Vários artistas da Jovem Guarda embarcaram na "onda" da discothèque nos anos 1970
Aqui está uma coletânea curiosa. Traz artistas que passaram pela Jovem Guarda e embarcaram, talvez por imposição das gravadoras, pela Disco Music ou Discothèque, como muitos preferem. Trata-se de gênero musical cuja popularidade atingiu o pico na segunda metade dos anos 1970. O filme "Saturday Night Fever" (Os embalos de sábado à noite) contribuiu para o aumento da popularidade da disco music. Segundo a Wikipedia, a Disco Music teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970.
O estilo é conhecido por ser o primeiro abraçado por casas de dança, denominados "discotecas" e posteriormentes apenas clubes. As principais influências musicais incluem o funk, a música latina, psicodélica e o soul music. Arranjos de música clássica como acompanhamento são frequentes no estilo, criando um som cheio de colcheias e fusas mas ao mesmo tempo muito repetitivo. A introdução de arranjos orquestrais é uma herança do som da Motown. As linhas de baixo elétrico vindo do funk, e os cantores geralmente preferiam cantar em falsete. Na maioria das faixas de disco, cordas, metais, pianos elétricos e guitarras criam um som de fundo luxuriante. Ao contrário do rock, guitarra é raramente usada em solos.
Nos anos 1970 os mais famosos artistas da era disco foram Donna Summer, Bee Gees, Tina Charles, KC and the Sunshine Band, ABBA e Chic, entre outros. Summer se tornaria a primeira artista de disco popular, dando-lhe o título de "Rainha do Disco", e também desempenhou um papel pioneiro no som da eletrônica, que mais tarde tornou-se uma parte da disco. Embora os artistas tenham acumulado a maior parte da atenção pública, os produtores por trás das cenas tiveram um papel importante na música disco, já que muitas vezes escreviam canções e criavam sons inovadores.
Durante o início da década de 1980, a disco music começou a sofrer preconceito nos EUA que criticavam as danças, e os amantes do estilo que eram minorias na sociedade como negros, mulheres e homossexuais. A música disco da década foi apelidada de Pós-Disco, e o rock votou a dominar as paradas estado-unidenses. Apesar da queda da popularidade nos Estados Unidos, a disco music continuou a fazer sucesso no mundo todo durante toda a década de 1980 até evoluir para os derivados de música dance/eletrônica populares nas décadas seguintes. Confira a performance dos brasileiros:
01 - 1979 - The Fevers - A festa começou
02 - 1976 - Os Carbonos - Paraíba
03 - 1979 - Renato e seus Blue Caps - Aperta
04 - 1978 - Rosemary - Sem saber eu fui feliz
05 - 1979 - Os Incríveis - O amor nasceu (Born to be alive)
06 - 1977 - Sylvinha Araújo - Algo de novo no ar
07 - 1979 - Nilton Cesar - Onde estás agora
08 - 1978 - Celma e Célia - Vem quente que eu estou fervendo
09 - 1979 - Wanderley Cardoso - Conflitos
10 - 1978 - Adriana - Meu futuro
11 - 1978 - Fábio – Venha
12 - 1977 - Superbacanas - Com muito amor e carinho
13 - 1979 - Ronaldo Corrêa - Uma noite na discoteca da moda
14 - 1978 - Golden Boys - Jeitinho carinhoso (Melo da bochecha)
15 - 1979 - Joelma - Pode entrar
16 - 1977 - Jerry Adriany - Uma luz
17 - 1978 - Claudio Fontana - Marido infiel
18 - 1976 - Rosa Maria - Esqueça (Forget Him)
19 - 1977 - Ed Carlos - Estou feliz (Puppet on a string)
20 - 1979 - The Fevers - Eu sou mais eu (Y.M.C.A.)
Download aqui
boa noite,eita nós hem puxa vida com tantas músicas para matar a saúdade minha nota só pode ser 10....\o/ \o/ parabens e muito OBRIGADOOOOOOOO..QUANTOS E QUANTOS ANOS EU NÃO OUVIA ESSAS MÚSICAS..EITA QUE É SÓ SAUDADES E NADA MAIS...
ResponderExcluirCaro amigo
ExcluirMuito obrigado por prestigiar o blog. Fico feliz em saber que a coletânea lhe proporciona tantas saudades. Abração.
Novo link:
ResponderExcluirhttp://kiwi6.com/file/p3zzn888b1
sempre venho aqui e me surprendo com as reliquías postadas. Obrigado mesmo. M***
ResponderExcluir