Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Luis Eugênio - Comunicação jovem (LP 1972)

Álbum traz a versão de "Speak sofly love", tema do clássico "O poderoso chefão", de 1972

Sabe aquele disco que a gente compra pela curiosidade de ouvir a versão de uma música que gostamos? Este álbum do Luis Eugênio, cantor e compositor que não conhecia, é um exemplo. Eu o comprei por constar "There's no more on the brasos", um grande sucesso no Brasil da banda holandesa The Walkers, formada em 1964, no repertório. Também fui motivado a adquiri-lo devido a versão de "Summer Holiday", hit do saudoso brasileiro Terry Winter, nome artístico do então Tommy Standen, cantor e compositor que iniciou a carreira na época da Jovem Guarda. O álbum também contempla o ouvinte com a versão de "Speak sofly love", tema do clássico filme "The Godfather" (O Poderoso Chefão), dirigido por Francis Ford Coppola, que fez sucesso no Brasil como "Fale baixinho", na interpretação de Wanderley Cardoso.

A julgar pela foto na capa, imaginei que se tratava de um cantor com voz ainda juvenil, tipo Ed Carlos no início da carreira, mas Luis Eugênio se revela intérprete de canto firme e seguro, apesar do repertório. Mesmo assim, o disco traz composições de autores que gosto muito, como Ivan Lins e o também saudoso Abílio Manoel, famoso pelo hit "Pena verde". O próprio Luis Eugênio nos contempla com duas composições da própria lavra: "Minhas noites" e "Te quero ainda", e ainda traz o samba rock "O suburbano", de Carlos Odilon e Edson Melo, além da comercial "Sou um menino triste", uma versão de Nazareno de Brito - responsável pela seleção e coordenação de produção do álbum - para "Little boy blue", de Sidney Elliott, que encerra o disco.

Aproveitei e inclui, como bônus, as duas faixas de um compacto simples de 1974 (veja foto ao lado), lançado pela Copacabana Discos, que se destaca pelo charleston "Não dou colher", composta pelo cantor. Fiz uma pesquisa na internet em busca de informações sobre o artista. Infelizmente, pouca coisa se encontra na rede, mas constatei que ele gravou outros dois álbuns. Provavelmente deve ter outros títulos em sua discografia. Pelo que pude apurar, Luis Eugênio era gaúcho e faleceu em 1989, ainda jovem, provavelmente vitima de algum acidente. Se você tiver mais informações, por favor, escreva nos comentários. Agradeço desde já, e se você é curioso como eu, que gosta de conhecer e ouvir um pouco de tudo, sem preconceito, confira o trabalho deste artista:

01 - Fale amorosamente (Speak sofly love)
..... (Nino Rota - Larry Kusik- vs: Nazareno de Brito)
02 - Deixa que eu vá (There's no more corn on the brasos)
..... (Innemee - Hoes - vs: Nazareno de Brito)
03 - O suburbano
..... (Carlos Odilon - Edson Melo)
04 - Palco iluminado
..... (Ivan Reis - Carlos Imperial)
05 - Um carro enferrujado
..... (Ivan Lins - Ronaldo Monteiro de Souza)
06 - Minhas noites
..... (Luis Eugênio)
07 - Férias de verão (Summer holiday)
..... (Tony Temple - Dell Clyde - vs: Domingos Paulo)
08 - Ruas do Rio
..... (Abilio Manoel)
09 - Amanhã (Tomorrow)
..... (Bobby Martin- Henry Jerome - vs: Nazareno de Brito)
10 - Te quero ainda
..... (Luis Eugênio)
11- Estrada de algodão
..... (Reynaldo Rayol - Ricardo Caníora)
12 - Sou um menino triste (Little boy blue)
..... (Sidney Elliott - vs: Nazareno de Brito)

FICHA TÉCNICA:

Produtor fonográfico: SOM - Indústria e Comércio
Seleção e coordenação de produção: Nazareno de Brito
Supervisão musical: Leo Peracchi
Técnico de gravação: Renaldo Mazziero
Mixagem: Milton Rodrigues
Corte de matriz: Rogério Décio Gauss
Foto: Mafra
Layout: Ciro Ney
Gravação: Estúdios Reunidos Ltda - SP

BÔNUS - Compacto simples Copacabana - 1974

01 - Sou feliz
..... (Osvaldo Bettio - Juliano Rivas)
02 - Não dou colher
..... (Luis Eugênio)

11 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/RfizF9uh/186_-_LECJ.html

    ResponderExcluir
  2. O Luis Eugênio era gaúcho e foi assassinado,num crime até hoje não solucionado,em 1989.Ele trabalhava em rádio.O último programa de TV,foi o "Tio Tony",na TV 2 Guaíba,vindo a falecer poucos dias depois.Foi uma apresentação muito bonita,onde cantou e foi homenageado.Gravou também o LP "Voltando",em 1988.Em 1975 gravou a música "Roda Canto"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas informações. É lamentável que o crime não foi e nem será solucionado, pois já foi prescrito. Imagino que foi ídolo popular no Rio Grande do Sul, mas - pra variar em país de memória curta - caiu no esquecimento, pois na internet pouco se encontra sobre o artista, sua obra e o crime sem solução do qual foi vítima. Abs.

      Excluir
  3. Infelismente, para o artista ter um reconhecimento nacional, tem que esta atuando no eixo Rio e São Paulo. Por isso que uma legião de malas, agitam, SP e RJ. Quanto ao Luiz Eugênio, sinto muita tristeza pelo seu assasinato, não pela música O SUBURBANO, que gravou,que é de minha autoria e Edson Melo, mas pelo seu desaparecimento de forma trágica em plena juventude, que Deus o tenha no céu. Asss.CARLOS ODILON.

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE LUIS EUGÊNIO. QUANDO OUVI UMA MÚSICA SUA GOSTEI MUITO DA VOZ. HOJE TENHO UM FILHO COM 16 ANOS COM O NOME DE "LUIS EUGÊNIO.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Eugênio participou das primeiras "Californias da Canção Nativa", em Uruguaiana, RS, até hoje o maior festival de musica do RS. Com "Roda Canto", venceu a 5ª Edição. O seu assassinato teve várias correntes de investigação, inclusive passionais, mas nada foi solucionado. Não chegou a ser um ídolo aqui no Sul, talvez por sua vida um pouco atribulada e por investir mais na carreira como radialista, mas tinha uma bela voz.

    ResponderExcluir
  6. Luis Eugênio - Voltando (1988)

    01 - Voltando
    02 - Bom Gaúcho
    03 - Ninho
    04 - Prenda Linda
    05 - Milonga e Razão
    06 - Cantiga do Amor Presente
    07 - Laços
    08 - Cantiga do Oferecido
    09 - Xote da Amizade
    10 - Amigos da Praia de Fora
    11 - Desabrigo
    12 - Roda Canto (vencedora da 5ª Califórnia em 1975)

    Link para baixar:
    http://www61.zippyshare.com/v/5711895/file.html

    ResponderExcluir
  7. Não sabia nada a seu respeito, lembro-me bem da capa do LP dele
    Obrigado pelas infs.
    Mauricio Cardim (Fotógrafo)..

    ResponderExcluir
  8. lamentavelmente o link encontra-se expirado

    ResponderExcluir
  9. Sou de Passo Fundo-RS..convivi com a familia do LUis Eugenio ( Geninho),pois moravam perto da minha casa..Mãe irmã e irmãos..familia querida demais..Muito triste saber da tragica noticia,,Luis Eugenio assassinado...lamentável...eu era criança ,mas lembro de tudo...

    ResponderExcluir
  10. Ele foi para o Rio de Janeiro a e, a convite do empresário Genival Melo, ficou no apartamento dele em Botafogo.
    Foi muito elogiado quando gravou esse disco, porque fez tudo de primeira.
    Fez alguns shows, era reconhecido na rua, cantou no Chacrinha.
    Desistiu de tudo e voltou para o Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir