Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Vários artistas - As 13 da sorte (1971)

Coletânea de 1971 apresenta raridades de Paulo Sérgio, Kátia Cilene, Arturzinho e outros

Esta postagem atende ao pedido do Aderaldo, lá da Comunidade MC&JG, onde o seleto amigo é um dos contribuintes mais ativos, com postagem de várias raridades musicais. Foi ele quem me forneceu as imagens da capa e contracapa do LP Disparo 70, já postado no blog. Finalmente, após baixar tantos discos do seu acervo, tenho a oportunidade de atender a uma solicitação dele, feita durante o meu período de férias. A presente coletânea foi lançada pela Caravelle em 1971 e chama a atenção pela presença no repertório do Agnaldo Timóteo e da Diana, na época artistas do cast da Odeon. Confira o repertório:

01 - Paulo Sérgio - Fantasmas do passado
..... (Alberto Luis)
02 - Katia Cilene e Jorge Claudius - Outro amanhecer
..... (Mário de Castro)
03 - Hélio Portinhal - Vou voltar para o meu primeiro amor
..... (D.Soares – J. Nunes – Nem)
04 - Painel de Controle - Por sua ausência
..... (Josias Manuel)
05 - Diana - Menti pra você
..... (Ana Maria)
06 - Agnaldo Timóteo - Sábado no morro
..... (Mário Russo – Sebastião Nunes)
07 - Arturzinho - Eu te amo tanto
..... (Mário Faissal)
08 - Fredson - Enxugue a lágrima
..... (Carlos Roberto)
09 - Blow-UP - My friend
….. (Regina Gastani – Roberto José)
10 - Fernando Moraes - Almas amigas
..... (Eduardo Gomes Filho)
11 - Marcos Moran - Onde eu nasci passa um rio
..... (Caetano Veloso)
12 - Paulo Sérgio - Só pense em mim
..... (Wilson Tavares)
13 - Ivan Trilha - Mensagem de positivismo
..... (Ivan Trilha)

FICHA TÉCNICA

Gravado no Estúdio Haway em stéreo de quatro canais
Técnicos de som: Dacy e Odilon
Arranjos e direção musical: Maestro Peruzzi
Faixas 1 A e 6 B: Produção de Paulo Sérgio
Faixa 6 A: Arranjo de Pereira dos Santos
Faixa 5 A: Arranjo Maestro Pachequinho
Capa: Arthur Baldissara


14 comentários:

  1. http://www.4shared.com/file/bnY7PXXl/134_-_A13S.html

    ResponderExcluir
  2. A presença do Aguinaldo Timóteo (era assim mesmo seu nome artístico no selo original da gravação) deve-se ao fato de se tratar da gravação de seu primeiro disco próprio pelo selo Caravelle (o outro lado chama-se "Cruel Solidão"), de 1964. Anteriormente (1962), ele gravou 2 faixas para um compacto duplo-miscelânea (as outras 2 faixas são com outro artista). Quanto à Diana, esta, antes de se mudar para a CBS gravou um compacto simples, em 1969, na Caravelle. Daí as suas presenças nesta seleção da Caravelle.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria, aqui, de fazer uma importante correção na data da gravação de "Sábado no Morro", com Agnaldo Timóteo. Este disco - tendo do outro lado a faixa "Cruel Solidão" - consta na Discografia Brasileira em 78 rpm (1902 - 1964) - como gravado/lançado em 1964. Todavia, através de pesquisa, estou seguramente informado de que se trata de um lançamento de 1961. Eis a argumentação:
    a) a faixa "Cruel Solidão" (78 rpm Caravelle) está informada como um "rock-balada", gênero característico do final dos anos 50/início dos 60 e na faixa do outro lado "Sábado no Morro", Aguinaldo Timóteo (é assim que está no selo do disco) imita a voz do Cauby Peixoto da década anterior;
    b) as suas 2ª e 3ª gravações ("Na Base do Amendoim" e "Tristeza") (compacto duplo-miscelânea selo Caravelle) foram lançamentos para o Carnaval de 1962;
    c) em 1963 ele foi contratado pela CBD/Philips (já como Agnaldo Timóteo) onde gravou um Compacto Duplo ("Doce Amargura"; "Sonata de Um Só"; "Retrato do Fim" e "Tortura de Amor").
    Assim, seu 1º. disco pela Caravelle jamais poderia ser uma gravação/lançamento de 1964.
    É isso aí.

    ResponderExcluir
  4. Desvendado o mistério...

    Gosto muito das músicas do Paulo Sérgio, meu cantor predileto no Brasil. No final dos anos 60 e na década de 70, eu frequentava muito as lojas de discos. Bem, eu tive a coleção de seus LPs até o volume 9. No entanto, tive poucos compactos simples, mas me deparava com eles nas lojas.

    O que sempre me intrigou é que a música "Fantasmas do Passado" tocava numa emissora de rádio, aqui , em Belo Horizonte, a "Tiradentes" e nunca vi o compacto nas lojas. A música, apesar de boa, escrita pelo ótimo compositor Alberto Luis, não fez sucesso.

    E agora que fiquei sabendo, graças ao post que a canção foi gravada numa coletânea, com a presença de vários artistas. Pra ser sincero, só conheço as músicas do Paulo Sérgio(rs).

    "Só Pense em Mim", só vim a conhecer há uns 6,7 anos atrás, baixando-a na internet. Pelo modo de cantar do Paulo Sérgio e pelos arranjos, penso em se tratar de uma gravação do começo de carreira do cantor. O compositor Wilson Tavares foi o autor de "Doce Ilusão", gravada no primeiro LP do saudoso cantor.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se alguém poderia me passar o disco "As 13 da Sorte", cuja musica "Por Sua Ausência" (faixa 4 - da banda Painel de Controle dos anos 70) eu gostaria muito de conseguir, pois faz parte de um tempo muito bonito que vivi. Desde já, agradeço a todos pela generosidade.

    ResponderExcluir
  6. Pelo que venho acompanhando no youtube e mesmo em revistas
    antigas, parece-me que a música mais executada nas rádios do
    RJ.do LP as 13 da SORTE, foi OUTRO AMANHECER com jORGE CLAUDIUS E KATIA CILENE que tem expressiva visualização no Google.

    ResponderExcluir
  7. Pelo que venho acompanhando no youtube e mesmo em revistas
    antigas, parece-me que a música mais executada nas rádios do
    RJ.do LP as 13 da SORTE, foi OUTRO AMANHECER com jORGE CLAUDIUS E KATIA CILENE que tem expressiva visualização no Google.

    ResponderExcluir
  8. I think Outro Amanhecer with Jorge Claudius and Katia Cilene the best song of this Record. They sing like an Angel.

    ResponderExcluir
  9. Considero AS 13 DA SORTE UM DISCO ANTOLÓGICO DA CARAVELLE. PAULO SERGIO, JORGE CLAUDIUS, KATIA CILENE, AGNALDO TIMÓTEO, MARCOS MORAN E MUITOS OUTROS.....

    ResponderExcluir
  10. LINDÍSSIMA A MÚSICA OUTRO AMANHECER. BELÍSSIMA INTERPRETAÇÃO DO DUO JORGE CLAUDIUS E KATIA CILENE. DIGO DUO PORQUE SÃO DUAS VOZES QUE SE JUNTARAM PARA UM DISCO E NÃO ERAM DUPLA.

    ResponderExcluir
  11. LINDÍSSIMA A MÚSICA OUTRO AMANHECER. BELÍSSIMA INTERPRETAÇÃO DO DUO JORGE CLAUDIUS E KATIA CILENE. DIGO DUO PORQUE SÃO DUAS VOZES QUE SE JUNTARAM PARA UM DISCO E NÃO ERAM DUPLA.

    ResponderExcluir
  12. REALMENTE OUTRO AMANHECER É BELÍSSIMA COM ESSES DOIS GRANDES CANTORES, KATIA CILENE E JORGE CLAUDIUS.

    ResponderExcluir
  13. Outro Amanhecer dom Kátia Cilene e Jorge Claudius é sem sombra de dúvida a música mais bonita dentre as 13.

    ResponderExcluir