Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Jorge Mautner - Singles e Raridades

Coletânea inclui "Lenda do Pégaso", exclusiva do filme "O olho mágico do amor", de 1981

Logo após a postagem do primeiro disco de Jorge Mautner (veja abaixo), o amigo Tito, do blog Suco de Sulcos, me enviou a presente coletânea, a quem deixo aqui registrado o meu agradecimento. Fã do cantor, compositor e escritor, Tito é daqueles que procura ter tudo relacionado ao artista. Um exemplo é a faixa “Lenda do Pégaso”, que ele ripou do filme “O olho mágico do amor”, de 1981, no qual canta – acompanhado ao violão pelo eterno parceiro Nelson Jacobina - em dueto com a atriz e cantora Tânia Alves. Trata-se de registro inédito, exclusivo para o filme dirigido por José Antonio Garcia e Ícaro Martins, sendo que a música ficou conhecida na voz de Moraes Moreira.
A coletânea inclui “Não, não, não”, do single postado anteriormente, mas a versão aqui apresentada está remasterizada. Foi relançada no CD duplo “O ser da tempestade”, de 1999. Além disso, a postagem traz alguns registros interessantes, como “Jambalaya (On the bayou)” e “Orquidea negra” (com Celso Sim) extraídas da TV. Merecem destaque as faixas “Bem te viu”, terceira colocada no Festival Abertura, da Rede Globo, em 1975, e “Rock da barata”, gravada ao vivo no Phono 73, festival realizado em Sampa no Palácio de Convenções do Anhembi, entre 11 e 13 de maio de 1973, com todo o elenco da Phonogram, hoje Universal. No ano anterior, Mautner lançou o primeiro e cultuado álbum, “Para Iluminar a Cidade”, pelo selo Pirata, da Polygram. Devido ao preço mais baixo que o de mercado, as lojas o boicotaram e o disco foi retirado de circulação.

A boa notícia é que Mautner pretende celebrar os 40 anos do disco, reunindo seus trabalhos musicais numa caixa de CDs em 2012. Vale lembrar que “Para iluminar a cidade” já foi lançado em CD em 2002. Na Philips, ainda gravou “Jorge Mautner” (1974) e “Mil e Uma Noites de Badgá” (1976). Depois vieram Bomba de Estrelas (1981), produzido por Chico Neves e Liminha, na Warner, e "Antimaldito" (1988) pela Polygram. Ainda gravou "Árvore da Vida" (com Nelson Jacobina), pelo selo Geleia Geral, de Gilberto Gil, em 1988. Mautner - que festejou seu 70º aniversário em janeiro último - lançou outros álbuns, entre os quais “Eu não peço desculpas” (2002) em dupla com Caetano Veloso e "Coisa de Jorge" (2007), que reuniu alguns Jorges da música brasileira (Vercilo, Benjor, Mautner e Aragão) em homenagem a São Jorge.

01. Relaxa, meu bem, relaxa
02. Planeta dos macacos
03. Bem te viu
04. Não, não, não (com The Vikings)
05. Não vá se perder por aí (com Gilberto Gil)
06. Filho predileto de Xangô
07. O boi
08. Andar com fé (com Nelson Jacobina)
09. Pra repousar (com Eustáquio Sena)
10. Balaio grande (com Nelson Jacobina)
11. Leva meu samba (com Metrô)
12. Jambalaya (On the bayou) - (com Nelson Jacobina)
13. Orquídea negra (com Zé Ramalho)
14. Rock da barata
15. Samba dos animais (com Nelson Jacobina)
16. Todo errado (com Caetano Veloso)
17. Manjar de reis (com Caetano Veloso)
18. O vampiro (com Nelson Jacobina)
19. Lenda do Pégaso (com Tania Alves & Nelson Jacobina)
20. Orquídea negra (com Nelson Jacobina & Celso Sim)

4 comentários: