Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EP - Oliveira e seus Black-Boys - My boy lollipop

EP do Oliveira e seus Black-Boys traz gravações instrumentais de hits internacionais

Não tenho muita referência a respeito do Oliveira e Seus Black-Boys, apesar da postagem de alguns discos desse grupo instrumental em alguns blogs. Segundo o amigo Augusto, lá do Toque Musical, que disponibiliza o LP "Oliveira e seus Black-Boys em Novas Travessuras Musicais" para download, o grupo surgiu no início dos anos 60. Liderado pelo saxofonista Antonio Oliveira de Souza, a banda foi formada exclusivamente com músicos negros e de alta qualidade. O conjunto provavelmente foi inspirado, assim como The Jordans, The Clevers e The Jet Black's, nos grupos instrumentais norte-americanos, muito populares na época, como The Ventures e The Shadows.

Este raro compacto duplo da banda, lançado pela Copacabana, não traz a data da produção, mas tudo indica que é de 1964, considerando o repertório capitaneado por "My boy lollipop", sucesso original da jamaicana Millie Small e que também fez sucesso por aqui com a versão gravada pela Wanderléa um ano antes da estreia do programa Jovem Guarda em 1965. "Meu bem lollipop" é, inclusive, apontado como o primeiro ska gravado no Brasil. Rita Pavone, por sua vez, fez sucesso com "L'amore mio" nesse ano. Outro indício que confirma o ano de 1964 está no livro "Rock Brasileiro 1955-1965", do Albert Pavão. No livro, mais precisamente na parte dedicada a discografia relativa aos 10 primeiros anos do rock tupiniquim, consta a inclusão de "My boy lollipop", executada pelo grupo, na coletânea "As 14 Maiorais - Volume VI". Este EP, porém, não é citado no livro.

Peço desculpas aos amigos pelo estado precário da capa. Infelizmente, não sei manusear o Photoshop e uso as imagens como realmente se encontram. Uma pena. Fico admirado com o trabalho primoroso de muitos blogueiros que conseguem transformar capas reconhecidamente detonadas em algo novo, muitas vezes melhores que as originais. Entendo, porém, que o mais importante é o conteúdo do disco. Neste caso, a banda se revela competente, com músicos de primeira linha, e lamento que não tenha emplacado durante a efervescência da Jovem Guarda. Confira:

01 - My boy lollipop
..... (Morris Levy - Johnny Roberts)
02 - L'amore mio (Remember me)
..... (Shelly Coburn - Migliacci)
03 - The first night of the full moon
..... (Alfred Kealoha Perry - Hal David)
04 - Gone, gone, gone
..... (Dan - Phil Everly)

Download aqui

Um comentário:

  1. gostei do local,mas não baixei nada,ta meio dificio(preciso de ajuda)como faço

    ResponderExcluir