Pesquisar este blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

Coletânea - Hit Parade dos Estados Unidos (1960)

Álbum lançado em 1960 reúne astros nacionais e internacionais cantando em inglês

Aqui está mais uma coletânea que considero muito interessante, principalmente por reunir grandes nomes nacionais e internacionais. A diferença em relação a coletâneas postadas anteriormente está no fato de que este “Hit Parade dos Estados Unidos”, lançado pela Columbia (hoje Sony) em 1960, reúne interpretações em inglês. Entre os artistas estrangeiros presentes estão Johnny Mathis, Kitty Kallen, Richard Maltby e Johnnie Ray. O principal destaque, entre os brasileiros, é o saudoso Sérgio Murilo, que na época gozava de enorme prestígio e era o principal nome da gravadora. Não por acaso, o cantor está presente em três das 12 faixas, extraídas do seu primeiro LP, gravado em novembro de 1959, com acompanhamento da orquestra do maestro Lyrio Pinacalli. O álbum também traz canções interpretadas por Cauby Peixoto, Conjunto Farroupilha e a hoje desconhecida Julie Joy.

Para quem não sabe, a cantora Julie Joy – falecida em 12 de abril deste ano no Rio de Janeiro - também foi atriz e apresentadora. Iniciou a carreira em 1948, aos 18 anos, na Rádio Guanabara, mas na época não levava a profissão a sério. Gostava de cantar músicas americanas, como a contemporânea Leny Eversong, mas decidiu investir em sua carreira de cantora a partir de 1955, incluindo músicas nacionais e internacionais no repertório, como as duas canções incluídas neste LP. Segundo o site "Memória da MPB", a artista foi contratada em 1956 pela etiqueta Sinter e lançou seu primeiro disco, com o fox-trot "Verão em Veneza" (Incini e Ribeiro Filho) e o samba "Finge gostar" (Meira e Chico Anísio). Além de trabalhar no Rádio, também atuou em diversos programas da TV Tupi carioca, sendo uma das principais amigas da também saudosa Dolores Duran. No ano seguinte, acompanhada de Britinho e sua orquestra, Julie gravou o xote "Amor é Bom de Dar" (Bruno Marnet e Roberto Faissal) e a "Valsa do Primeiro Filho" (Ari Rabelo e Luiz de França). Naquele ano passou a gravar pela Columbia e lançou um disco com Renato de Oliveira & Orquestra, no qual cantou o beguine "Sombras" (Johnny Mercer e Lavello, versão de Arierpe) e o bolero "Tinha que Ser" (Fernando César).

Em 1958, Julie Joy foi coroada Rainha do Rádio, sendo a última cantora a receber o título. Nesse mesmo ano, participou de dois filmes: "E o Bicho Não Deu...", produzido pela Herbert Richers, e "O Camelô da Rua Larga", pela Cinedistri. Também lançou disco, com o bolero "Podes Voltar" (Othon Russo e Nazareno de Brito) e a valsa "E A Chuva Parou" (Ribamar, Esdras Silva e Vitor Freire). As duas canções são incluídas em seu primeiro e - acredito - único LP "Joias de Julie Joy" (na foto ao lado). Em 1960, acompanhada da orquestra e do coro de Bob Rose, Julie Joy gravou os fox "Você Não Tem Razão" (Bartel, Burns e Magio) e "Quero Sonhar" (J. Gluck Jr e F. Tobias), com versão de Renato Corte Real. Poucos anos depois, deixa a carreira artística de lado e casa-se com o compositor João Roberto Kelli. Mesmo com discografia modesta, Julie foi muito respeitada como cantora, graças a afinação e bonita voz, como se pode comprovar nas duas faixas presentes neste álbum. Confira:

01 - Kitty Kallen - If I give my heart to you
..... (Craos - Jacobs - Brewstar)
02 - Johnny Mathis - The best of everything
..... (Cahn - Newman)
03 - Sérgio Murilo - Put your head on my shoulder
..... (Paul Anka)
04 - Julie Joy - Mack the knife
..... (Well - Brechet - Blitzetein)
05 - Cauby Peixoto - I'll be seeing you
..... (Irving Kahal - Sammy Fain)
06 - Richard Maltby - Morgen (One more sunrise)
..... (Mosser - N. Sherman)
07 - Johnny Mathis - Misty
..... (Burke - Garner)
08 - Sérgio Murilo - Oh! Carol
..... (Howard Greenfield - Neil Sedaka)
09 - Johnnie Ray - I'll never fall in love again
..... (Ray)
10 - Julie Joy - See you in september
..... (Sherman Edwards - Sid Wayne)
11 - Conjunto Farroupilha - Três chic
..... (C. Rosoff - B. Motola - J. Halfman - E.D.Alves Castro)
12 - Sergio Murilo - Personality
..... (H. Logan - L.Price)

Download aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário