Pesquisar este blog

domingo, 5 de junho de 2011

Eles & Elas cantam "Sentado à beira do caminho"

Grandes intérpretes nacionais e internacionais cantam o sucesso de Erasmo Carlos

Hoje, 5 de junho, é o dia do aniversário de dois ídolos da minha adolescência: Erasmo Carlos e Wanderléa. Começo pelo Erasmo, que completa 70 anos e de quem sou fã desde o início de sua carreira. Guardo comigo até hoje uma foto autografada que recebi dele pelo correio. Em 1966, Erasmo tinha um programa diário à tarde na Rádio Panamericana (Jovem Pan), em São Paulo, e eu – com 13 anos - era um dos ouvintes assíduos. Um dia, mandei uma carta, que ele leu no ar, e dias depois recebi uma carta mimeografada, com as iniciais do Negativo (secretário do Erasmo, na época) e do próprio EC.
A carta veio acompanhada da foto autografada, aqui postada, e um folheto com a foto do cantor e a letra de quatro músicas: “O pica-pau”, “É duro ser estátua”, “A carta” e “S.O.S”. Na carta, Erasmo anunciava o lançamento do seu mais novo long-play, “Você me acende”, e me convidava a ouvi-lo porque o disco estava “terrivelmente bárbaro, mora!”. De fato, o tempo provou que o disco foi muito mais do que uma brasa, pois mantém acesa sua chama até hoje. Neste LP estão clássicos da Jovem Guarda, como “Você me acende”, “O carango”, “A carta”, “Gatinha manhosa”, “É duro ser estátua” e outras, como “O homem da motocicleta”, que minha saudosa mãe adorava.

Bem, escrevi tudo isso para homenageá-lo por mais este aniversário, e pensei em postar algo que não fosse um dos seus discos, já que todos foram lançados em CD e muitos estão disponíveis em vários blogs. Aí lembrei-me de “Sentado à beira do caminho”, e de quantos artistas a regravaram ao longo dos 42 anos desde o seu lançamento, em maio de 1969. Assim, resolvi reunir 31 registros – incluindo os do Erasmo – dessa canção que até hoje é presença obrigatória no repertório do Tremendão. O próprio Erasmo, no encarte do CD duplo “Esquinas do Tempo – 1960/2000”, lançado pela Som Livre, comenta sobre essa música:

“A gente a fez por influência da harmonia de “Honey”, de Bobby Goldsboro, que também é um maná pra gente até hoje. Se você pega essa harmonia, sai uma música logo, logo, porque ela também é uma música muito rica. Então, Roberto chegou e disse que tinha bolado um tema que tinha a minha cara. Ele morava no Morumbi, recém-casado com Nice, e eu fui pra lá. Eu falei que queria gravá-la porque estava fazendo meu último disco pra RGE, etc. Ele mostrou-me o início, nós começamos a trabalhar e demoramos mais de dois meses pra fazer essa música. É que o refrão não saia de jeito nenhum, e era uma época em que a gente trabalhava feito doido, fazendo shows pelo Brasil, sem as mordomias de hoje – era tudo mais difícil. Então, a gente quase não dormia e fazer música com sono complicava. Toda noite batia sono e o Roberto pedia 15 minutos pra tirar um cochilo, depois eu o acordava e a gente continuava. Quando ele acordou de um determinado cochilo, ele esfregou os olhos e soltou a segunda parte, com a qual ele havia sonhado. Lancei no finalzinho da Jovem Guarda. Lembro-me de cantar essa música com todo mundo abraçado na coxia num dos últimos programas – senão o último. Roberto não participava mais do programa, mas ele estava lá com Wanderléa. Aquela música foi um soco no estômago do mundo porque, na minha carreira, eu nunca havia feito algo tão avassalador. Tocava em todas as rádios”.

Erasmo não exagera. A música foi um sucesso espetacular no Brasil e nos países da América Latina, com inúmeras regravações em português e espanhol. Confira os intérpretes deste CD duplo:

VOLUME 1

01. Erasmo Carlos
02. Wanderléa
03. Roberto Carlos & Eydie Gorme
04. Giane
05. Cauby Peixoto
06. Rosa Passos
07. Ira!
08. Rosana
09. Julio Iglesias
10. Leila Pinheiro
11. Andrea Bocelli
12. Sonia Mello
13. Biriba Boys
14. Altemar Dutra
15. Roberto Carlos & Erasmo Carlos

VOLUME 2

01. Erasmo Carlos
02. Gloria
03. Raphael
04. Ornella Vanoni
05. Nicola Pezzella
06. Betty Missiego
07. Manuel Ascanio
08. Robert Livi
09. Sonia Mello
10. Pasteles Verdes
11. Pimpinela
12. Os Vikings
13. Leila Pinheiro & Fabio Jr (ao vivo)
14. Rionegro & Solimões (ao vivo)
15. Fernanda Porto (ao vivo)
16. Roberto Carlos – Erasmo Carlos & Wanderléa (ao vivo)

5 comentários: