Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Vanusa - Viva paixão (LP CID - 1991)

Álbum do show "Viva Paixão" contempla o público com seis inéditas e cinco regravações

Encontrei uma foto que tirei da Vanusa em 1982. Foi um flagrante do show de lançamento do álbum "Primeira estrela", dirigido pelo ator e diretor Jorge Fernando, em São Paulo.
Tive a oportunidade de encontrá-la e assistir suas apresentações em vários momentos pelo fato de termos amigos em comum, um dos quais - o saudoso Carlinhos - trabalhou diretamente com ela. Curto o trabalho da Vanusa. Destaco os impecáveis discos dos anos 1970. O encontro dessa velha foto, quase esquecida, foi o suficiente para fazer uma retrospectiva mental da sua obra até chegarmos ao triste episódio do Hino Nacional Brasileiro, fato que agravou na artista o medo de subir no palco e errar a letra. Com depressão, chegou a pensar em abandonar a carreira e, felizmente, decidiu se internar numa clínica de repouso para cuidar da saúde.

O que me chamou a atenção foi a reação de parte do público que a execrou de forma impiedosa. Comentários ridículos, inoportunos e maldosos, carentes de fundamento, em total desrespeito ao ser humano, foram redigidos nos vídeos do YouTube e nos sites com reportagens sobre os últimos acontecimentos na vida da cantora e compositora. Vanusa, uma notável intérprete, que enriquece a MPB com sua arte, não merece isso. Ninguém merece, na verdade. Um velho ditado já diz que pimenta é refresco nos olhos dos outros. Muitos esquecem que todos - ricos, pobres, anônimos ou famosos, sem exceção, do mendigo na esquina ao papa no Vaticano - estamos sujeitos a um amplo cardápio de adversidades. É a vida. Não temos, mesmo diante da tecnologia disponível, meios de saber como será o nosso próximo minuto. Melhor seria, para quem sorri com a desgraça alheia, manter sua insignificância des/humana no anonimato.

Felizmente, nem tudo está perdido, pois também encontramos nesses comentários pessoas solidárias, iluminadas, capazes de amenizar a dor do próximo e fortalecer quem necessita, como o ator Reynaldo Gianeccini, em tratamento contra o câncer, que não se cansa de agradecer ao público pela solidariedade recebida neste momento difícil. Acredito na lei do retorno. Colhemos o que plantamos. Impossível plantar arroz e colher feijão. Foi pensando em Vanusa que decidi postar - até como gesto de solidariedade do público que torce por seu retorno brilhante e triunfal como foi a impecável apresentação no show de 1982, como mostra a foto acima - este álbum: Viva paixão, lançado pela CID em 1991. O correto seria apresentar o LP "Primeira estrela", mas escolhi este porque não o vi em outros blogs. O disco se destaca por apresentar seis inéditas no lado A - atente para a letra de "Ser artista" e escreva o que achou nos comentários - e cinco regravações de hits no B. Confira:

01 - Viva paixão
..... (Magali Mussi - Ulisses Tavares - Sérgio Sá)
02 - Ser artista
..... (Sérgio Sá - Vanusa)
03 - Amantes
..... (Alexandre Rocha - Waltel Branco)
04 - Seguindo em frente
..... (Sérgio Augusto)
05 - Mãe de todos nós
..... (Sérgio Sá)
06 - Quando o amor termina
..... (Sérgio Augusto)
07 - Manhãs de setembro
..... (Vanusa - Mário Campanha)
08 - Paralelas
..... (Belchior)
09 - Pra nunca mais chorar
..... (Carlos Imperial - Eduardo Araújo)
10 - Sonhos de um palhaço
..... (Antonio Marcos - Sérgio Sá)
11 - Mudanças
..... (Vanusa - Sérgio Sá)

FICHA TÉCNICA

Produtor fonográfico: Cia. Industrial de Discos
Coordenação geral: Harry Zuckermann
Direção de estúdio: Sérgio Sá e Pedro Milliet
Produção: Caracol S/C
Produtores: Sérgio Sá e Pedro Milliet
Produção executiva: Walter Viudes Jr
Assistente de produção: Zeca Pinheiro
Corte: Laurimar Lopes
arte final: Dornas
Direção de arte: Suely Rodrigues
Arranjos e teclados: Sérgio Sá
Programação de teclados: Pedro Milliet
Guitarras e violões: Paulinho
Saxofone: Proveta
Coro: Cida, Rita, Pedro e Sérgio
Backing vocal na faixa "Seguindo em frente": Sérgio Sá
Técnico: Primo
Mixagem: Primo, Pedro, Sérgio Sá



6 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/UUoaWZSR/187_-_VVP.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua atitude amigo e sinto que o ser humano é repleto de gratidão e vc está incluido neste roll.a Vanusa com certeza merece todo esse seu carinho e ter alguém falando dela assim me emociona porque ela merece; é uma pessoa fantástica e uma excelente cantora.Está de volta na música e em breve nos palcos cada vez mais segura.Veja quando possível o blog que fiz em homenagem a ela, minha grande e amada amiga de mais de 30 anos.Abração.
    samor
    http://vanusashowmaximo.blogspot.com.br/
    Deixe lá os seus comentários, ela ficará muito feliz.

    ResponderExcluir
  3. Esse álbum dela eh show d bola!!! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Esse álbum dela eh show d bola!!! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia excelente coisa para nos que somos apaixonados por musicas criar paginas como esta parabéns ao criador

    ResponderExcluir