Pesquisar este blog

domingo, 29 de janeiro de 2012

Antonio Borba - Na noite que se vai (Single 1967)

Antonio Borba possui uma das mais belas vozes do disco, conforme a RCA Victor em 1967

A presente postagem atende ao pedido do nosso vistante Antonio Arlei, que solicitou canções gravadas pelo cantor Antonio Borba. Infelizmente este é o único disco que possuo, no momento, com este intérprete de voz bonita e possante, como os amigos poderão constatar. Este compacto, lançado em 1967, é o segundo da sua discografia, e traz o sucesso "Na noite que se vai", uma versão de Hamilton Di Giorgio para "L'Amore se ne va", de Morina, D'Ercole, Melfa e Atmo, além de "Una moglie americana", de Nico Fidenco e Nino Oliviero. Posso estar enganado, mas creio que, com este disco, Antonio Borba ganhou o troféu Chico Viola, um dos mais cobiçados nos anos 1960.

O cantor nasceu na cidade mineira de Varginha, onde iniciou carreira artística na década de 50, apresentando-se na Rádio Clube de Vargínha. Foi numa dessas apresentações que o jovem foi descoberto pela dupla Cascatinha e Inhana, famosa na época, que o levou para a capital paulista. A primeira chance foi no "Programa César de Alencar", na Rádio Record, e acabou contratado por Walter Silva, o famoso "Pica-Pau", para o programa" Toca do Disco". Em seguida, Antônio Borba foi crooner da Orquestra de Simonetti e também de Sílvio Mazzuca. Estes eram os mais célebres maestros da época. Também foi crooner da Grande Orquestra de Georges Henry, da TV Tupi de São Paulo, e acabou cantando no show de apresentação do cantor norte-americano Johnny Mathis.

Sua estreia no disco foi em 1966, no ápice da Jovem Guarda, com as músicas "Sozinho" (Soli) e "Linda espanhola", pela RCA Victor, que também o incluiu no álbum "Carnaval Jovem", disco de 1967 que reúne os principais contratados da gravadora, como Os Incríveis, Vanusa, Waldirene, Nilton César, George Freedman e outros. Excursionou então com o também cantor Agostinho dos Santos, cantou ao lado de Juca Chaves, tocou com Hermeto Pascoal, e participou do " Encontro Show Samba no Chão", ao lado de Adoniran Barbosa e Demônios da Garoa. Também excursionou com a orquestra do maestro argentino Carlos Piper, e se apresentou nos principais programas de TV. Gravou discos na RCA Victor, Odeon, Som Livre, Paulinas e outras. Ainda na ativa, Antonio Borba gravou recentemente três músicas para a Festa do Peão Boiadeiro de Barretos e se prepara para um novo show com DVD e CD, intitulado " Viola e Café", conforme informa o blog do cantor deste single que considero muito bom. Confira:

01 - Na noite que se vai (L'Amore se ne va)
..... (Morina - D'Ercole - Melfa - Atmo - vs: Hamilton Di Giorgio)
02 - Una moglie americana
..... (Fidenco - Nino Oliviero)

5 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/41SIzYkw/184_-_AB.html

    ResponderExcluir
  2. GRANDE CANTOR Antonio Borba, compositor de grandes sucessos
    e está no cd de Virginia de Mauro a Lully afilhada de Beto Carrero.
    é isto ai, Beto Carrero está orgulhoso no céu com este homem.
    Fatima Leoncio

    ResponderExcluir
  3. Borba
    merece
    todos
    os
    elogios
    possiveis
    e
    agora
    volta
    com toda
    força
    com
    Virginia
    de
    Mauro

    beijokas
    1000

    Sabrina
    Sorocaba/sp

    ResponderExcluir
  4. parabéns meu amigo por todo sucesso conquistado e sei que vai conquistar muito mais sucesso...

    que Deus abençõe você sempre....

    forte abraços dos amigos do MUSICAL FAMILY

    ResponderExcluir
  5. Antonio Borba é um cantor de sucesso. Tem um vasto repertório de lindas canções.
    Abraços de, Jorge.

    ResponderExcluir