Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Roberto Nunes, o imitador de Waldik Soriano

Roberto Nunes gravou discos pela gravadora independente de Roberto Stanganelli

A capa - destacada pela foto do cantor, loiro, cabelos compridos e endulados, com par de óculos até a bochecha - é difícil de esquecer. O título "Roberto Nunes em 12 sucessos" na cor pink e fundo laranja dava o tom do que reservava ao ouvinte: boleros interpretados pelo imitador do cantor Waldik Soriano. A surpresa veio quando li, no fórum reservado aos pedidos dos participantes da Comunidade MC&JG, a solicitação feita na sexta-feira passada, dia 9, pelo Araújo: "Sempre quis ter algum álbum de Roberto Nunes (imitador de Waldik) ... Alguém teria algum álbum desse cantor pra postar?"

Fui logo procurar meu exemplar, perdido no tempo, e que tem história interessante a contar: Roberto Nunes morava pelas redondezas da minha casa, em Santo André, nos anos 1970. Todos os dias pela manhã, época em que trabalhava em São Paulo e me locomovia como passageiro dos trens da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (hoje CPTM), encontrava o cantor entre os usuários. O privilégio de conhecê-lo não era só meu. Todos sabiam que se tratava do Roberto Nunes. Impossível não saber: albino, baixo, magro, sempre de terno, geralmente azul claro, eram detalhes que não passavam despercebidos. O principal destaque era o que carregava diariamente debaixo dos braços: o seu LP, estrategicamente posicionado para deixar o seu rosto a mostra. Todos comparavam a foto da capa do LP com o rosto de quem o carregava.

Após desembarcar na Estação da Luz, em São Paulo, Roberto passava pela R.Stanganelli Discos, lá na avenida Casper Líbero, praticamente ao lado do prédio onde a minha irmã trabalhava. Todos no escritório também o conheciam, pois era comum vê-lo tomar café no bar com o LP a tiracolo. No final de 1976, os funcionários realizaram a tradicional brincadeira do Amigo Secreto. A minha irmã, na troca de correspondência, revelava o que queria ganhar: o LP de final do ano do Roberto Carlos. No dia, na troca de presentes, abriu o pacote e ganhou o disco do Roberto, tal como pediu, mas o do Nunes. Minha irmã teve sorte porque o seu amigo secreto ainda deu o disco do Roberto Carlos de brinde.

Hoje, depois de tantos anos, descubro - surpreendido - que aquela figura foi lembrada por alguém que procura por um disco seu. O normal seria atender ao pedido na própria comunidade, mas por achar que se trata de um fato curioso, e também por constatar que não há uma única referência sobre ele na Internet, achei que poderia divulgá-lo no blog. As 12 faixas interpretadas pelo Roberto Nunes são de autoria do Roberto Stanganelli, sempre em parceria com nomes que vão de Waldik Soriano e até do nosso "Frank Sinatra de Santo André". O destaque é o tango “Abismo”, único entre 11 boleros do repertório com orquestração e regência de Paulo Barreiros.

Um dos méritos do Roberto Nunes é cantar repertório próprio, sem abusar do mestre Waldik, a fonte de inspiração. Posso testemunhar o esforço que o Roberto Nunes fez para divulgar - mesmo que em forma de outdoor ambulante - o seu trabalho numa gravadora independente. Nos grandes meios de comunicação, só mesmo no Programa do Chacrinha, onde participou algumas vezes, mas disputando o seu espaço entre os calouros. Isso explica o motivo da surpresa e da satisfação - por que não? - de resgatar esse personagem - um lutador, sem dúvida. Confira.

01 - Bendita hora
..... (Roberto Stanganelli - Francisco Barreto)
02 - Deixa-me chorar
..... (Roberto Stanganelli - José Russo)
03 - Seja feliz
..... (Roberto Stanganelli - Roberto Nunes)
04 - Como eu gosto de você
..... (Roberto Stanganelli - Sebastião do Rojão)
05 - A humanidade está mudada
..... (Roberto Stanganelli - Rodolfo Vila)
06 - Humilhação
..... (Roberto Stanganelli- Waldemar Pimentel)
07 - Todinha pra mim
..... (Roberto Stanganelli - Francisco Barreto)
08 - Beija-me com ternura
..... (Roberto Stanganelli - Francisco Barreto)
09 - Duvido
..... (Roberto Stanganelli - Roberto Nunes)
10 - Minha última noite
..... (Roberto Stanganelli - Waldik Soriano)
11 - Abismo
..... (Roberto Stanganelli - Paraguassú)
12 - Meu passado
..... (Roberto Stanganelli - Rodolfo Vila)

Orquestração e regência de Paulo Barreiros

Download aqui

9 comentários:

  1. o cantor roberto nunes é visto quase que diariamente na rua antonio de godoy, acredito que o mesmo more por ali,ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz

      Muito obrigado por informar. Uma pergunta: ele ainda usa terno azul "celeste", óculos escuros, e carrega um disco - hoje seria CD - nas mãos?

      Excluir
  2. "Chico"
    Não sei se atendeste meu pedido na comunidade MC&JG, se o fez quero te agradecer agora, pois somente agora entrei no SANDUÍCHE MUSICAL que ainda não conhecia,e encontrei esse disco que há muito tempo eu procurava.
    esse é relíquia.
    Obrigado pela postagem.....e que site estupendo esse...parabenizo-te!!!!
    Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Araújo: Muito obrigado.
      Repare que no dia 15 de dezembro eu fiz um post em seu nome na MC&JG com o link deste LP do Roberto Nunes pra você baixar. É bom saber que, finalmente, você pode ouvi-lo. Abs.

      Excluir
  3. Chico,
    Meu nome é Aparecida, conheço o Roberto Nunes há 56 anos!!! Pois ele é meu Tio. Ele reside atualmente comigo em Santo André - SP. Se precisarem de algo referente a ele, podem me contatar!!! (11)3438-9651 Quem escreveu esse comentário foi minha filha... abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Chico,

    Meu Tio Roberto Nunes ficou muito emocionado com suas palavras!!!

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Aline. Fico feliz com a informação. Valeu!!!

      Excluir
    2. Grande cantor, sem dúvidas! Tenho um LP onde ele divide as faixas com Waldik. O disco saiu pela Copacabana Discos, nos anos 70.
      Tenho um projeto aqui em Aracaju/SE: a banda Turbinados do Brega. Somos especialistas em acompanhar grandes cantores. O cantor vem pra Sergipe, ensaia seu repertório conosco, e faz seu show acompanhado por oito músicos, incluindo naipe de metais. Gostaria de acompanhar Roberto Nunes. Seria um imenso prazer. Contato: correiabass@yahoo.com.br . Meu nome é Antonio Carlos.

      Excluir
  5. Não sei se ele ainda é vivo ,O ROBERTO foi meu músico quando nos anos 80 eu fazia sucesso no Paraná cheguei a gravar música dele em parceria com Benedito Seviero autor da "boite azuls

    ResponderExcluir