Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ronnie Cord - Singles & Raridades

Ronnie Cord, um dos precursores do rock brasileiro, atuou durante todo os anos 60

Ronnie Cord (Ronald Cordovil), cantor e compositor, certamente é um dos personagens de destaque no livro citado na postagem anterior, pois é um dos pioneiros do rock brasileiro ao lado de nomes como Tony Campello, Sérgio Murilo, Demétrius, Carlos Gonzaga e outros. Esta coletânea contempla as gravações lançadas em discos 78 RPM e compactos simples e duplos ao longo da carreira que se estendeu durante todo os anos 1960. São registros não incluídos nos quatro álbuns que lançou, sendo três pela Copacabana e um pela RCA Victor. A exceção é a última faixa, Rua Augusta, seu maior sucesso e título do LP da RCA.

Ele nasceu na cidade mineira de Manhuaçu em 22 de janeiro de 1943. Filho do maestro e compositor Hervê Cordovil, Ronnie começou a aprender violão aos seis anos, revelando o dote musical da família, já que os irmãos Norman e Maria Regina também cantavam. Em 1959 fez um teste na Copacabana Discos, no Rio de Janeiro e, no ano seguinte, realizou sua primeira gravação, lançada em LP que reunia vários outros cantores da gravadora. Ainda em 1960, gravou o primeiro disco individual, um 78 rpm, com "Pretty Blue Eyes" (Teddy Randazy) e "You're Knochin'me Out" (Neil Sedaka e H. Greenfieid).

O grande sucesso no início de carreira foi com outra música norte-americana, "Itsy Bitsy Teenie Weenie Yellow Polkadot Bikini"(Lee Pockriss e Paul Vance), com a qual se manteve, durante seis meses, em primeiro lugar nas paradas de sucesso, e que lhe valeu o troféu Chico Viola do ano. Em 1961 estreou como compositor lançando "Sandy", pela Copacabana. Com "Rua Augusta" (Hervé Cordovil), lançada pela RCA Victor, recebeu vários troféus em 1964 e 1965, e é considerada até hoje um dos ícones do rock brasileiro. Ainda em 1965 fez muito sucesso com a versão "Biquini de bolinha amarelinha" (seu sucesso de 1960 em versão de Hervê Cordovil), gravada também na RCA Victor.

Por essa época, atuou em televisão e rádio, no Rio de Janeiro e São Paulo, inclusive no programa Jovem Guarda, da TV Record, do qual participou como contratado nos anos de 1965 e 1966. A partir daí, gravou alguns singles – um dos quais pela Polydor e outro pela Equipe, seu último registro em vinil no ano de 1969. Este compacto será postado em seguida porque não coube nesta coletânea. Abandonou a carreira no início da década de 1970, embora participasse esporadicamente de shows de pioneiros do rock brasileiro. Morreu em 6 de janeiro de 1986, aos 42 anos, vitima de câncer no pulmão.

01. 1960 - Você me venceu (You're knockin'me out)
02. 1960 - Pretty blue eyes
03. 1960 - Teen angel
04. 1960 - Oh Carol
05. 1961 - Dream'in
06. 1961 - Look for star
07. 1961 - Bat masterson
08. 1962 - Parabéns 15 anos
09. 1962 - Rapaz do banjo (Banjo boy)
10. 1962 - Pera madura
11. 1962 - Brotinho de pulover
12. 1963 - Rosa meu amor
13. 1963 - Sandy
14. 1964 - Boliche legal
15. 1965 - Amor perdoa-me
16. 1965 - Eu vou à praia
17. 1965 - A força do destino
18. 1965 - Giorno grigio
19. 1966 - Eu, a noite e ninguém
20. 1966 - Disco voador
21. 1967 - Só eu e você
22. 1967 - Felizes juntinhos
23. 1968 - O jogo do Simão
24. 1968 - Se você gosta
25. 1968 - Sonho de amor (Dueto com Cleide Alves)
26. 1968 - Por ser jovem demais
27. 1968 - Sou louco por você
28. 1969 - M... de mulher
29. 1969 - Eu te daria minha vida
30. 1964 - Rua Augusta

10 comentários:

  1. Há uns tempos atrás fiz uma pesquisa de toda a discografia de compactos e 78 rpm do Ronnie e "produzi" de forma artesanal (pegando o material que eu tinha em vinil) 2 albuns os quais intitulei "singles and rarities", sendo o primeiro a fase da copacabana e o segundo a fase RCA. Vejo com muit alegria aqui uma parte dele.
    Vejo com muita alegria este material muito bem feito por vc.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Recruta: muito obrigado pelo comentário. Acho que trabalho como o nosso ajuda a divulgar nomes hoje esquecidos da mídia. A propósito, esta coletânea inclui músicas de vinis e CDs do meu acervo e também de um CD de coletânea da "Comet" (?) que comprei na Feira de Vinil, cujo vendedor me foi apresentado pelo Tony Campello. Grande Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é Chico, por acaso esse vendedor não seria o Waldir Siqueira? Ele criou essa marca "Comet" e vende suas coleções nas feiras do Tangerino aqui em São Paulo, ontem ele estava lá.
    Vamos combinar um encontro por lá qualquer outra feira, veja as fotos na comunidade MC&JG.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Recruta

    É ele mesmo! Mora no Rio, segundo me contou. Comprei muitos CDs dele. Será ótimo encontrar com o pessoal da comunidade na Feira. Tudo dependerá da disponibilidade de cada um. Abs.

    ResponderExcluir
  5. adoro a jovem guarda por que ela revelou varios artista gostaria que a gente fizesse parceria com meu blog frank-musicaeetc.espero contatos

    ResponderExcluir
  6. AQUI ESCREVE UM AMIGO DE JUVENTUDE DO RONNIE .............MEU NOME ..........SIMÃO FAIMAN .............ELE FOI UMA VOZ UNICA NA JOVEM GUARDA ........TENHO SAUDADES DOS BONS TEMPOS DA LAMBRETA E DA RUA AUGUSTA.........ELE DE FOI MUITO JOVEM .....SAUDADES........HOJE SÓ RESTA SAUDADES MESMO

    ResponderExcluir
  7. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/yLwzNfkK/119_-_RCORD.html

    ResponderExcluir
  8. Ronnie Cord foi um cantor excelente da decada de 60 pena que tenha partido tão jovem até hoje esta fazendo muita falta com sua bela voz.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente o link não está mais disponível.

    ResponderExcluir
  10. amigo chico seria possível vc habilitar o link, ta off muito obrigado

    ResponderExcluir