto, do blog Toque Musical, um dos mais completos da Internet, por autorizar a postagem desta coletânea, formada por músicas de vários discos disponibilizados por ele e que foram lançados pelo selo mineiro Paladium. Achei muito interessante o acervo da gravadora, formado por sambas, orquestras, músicas românticas internacionais, jovem guarda e até bossa nova. Decidi separar algumas faixas do repertório da Jovem Guarda e formar a presente seleção para meu acervo particular. Achei que, para compartilhá-la no SM, eu deveria consultar o dono do vasto acervo da gravadora. O Augusto não só dispensou a formalidade, como também me convidou para preparar uma coletânea para o TM a fim de divulgar o SM. Não é o máximo? Augusto, mais uma vez, o meu muito obrigado.

Costumo traçar alguns comentários sobre os intérpretes e as músicas em cada postagem. Desta vez, mesmo se desejasse, não conseguiria comentar absolutamente nada sobre os intérpretes, todos desconhecidos, das canções gravadas entre 1966 e 1968. Exceções para Analfabitles e para Alipio Martins, caso seja o cantor com o mesmo nome que fez sucesso nos anos 70. A gravadora, segundo informações do Augusto no TM, não trabalhava exatamente com artistas renomados e nem tinha artistas contratados e exclusivos em sua folha de pagamento. Os músicos trabalhavam como freelas, de acordo com os projetos comerciais da gravadora, que se diferenciava da concorrência por vender discos a domicílio, como faz a Avon na área de cosméticos.

A estratégia era vender caixas de LPs – geralmente com seis unidades cada – dos mais variados estilos. A razão pela qual seus discos, quando os encontramos por aí, não apresentarem uma ficha técnica, se deve ao fato de que os mesmos faziam parte desse pacote, vendido de porta em porta por todo o Brasil. Até mesmo os nomes dos artistas e orquestras nacionais e internacionais eram fictícios. A ordem era vender, apesar da boa qualidade do conteúdo. Hoje, os discos da Paladium são disputados por colecionadores, principalmente por estrangeiros.

Tudo começou em 1963 com a criação da MGL - Minas Gravações Ltda, incentivada pelo maestro paulista Peruzzi. Ele convenceu Dirceu Cheib e seu sócio a bancarem um disco seu. Para não ficar no negócio de um só disco, Peruzzi achou que seria bom a MGL ter outros lançamentos. Daí, nasceram mais três álbuns. A partir do quinto título, em 1964, o selo MGL deu lugar ao Paladium. Nos primeiros momentos, as gravações eram feitas em estúdios de São Paulo e com músicos paulistas. Depois, para reduzir as despesas, Cheib e sua equipe passaram a fazer as gravações em Belo Horizonte.

Sem estúdio próprio, que seria inaugurado em 1967, a gravadora adotou a capelinha de São Francisco de Assis, na Pampulha, criada por Oscar Niemayer, como o local ideal para suas gravações. Muitos desses discos do selo Paladium nasceram na igrejinha e foram concebidos de madrugada. Nessas aventuras pela noite a dentro participaram músicos que hoje são artistas mineiros famosos, como o maestro e arranjador Aecio Flávio. A Paladium tem uma história interessante. O amigo Augusto, do TM, pretende trazê-la à luz do nosso conhecimento por meio de um projeto cultural, com apoio institucional ou de leis de incentivo. “Já tenho muito material de pesquisa coletado e todo o esquema montado para isso”, anuncia ele no TM. Desejamos boa sorte amigo nessa empreitada. Quem sabe, assim, possamos saber um pouco mais sobre os discos e as gravações que estão nesta coletânea. A propósito, as faixas originais de “Eu bato em todos” (Alipio Martins) e “Quando” (Jamal) apresentaram falhas de gravação e foram devidamente editadas:

01 - Os Apaches – Lider Landromatic
02 - The Black Boys – Pica-pau
03 - Os Agitadores – Studio 17
04 - The Terribles – Pega ladrão
05 - Turma da Lenha – É o tempo do amor
06 - Gemini 7 – Vai
07 - The Rock Fingers – Wilds things
08 - Alipio Martins – Eu bato em todos
09 - Os Abutres – Datemi un martello (If a had a hammer)
10 - The Wood Face – Isso é viver
11 - Bi-Tons – O que há de mal em mim
12 - Beagá Band's – Negro gato
13 - Redig – San Francisco
14 - Conjunto Paladium – The ballad of Bonnie and Clyde
15 - The Hot Base – Lady madona
16 - Analfabitles – When summer is gone
17 - Os Intrepidos – Lonely
18 - The Hot Gang – Foi assim
19 - Dalva Righetti – Vestidinho
20 - Marcos Sann – Não brinque assim
21 - Adilson Adriano – Canta menina
22 - Sidney Jones e sua Orquestra – É tempo de amar
23 - Amir Francisco – Você não serve pra mim
24 - Jamal – Quando
25 - Os Intrusos – Como é grande o meu amor por você

7 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?frzaotdzmqza71a

    ResponderExcluir
  2. Chico, parabéns pela coletânea. Ficou mesmo muito boa, aliás ficou melhor do que a encomenda :)
    Suas criações de capas são ótimas. Quando eu achar um tempo para tocar em frente o blog exclusivo que criei da Paladium, vamos colocar essa sua coletânea também, ok?
    Parabéns pelo blog e pela postagem.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Augusto, os parabéns são pra você que disponibiliza joias preciosas da MPB no TM. Eu apenas peguei carona no seu acervo (rs).
    Sinta-se a vontade para postar a coletânea no blog da Paladium. Será uma honra.
    Muito obrigado, mais uma vez, por tudo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. rapaz, essa foi demais, tem coisas aqui que procuro a anos. Obrigado por postar coisas tão bacanas.

    ResponderExcluir
  5. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/l0-ImDED/96_-_PALADIUM.html

    ResponderExcluir
  6. CHICO, ESTE LINK DE 16 DE MAIO DE 2013 NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, TEM OUTRO ? GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é este mesmo, do 4shared. O link está ativo. Acabo de testar. Abs.

      Excluir