Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Compacto Simples - Os Trips (1967)

Single gravado em 1967 por Os Trips, na Astor, traz influências de Os Vips e Deny & Dino

No último dia 3, durante o lançamento do livro "Rock Brasileiro 1955-1965, do Albert Pavão, lá no restaurante do Ed Carlos, em São Paulo, tive a oportunidade de conhecer e bater um papo com o Lipa, um dos apresentadores do programa Circo Circuito. A conversa, é claro, girou em torno do rock nacional, principalmente no que se refere aos cantores e bandas obscuras dos anos 60 e 70. Foi quando o Lipa comentou que, entre as raridades do seu acervo, figura um compacto simples de 1967 da dupla Os Trips, lançado pelo selo Astor. Fiquei surpreso com a revelação, pois eu não só conhecia a dupla, como também tinha as duas músicas do single, fornecidas pelo Wilson Francisco (à direita na foto da capa acima), um dos componentes da dupla.

Apesar de conhecer as músicas, gravadas numa fita cassete, nunca vi o disco. O próprio Wilson tinha apenas um exemplar, guardado a sete chaves, e não emprestava pra ninguém. Solicitei, então, um favor ao Lipa: que ele escaneasse o disco para que eu pudesse conhecê-lo, mesmo que fosse por foto. Ele não só atendeu ao meu pedido, como também forneceu todo o material para postagem no blog, a quem agradeço pela colaboração. No lado A, Os Trips cantam "Sem você", composta pela dupla, que interpreta sob forte influência de outra dupla famosa, os Vips. Já no lado B, "Pura asneira" - gravada originalmente por Dirceu, um dos autores da música - a influência é de Deny & Dino, famosos na época.

Pra quem não sabe, O Circo Circuito é um programa musical, com blog e canal no YouTube, dedicado ao resgate cultural brasileiro das décadas de 60 e 70. Por meio desses meios, o Circo Circuito apresenta histórias de movimentos musicais perdidos no limbo, mas que sempre estiveram à frente de seu tempo. Todo acervo do programa é original e só executa vinil da época. Nas entrevistas, realizadas com os próprios protagonistas, o internauta é informado também sobre a trajetória, histórias e curiosidades desses músicos - a grande maioria desconhecida do grande público. Vale a pena conferir, e se você é um daqueles que se interessam pelo assunto, o programa também aceita sugestões e dicas do público. Basta mandar um e-mail (circocircuito2009@gmail.com) que o Lipa e o seu amigo Tiago terão maior prazer em recebê-lo.

Conheci o Wilson Francisco na época em que trabalhava em Pinheiros, bairro de São Paulo, pois a galera do serviço frequentava um barzinho, hoje fechado, em que o Wilson costumava dar uma canja. Foi assim que o conheci, e mantive amizade durante um bom tempo. Lembro-me que, na época, o Wilson comentou sobre seu parceiro de dupla, na verdade o irmão, que faleceu ainda jovem, segundo ele. Foi o único disco gravado pela dupla, e lamento por nunca perguntar a ele sobre o nome e idade do irmão. O Wilson, que gostava de cantar, inclusive em karaokês, até me presenteou com um disco flexível no qual gravou um jingle de sua autoria para a campanha eleitoral do Zé Maria - aquele ex-jogador do Corinthians que integrou a equipe brasileira de futebol nas Copas de 1970 e 1974 - candidato em 1988 a vereador de São Paulo. Além desse jingle, o Wilson Francisco também me presenteou com um CD independente, intitulado "Canção por um mundo melhor" (na foto acima), que tinha acabado de gravar e com 100% do repertório de sua autoria. Faz uns sete ou oito anos que não o vejo e espero um dia encontrá-lo, pois se trata de um cara muito legal. Enquanto isso, confira as músicas deste raro compacto:

01 - Sem você (Os Trips)
02 - Pura asneira (Dirceu Graeser - Antonio Aguilar)

FICHA TÉCNICA

Diretor artístico: Aristóteles Silva
Estúdio: Pauta
Técnico de som: José Cordeiro Netto
Arranjos e acompanhamento Escuderia Musical Mouza

Download aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário