Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2011

Carmen Flores - La voz afro del Caribe

Carmen Flores costuma dispensar o uso do microfone em shows


Em 1998, quando passei férias por uma semana em Cuba, tive uma agradável surpresa. O ônibus do city tour em que me encontrava, em Havana, fez uma parada no Palácio dos Artesanatos, local onde os turistas compram bugigangas. Assim que entrei, ouvi uma bela voz feminina, cantando o clássico “Babalú”. Fui direto ao local de onde vinha aquela voz porque queria saber quem estava cantando. Era a Carmen Flores, no centro do palácio, acompanhada apenas pelo play back. Para a minha surpresa, ela cantava ao vivo sem o uso do microfone. Sua voz possante, favorecida pela acústica local, era suficiente para agradar a todos. Enquanto a turma de turistas visitava e fazia suas compras nas várias lojas instaladas no Palácio, eu me deliciava em pé assistindo a apresentação da cantora.

No intervalo, fui parabenizá-la, e quis saber se teria CD para vender. Não tinha, mas estava vendendo  uma fita cassete com algumas gravações. Comprei e pedi para que a mesma fosse autografada. Infelizmente, a gravação - em fita precária - veio com o áudio muito baixo, o que me obrigou a editar cada faixa quando converti as canções em mp3. São essas as gravações que reuni nesta postagem. Aproveitei a foto autografada da fita cassete e montei a presente capa. Na contracapa, usei a única foto que tirei da Carmen em sua apresentação - sim, só tirei uma porque naquele tempo não tinha - se é que existia - foto digital.


Fiz uma pesquisa na Internet para obter algumas informações a seu respeito. Encontrei pouca coisa, como notas sobre suas excursões no Exterior. Descobri, porém, que em 20 anos de carreira, com algumas gravações esporádicas, ela lançou seu primeiro CD em 2000, intitulado “Babalú”. Já tenho o CD, gravado em agosto de 1999 na Sonocaribe Studios, em Havana, e sempre que o ouço me lembro de Cuba. Por enquanto, fica a postagem dessas gravações que, imagino, foram feitas para turista ouvir. E, como sobremesa deste sanduba musical, inclui “Babalú” – registro que não está no CD de 2000 – como faixa bônus. Quer mais?

01. Hasta siempre comandante
02. Guantanamera
03. Soy cubana
04. Contigo en la distancia
05. El dia que me quieras
06. Dos cruces
07. A la orilla del mar
08. Que viva chango
09. 20 años
10. Como fue
11. Angelitos negros
12. Total
13. Se muy bien
14. Babalu y tabu
15. Babalu (Bônus)

6 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?744n29b2wuahia1

    ResponderExcluir
  2. Chico, terminei hoje de baixar todo o acervo do blog...e sou grato por tudo que disponibilizaste pra quem aprecia uma música de qualidade...parabenizo-te pelas postagens e principalmente pelas coletâneas de ótimo bom gosto.
    Mas pra te perturbar mais um pouco com mais um pedido..o único link que não está mais ativo é este aqui...se acaso tiveres um tempo e puderes renová-lo..te agradeço.
    abrafços, irmão..e obrigado por tudo.
    Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Araujo

      É bom saber que curtiu o conteúdo do blog. O novo link da Carmen Flores é este:

      http://www.4shared.com/rar/E1qAOrcj/15_-_CF.html

      Aproveite e baixe também duas postagens removidas do blog:

      Fagner canta em espanhol:

      http://www.4shared.com/rar/nwdAomIY/71_-_RF.html

      Hits populares em espanhol – volume 1

      http://www.4shared.com/rar/hiYb5gCD/21_-_HP.html

      Excluir
    2. Obrigado pela predisposição em ajudar-me e a todos que cuirtem uma boa música......a título de informação todos os links estão válidos do treu blog...e dia-a-dia o visitarei buscando sempre alguma novidade advinda de ti......só agora vi suas repostagens..amanhã cedo eu as baixarei...
      obrigado irmão
      e Que DEus te abençoe sempre

      Excluir
  3. Um amigo que foi a Cuba me falou de Carmen Flores e fiquei curioso, mas infelizmente não conseguí baixar o arquivo. Existe outro caminho? Obrigado. Nivaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nivaldo,

      O novo link, citado na resposta acima, está ativo:

      http://www.4shared.com/rar/E1qAOrcj/15_-_CF.html

      Abs

      Excluir