Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EP - Os maravilhosos The Youngsters (1965)

The Youngsters acompanharam Roberto Carlos na gravação do LP É proibido fumar

Aqui está um compacto duplo muito bom do The Youngsters, banda criada no início dos anos 60 como The Angels, umas das precursoras do rock e da surf music no Brasil. Vale a pena reproduzir trechos de uma reportagem publicada pelo jornal A Voz da Serra que destaca a importância do grupo e do músico entrevistado, o guitarrista Luiz Carlos Siqueira:

"Quem acompanhou os primeiros passos do rock nacional, no início da década de 60, certamente se lembra do The Angels, ou ainda do The Youngsters. Carioca de origem e criado no tradicional bairro de Copacabana, Luiz Carlos cresceu ao som da bossa nova e de astros internacionais como Ray Charles e Chuck Berry. E foi justamente através deles que surgiu o interesse pela música. Aprendeu a tocar violão e na adolescência passou a se apresentar em festinhas da zona sul da cidade, junto com mais dois amigos. “Certa vez me falaram que uma banda estava precisando de um guitarrista. Me ofereci e com apenas 15 anos já tocava profissionalmente”, conta.

A tal banda era a The Angels. “Representamos a verdadeira história do rock nacional. Abrimos o mercado para as outras bandas. Alguns instrumentos comuns hoje não eram tão populares na época. Lançamos, por exemplo, o teclado e o contrabaixo na música brasileira”, diz Luiz Carlos. Em 1962, após o primeiro disco lançado, o sucesso não demorou a vir. Interpretando canções em inglês ou instrumentais, logo surgiram convites para gravar com diversos artistas. A banda chegou a ter um programa na antiga TV Continental, o Encontro com os Anjos, que ia ao ar três vezes por semana. Três anos depois, ao trocar de gravadora, o nome também mudou. Surgiu o The Youngsters.

“Gravamos com diversos cantores da Jovem Guarda. O disco É proibido fumar, do Roberto Carlos, por exemplo, foi todo produzido com a gente. Sucessos conhecidos até hoje, como Ternura, da Wanderléa, e Erva venenosa, do Golden Boys, também fomos nós que fizemos toda a parte instrumental”, relata Luiz Carlos. Entre outros feitos estão a inauguração da casa de shows Canecão, em 68, a apresentação ao lado de nomes mundialmente consagrados, como Johnny Rivers, Frank Sinatra, Johnny Mathis e outros. Além disso, o grupo fez a música de abertura da novela Véu de Noiva, considerada o marco inicial das trilhas brasileiras. Já em Pigmaleão participou ao lado de Roberto e Erasmo Carlos no tema do personagem Kiko.

A dificuldade, no entanto, estava fora do plano musical. A maior barreira se encontrava no regime ditatorial que vigorava no Brasil naquele período. “Quase fui expulso do país. Fomos muito censurados. A famosa canção francesa Je t`aime, por exemplo, foi proibida pois consideravam que era de forte conotação sexual. Ou seja, passavam a ideia de que matar e torturar podia, já amar era proibido. Fizemos uma versão desta música para que pudesse ser tocada nas rádios”, recorda Luiz Carlos. Após 34 discos gravados, levando em conta a nomenclatura anterior, em 1970 o The Youngsters chegou ao fim".

01 - Walkin'
..... (Welch - Marvin- Bennett)
02 - Ajoen, ajoen
..... (D.P.)
03 - Tijuana
..... (Paul Buff)
04 - Caravan
..... (Duke Ellington - Juan Tizol)


5 comentários:

  1. dificil achar alguma coisa dos youngsters.alguemdeveria por no youtube aquele disco que tem covers.alguem colocou alguma coisa mas nao o disco inteiro.tinha coisa do dave clark five etc e eu como baterista dos anos sessenta achava que estes caras estavam tecnicamente muito a frente.eles poderiam ser uma resposta aos shakers uruguaios mas por alguma razao nao foram em frente.jorge feldmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      De fato, a banda estava a frente do seu tempo. O álbum a que se refere foi lançado em 1969 pela Polydor. No blog, tinha a postagem de uma coletânea com 20 músicas da psicodelia brasileira, abrangendo o período entre 1966 e 1971. Este primeiro volume, com uma faixa do The Youngsters, foi removido pelo Blogger. Caso seja do seu interesse, você poderá baixá-lo neste link alternativo:

      http://www.4shared.com/rar/5aCRxzwf/58_-_PSIC.html

      Abraços

      Excluir
  2. http://www.4shared.com/rar/DqqkT54N/Os_Maravilhosos_The_Youngsters.html

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/147+-+TYoung,530968147.rar(archive)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. The youngsters, uma parte esquecida na história da música popular.

    ResponderExcluir