Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

v.a. - Eles & Elas cantam em português

Coletânea apresenta artistas internacionais interpretando canções em português

Brasileiros cantando em inglês não são novidades pra ninguém, apesar de muita gente torcer o nariz devido ao sotaque da maioria dos nossos artistas. Afinal, interpretar em outro idioma que não seja o de batismo não é tarefa tão simples como possa parecer, principalmente para quem não domina a língua.
No entanto, a recíproca também é verdadeira, pois muitos artistas internacionais, fascinados pela música brasileira – em especial a Bossa Nova – se aventuraram a cantar em português. Prova disso é a presente coletânea, formada em sua maioria por faixas baixadas na web, em que eles desfilam a sua forma brasileira de cantar.

Nota-se que os nascidos em países cujo idioma é de origem latina, obviamente, levam a melhor. Cantores como Rick Martin, Rita Pavone, Laura Pausini, Julio Iglesias, Miguel Bosé, Shakira e até a atriz francesa Brigitte Bardot conseguem transmitir boa parte das palavras com relativa facilidade. A sul-africana Miriam Makeba, famosa no Brasil pelo hit “Pata pata”, canta bem com seu sotaque carregado. Miriam tem outras duas músicas no repertório gravadas em português: “Mas que nada” e “Xica da Silva”, ambas de Jorge Benjor.

Outros, como o norte-americano David Lee Roth, famoso como vocalista da banda Van Halen, e o inglês Sting (ex-vocalista do The Police) escorregam feio no português e pouco do que cantam é compreensível aos nossos ouvidos. Pra quem não sabe, a música "Take saravá", interpretada por David Lee Roth, foi originalmente gravada pela brasileira Silvia Torres.

Alguns chegam a surpreender, como George Michael, que certamente teve a assessoria da Astrud Gilberto na hora de gravar “Desafinado” em dueto com a brasileira. Surpreendente mesmo é a japonesa Yoshimi Katayama interpretando o chorinho “Tico-tico no fubá”, de Zequinha de Abreu, incluído em 2008 no CD “Eu canto choros”, inédito no Brasil e inteiramente em português. Estudou o idioma no Japão e veio ao Brasil pra gravar com a rainha do chorinho Ademilde Fonseca a música "Fala baixinho”, incluída no álbum. No ano passado, Yoshimi apresentou show em Tókio para homenagear o centenário de nascimento da Carmen Miranda, interpretando mais de 20 músicas do repertório da Pequena Notável. Agora é curtir a coletânea e constatar quem você consegue entender melhor o que eles e elas cantam em português:

01 - Brigitte Bardot - Maria Ninguém
02 - George Michael and Astrud Gilberto - Desafinado
03 - Rita Pavone - Garota de Ipanema
04 - Damien Rice and Lisa Hannigan - Águas de março
05 - Nat King Cole - Suas mãos
06 - Johnny Mathis - Corcovado
07 - Björk - Travessia
08 - Sting - Frágil
09 - Everything But the Girl - Corcovado
10 - Yoshimi Katayama - Tico tico no fubá
11 - David Lee Roth - Take saravá
12 - Shakira - Estou aqui
13 - Miriam Makeba - Maria Fulô
14 - Miguel Bosé and Frenéticas - Tutti Frutti
15 - RBD - Esse coração
16 - Ricky Martin - Te quero, te esqueço, te amo
17 - Julio Iglesias - Por ela (Por ella)
18 - Laura Pausini - Inesquecivel
19 - Beyoncé - Perfeição existe (live)
20 - Belle and Sebastian - A minha menina (live)

4 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?v9prtx079j8a30s

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/112+-+EECP,1058616079.rar(archive)

      Excluir
  2. Identifiquei pelo menos um erro, quem canta não é a Beyoncé a música Perfeição Existe, me parece que é a Adriana Calcanhoto. Algumas são duvidosas....

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://kiwi6.com/file/247i9j35a4

    ResponderExcluir