Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Jovem Guarda ao vivo no Teatro Record de SP

Estreia do Programa Jovem Guarda, na TV Record, foi em 22 de agosto de 1965

Há exatos 46 anos tinha início a transmissão pela TV Record de São Paulo do primeiro programa Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos. Para relembrar a data, 22 de agosto de 1965, esta postagem traz gravações ao vivo do programa, feita por alguém iluminado que desconheço, mas para quem gostaria de dar o devido crédito. Essas gravações foram originalmente postadas na primeira versão do blog Túnel do Tempo, do amigo Djair Nogueira, que abriu uma nova página na web. Foram três volumes de registros do programa.

Infelizmente, pelos recursos tecnológicos da época, as gravações não estão boas, da forma como costumamos ouvir. Nota-se claramente que foram captadas do áudio da TV, sem o uso do ”auxiliar” para gravar diretamente do aparelho de televisão. O resultado é similar ao áudio de uma Rádio AM. Mesmo assim, é um prazer poder ouvir e sentir um pouco o clima do que foi este programa que sacudiu literalmente a juventude e a sociedade da época, machista e conservadora. Selecionei 25 registros da postagem original, já que parte do material apresenta chiados e interferências, razão pela qual decidi priorizar os que apresentam melhor qualidade de áudio. Boa parte das gravações é de 1966.

O programa Jovem Guarda foi criado para preencher o vazio na programação da emissora nas tardes de domingo devido à proibição de se exibir ao vivo os jogos de futebol do campeonato paulista. Surgiu a ideia de contratar Roberto Carlos e Celly Campello - que estava afastada da carreira desde 1962, quando casou – para apresentá-lo. Diante da recusa da cantora de retornar a vida artística, a Record escolheu Erasmo Carlos e Wanderléa para dividirem o palco com Roberto Carlos, apresentador oficial do programa. Afinal, o trio fazia muito sucesso na época, antes mesmo de o programa ir ao ar.

A estreia do programa, segundo o Almanaque da Jovem Guarda, de Ricardo Pugialli, contou com as participações de Os Incríveis, Tony Campello, Rosemary, Ronnie Cord, The Jet Blacks e Prini Lorez, além de Roberto, Erasmo e Wanderléa. Em apenas três meses, o programa atingia audiência de 3 milhões de pessoas, apenas em São Paulo. A atração televisiva passou a ser transmitida do Teatro Paramount, ao vivo para São Paulo, e em tape para o Rio e Belo Horizonte. Infelizmente, devido aos incêndios nas instalações da emissora, os tapes da Jovem Guarda foram destruídos, razão pela qual o presente registro ganha importância.

Os ídolos do programa passaram a ditar moda entre os jovens. As gírias de Roberto Carlos também conquistaram a garotada e produtos com a marca Calhambeque, Ternurinha e Tremendão foram sucesso de vendas. À propósito, a postagem traz como bônus uma reportagem especial, de seis páginas, feita por ocasião dos 40 anos do programa, sobre o pioneirismo da Jovem Guarda na área de licenciamento. A matéria traz entrevistas com os principais ídolos da época, como Erasmo Carlos, Ronnie Von, Wanderléa, Tony Campello e outros. Trata-se de um documento interessante para pesquisa.

A partir de 1967, com o surgimento do Tropicalismo, o programa começou a perder força. Roberto Carlos deixa o comando e passa a ter uma atração própria (“Todos os jovens do mundo”) na Record, até que em junho de 1968 foi levado ao ar o último Jovem Guarda. Erasmo e Wanderléa também ganharam um programa (Tremendão e Ternurinha), exibido até o final do ano. Com o fim dos programas, vários artistas desapareceram da mídia e muitos investiram em outros estilos musicais, como Sérgio Reis que enveredou com sucesso para o sertanejo. Martinha, o Queijinho de Minas, como Roberto a chamava, apostou no mercado hispano e fez sucesso em vários países, chegando a morar na Espanha.

Confira a postagem:

01 - Roberto Carlos - Lobo mau
02 - Erasmo Carlos - Você me acende
03 - Wanderléa - Imenso amor
04 - Trio Esperança - Tartaruga
05 - Golden Boys - O bobo
06 - The Jet Blacks - Suzie Q
07 - Roberto Carlos - Esqueça
08 - Erasmo Carlos - O pica-pau
09 - Wanderléa - É pena
10 - Ary Sanches - Eu te darei bem mais
11 - Beatnicks - Gatinha manhosa
12 - Leno e Lilian - Pobre menina
13 - Gilmar - Mexericos da Candinha
14 - Ed Wilson - Se você quer
15 - Wanderléa - Será você?
16 - Tony Campello - Anel de diamantes
17 - Roberto Carlos - Festa de arromba
18 - Reynaldo Rayol - É de doer
19 - Golden Boys - Te adoro
20 - Roberto Carlos - É proibido fumar
21 - Ed Wilson - Cantemos o hi-ho
22 - Erasmo Carlos - Deixa de banca
23 - Roberto Carlos - Eu te adoro meu amor
24 - Wanderléa – Ternura
25 - Roberto Carlos - O calhambeque

10 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?5bssbygob2la4gh

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/108+-+JGAV,1058625099.rar(archive)

      Excluir
  2. Amigo CHICO vc ta de parabens.Queria saber onde tu consegui tantas raridades.Vc deve ter um gde acervo.Continue dividindo com os amigos os gdes sucessos da JOVEM GUARDA.Um gde abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, descobri seu blog via Suco de Sulcos.
    Fui eu que envie para o Djair Nogueira os 3 programas da Jovem Guarda (a historia foi assim) O Cesar da Casa da Musica de Limeira pediu prá mim tentar arrumar um gravador de rolo que tivesse a rotação certa para ver o que tinha nos 3 rolos de fita (era de uma pessoa de Piracicaba), o Augusto aqui de Campinas que mexe com som conseguiu esse maravilhoso registro de uma geração, e o Arq Synesio fan de Jovem Guarda usou o Soundforge para acerto de velocidade.
    Gostaria de divulgar os 2 programas que tenho na Web via www.solidrockradio.com.br
    Good Times - Kaleidoscópio
    Jovem Guarda Forever!

    ResponderExcluir
  4. Caro Rubens

    Desculpe-me por lhe responder somente agora. Eu não estava conseguindo escrever nos comentários, nem mesmo como anônimo. É um problema que já ocorreu anteriormente, motivo pelo qual deixei de colocar o link para download nos comentários em algumas postagens. Agora voltou ao normal.

    Agradeço imensamente por sua gentileza em explicar a origem dessas gravações e por fornecê-las ao Túnel do Tempo. Estendo os meus agradecimentos ao Cesar, Augusto e Synesio, sem os quais não teríamos esses registros. Valeu!!!

    Meu melhor abraço a vocês.

    ResponderExcluir
  5. Oi, muitos parabéns por seu blog, sempre repleto de álbuns muito interessantes.
    Gostei especialmente deste pela sua raridade. Valeu!
    Abraço,

    Carlos Santos
    (http://musicasdosanos60.blogspot.pt)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos

      Nem sei como lhe agradecer pelo generoso comentário. Quem conhece o blog Músicas dos Anos 60 sabe o peso do seu parabéns. Muito obrigado é o que posso escrever!!! Abs.

      Excluir
  6. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/pfx8e8f508

    ResponderExcluir
  7. LINK PODEROSO!!! DISCO BOM!!! VALEU BICHO!!

    ResponderExcluir
  8. não tem mais link funcionando, bora reativar?
    algo tão especial.

    ResponderExcluir