Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vários artistas - Alegria, música e ritmo (1963)

Coletânea lançada em 1963 apresenta artistas nacionais e internacionais da CBS

Fui obrigado a trocar de navegador. Mudei o Internet Explorer pelo Google Chrome porque estava incompatível com o Blogger, o que me impedia de fazer qualquer postagem. O problema é que, com o novo navegador, não consigo escrever nada nos comentários. Eu, que tradicionalmente coloco os links para download na parte reservada aos comentários, agora sou obrigado a deixá-lo fora, logo abaixo da relação das músicas. Peço aos amigos que me desculpem pela falta de respostas aos comentários. Na sexta-feira, 16, um anônimo informa que seu pai, o Mário, ainda vivo, foi um dos integrantes do grupo Os Dolentes. Acho muito legal resgatar a história de antigos grupos. O nosso amigo deveria procurar o Lipa, do Programa Circo Circuito, que certamente se interessará em entrevistar o seu pai e resgatar a história do grupo. Veja o blog do programa para saber mais a respeito.

Bem, aproveito o comentário para postar este disco de coletâneas lançado em 1963 pela CBS (Sony). O LP traz uma faixa com Os Dolentes, extraída de um 78 RPM que tem, no lado B, a música "Vi meu bem com outro rapaz", composta por uma nova dupla de autores: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Por falar no rei, ele também está no repertório com "Splish Splash", primeiro grande sucesso da carreira de Roberto Carlos. Trata-se de uma versão do Erasmo Carlos para a original de Bobby Darin. A coletânea também traz "Dá-me felicidade", do primeiro LP da Wanderléa, gravado com Astor Silva e sua orquestra.

A gravadora deve ter acreditado muito nessa música porque também a incluiu no LP "As 14 mais", volume 10. Em 1964, quando Wanderléa começou a gravar com acompanhamento do Renato e seus Blue Caps, a CBS ainda incluiu "Dá-me felicidade" no primeiro compacto simples da cantora, com "Me apeguei com meu santinho", no outro lado do disco. Finalmente, vendo que Wanderléa fazia mais sucesso com rocks, a gravadora tirou a música do single e a substituiu, a partir da segunda tiragem, por "Meu bem lollipop", tornando-se o primeiro ska gravado no Brasil. O single com "Dá-me felicidade" é objeto de desejo de colecionadores. Uma curiosidade: essa música foi regravada por Sidney Magal em 1979.

Este "Alegria, Música e Ritmo ainda traz Carlos Ely e Rossini Pinto entre os nacionais, e Nino Scarpelli, Ray Conniff, Dion, The Silver Stars e Bobby Vinton, entre os internacionais. Confira:

01 - Nino Scarpelli - Quando... quando... quando
..... (Tony Renis - A. Testa)
02 - Ray Conniff - Honky tonk twist
..... (Ray Conniff)
03 - Carlos Ely - A noite que eu chorei (The night I cried)
..... (Peter Udell - Gary Geld - Rossini Pinto)
04 - Albert Konrad - Skokiaan
..... (T. Glazer - A.Msarurgwa)
05 - Dion - Gonna make it alone
..... (D. DiMucci - B. Feldman - G. Goldstein - R.Gottehrer)
06 - The Silver Stars - Sugaree
..... (Marty Robbins)
07 - Os Dolentes - Bye, bye Lola
..... (Earl Gary - Jean Rolle - Van Aleda - Rossini Pinto)
08 - Roberto Carlos - Splish Splash
..... (B.Darin - Erasmo Carlos)
09 - Bobby Vinton - True love
..... (Bobby Vinton)
10 - Wanderléa - Dá-me felicidade
..... (J.&L. Breedlove - Rossini Pinto)
11 - Ray Conniff - Dançando o twist
..... (Ray Conniff)
12 - Rossini Pinto - Shalalá-lalu (Por causa de você)
..... (Rossini Pinto)

Download aqui

2 comentários:

  1. Gostaria de fazer um comentário sobre algumas faixas desta miscelânea: I) Nino Scarpelli era radicado no Brasil. II) O título original de "Honky Tonk Twist" é "Honky Tonk Rock Around". III) O título original de "Dançando o Twist" é "Swingin' the Bop". IV) Albert Konrad é pseudônimo para o saxofonista brasileiro Jaime Araújo. Essas faixas do Ray Coniff estão em seu 2º. LP, de 1957, "Dance the Bop" (lançado no Brasil, posteriormente, c/ o nome de "Twist"). É isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de fazer um comentário sobre "Me apeguei com meu Santinho" gravada por Wanderléa. O Compacto Simples lançado com essa música tinha, no outro lado, a canção "Meu Bem Lolipop". É isso aí.

    ResponderExcluir