Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Primeiro disco do Roberto Leal (1967)

Capa genérica para single lançado pela gravadora Presidente
Roberto Leal iniciou carreira na garupa da Jovem Guarda 


Engana-se quem pensa que o primeiro disco de Roberto Leal foi lançado em 1971 com o sucesso Arrebita, famoso pelo refrão “Ai cachopa, se tu queres ser bonita/Arrebita, arrebita, arrebita”. Na verdade, o cantor português gravou em 1967 pela desconhecida gravadora Presidente, de São Paulo, este compacto simples. As duas canções, evidentemente influenciadas pela Jovem Guarda, são ignoradas na discografia do cantor. Lembro-me que a gravadora Presidente tinha um programa na extinta Rádio Marconi nos finais de semana, provavelmente no sábado à tarde, se não me falha a memória. A gravadora abria seus estúdios para que qualquer candidato a cantor pudesse gravar um acetato - um disco com o registro da gravação. Possivelmente era cobrada uma taxa dos candidatos. O programa – uma espécie de show de calouros - executava o disco gravado no estúdio e os melhores calouros ganhavam contrato para gravar um single.


Roberto Leal foi um dos aprovados e lançou este disco, ao lado de outros calouros, como Edmar, João Carolino, Tony Vilela, Roberto Reggiani e outros. Foi assim que conheci este disco, executado à exaustão no programa radiofônico da gravadora. A capa, aqui ilustrada, é genérica, e logo abaixo podemos verificar a reprodução do disco original com a foto do cantor no selo. Assim, em 1971, quando conseguiu emplacar nas paradas de sucesso com a música Arrebita, o seu nome já era conhecido por parcela de ouvintes da Rádio Marconi. Se considerarmos que o cantor nasceu em 1951, como consta em sua biografia, este disco foi gravado quando Roberto Leal ainda era menor de idade – 16 anos – e cinco anos após a sua chegada com a família no Brasil. A voz ainda é a mesma, como se pode notar. A única diferença está na qualidade da produção, precária em relação aos discos que lançou posteriormente. Seja como for, o fato é que esta raridade vai agradar aos colecionadores e fãs do cantor. Um sanduba musical a ser devorado. Confira!


A - Bonequinha japonesa
B - Noite chuvosa

6 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?av2vsepe543a4si

    ResponderExcluir
  2. ADOREI SOU SUPER FÃ DO ROBERTO LEAL...SABEM QUE EU TENHO ESTAS 2 MUSICAS? PURA RARIDADE!

    ResponderExcluir
  3. Também como fã tenho essas raridades. Mas o grande público do Roberto Leal nem imaginava que ele gravou o primeiro disco aos 16 anos... praticamente uma criança.
    Não entendo porque não contabilizam essas músicas na discografia do artista...
    Sópara ilustrar, no filme autobiográfico "O Milagre" tem uma passagem que o primeiro disco que ele gravou, com muita dificuldade, era negociado na barraca de feira do pai... talvez tenha sido esse aí... rsrsrs.
    Mas é gratificante ver uma carreira longa e de muitos sucessos emplacados... todos os outros citados acima ninguém ouve falar, enquanto ele está sempre com alguma novidade.

    ResponderExcluir
  4. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/QqkX5QP4/16_-_RL.html

    ResponderExcluir
  5. Também sou fã do Roberto Leal como também do Dino Meira e gostaria entrar em contato com alguém que tenha este Compacto (7") em vinil, pois tenho interesse em comprá-lo. - jolurisa@hotmail.com - Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir
  6. Realmente o Roberto Leal gravou o primeiro compacto simples na extinta Gravadora Presidente com as músicas "Bonequinha Japonesa e Noite Chuvosa". Eu hoje com 71 anos participei como pretendente a futuro artista e gravei, junto com meu parceiro já falecido, mediante pagamento, um acetato com duas músicas. Não tiramos a nota necessária para gravar profissionalmente, mas valeu a experiência. Nos divertimos muito, chegamos a comprar o disco do Roberto Leal que acabara de sair do forno.

    ResponderExcluir