Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

The Jet Black's - Eu tô (Compacto simples 1983)

Disco foi lançado na época em que a banda Bliz abria caminho para os novos grupos

Aqui está um compacto simples legal do The Jet Black´s, lançado em 1983 pela Chantecler, em registro da segunda fase da banda, que retornou aos estúdios no ano anterior com o álbum Rides Again, da série Super Gala. O single traz "Eu tô", do baterista Jurandi e do guitarrista Guilherme Dotta, e a instrumental "Another night", de B. Welch, H. Marvin, B. Bennett e A. Tarney, que bem lembra os bons tempos do grupo paulistano, originalmente formado em 1961, com o nome The Vampires. A banda foi uma das pioneiras do rock instrumental no Brasil, na linha dos ingleses Shadows (tirou seu nome de Jet black, sucesso desse grupo) e dos norte-americanos Ventures, embora também tivesse êxito com gravações vocais.

Gravaram o primeiro disco em 1962, um 78 rpm com duas regravações dos Shadows, "Apache" e "KonTikí", que fizeram sucesso imediato. A banda era formada por Gato (José Provetti), guitarra-solo e órgão; Jurandi (Jurandi Trindade Abreu de Silva), bateria; Orestes, guitarra base; Ernestico, saxofone; e José Paulo, contrabaixo. Participaram também, como acompanhamento instrumental, em gravações de diversos cantores da época da Jovem Guarda, a exemplo de Deny e Dino, Ronnie Cord e Roberto Carlos. Em 1965 fizeram suas primeiras gravações vocais, no LP The Jet Black’s. Em 1968, Guilherme Dotta entrou no grupo, que fez sucesso até 1969, quando passou a ter formação variável em torno de Jurandi.

Vale lembrar que a volta da banda em 1982 aconteceu em momento oportuno, com o grupo Blitz no topo das paradas com "Você não soube me amar", abrindo as portas para as bandas que surgiam, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Kid Abelha e outras. Uma audição de "Eu tô" é suficiente para constatar que o som produzido pelos The Jet Black´s estava bem de acordo com o rock da época. Os músicos participantes deste single são Rodolfo Braga (contra baixo), Guilherme Dotta (guitarra base), Ricardo Melchior (guitarra solo) e Jurandi (bateria). Em 1998, o nome Jet Black's foi assumido pelo tecladista Douglas Dotta (São Caetano do Sul), filho de Guilherme, que dá continuidade ao trabalho do grupo. Confira o single:

01 - Eu tô (Jurandi - Guilherme Dotta)
02 - Another night (B. Welch, H. Marvin, B. Bennett e A. Tarney)

4 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/7eTRlwut/156_-_TJB.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Chico!
    Muito obrigado por isso!
    Não acreditei quando encontrei isso no blog!!
    Ganhei esse disco do Guilherme Dotta (que sempre foi muito amigo da família) logo que eles gravaram no começo da década de 80, mas durante uma mudança minha o disco se perdeu e eu nunca mais tinha ouvido essas músicas.
    Fiquei até emocionado!
    Muito obrigado amigo!
    Abraço
    Marcelo

    ResponderExcluir