Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vários artistas - Blues do Brasil - Volume 1


Dou o pontapé inicial deste blog com a postagem de uma série de 10 volumes contendo blues interpretados por cantores brasileiros. Sempre gostei de blues, e muitas vezes tocava um disco ou CD especialmente para ouvir um. Foi pensando em facilitar o meu trabalho que decidi reunir os blues da minha coleção nesta série que envolve faixas extraídas de vinil, CD e fita cassete. Assim, sempre que sentir vontade de me deliciar ao ritmo do blues, terei tudo em mãos com a maior facilidade. Agora, terminado o trabalho que envolveu ainda a produção de capa, contracapa e selo, repasso essa facilidade aos amigos. 

O blues surgiu no Mississippi, estado localizado na região Sudeste dos Estados Unidos e caracterizado pelo grande número de fazendas que, no período da escravidão, manteve milhares de escravos ao seu poder. Blues é um gênero musical dramático oriundo dos escravos e, em seu inicial sentido, expressa medo, ansiedade, tristeza, depressão, aborrecimento e descontentamento. Não há documentação que comprove uma data exclusiva para o seu surgimento, entretanto, sua origem está associada ao fim da escravidão, uma vez que os africanos encontravam-se em condições escravagistas e jamais teriam liberdade para expor ressentimentos perante o grupo dominante.

Neste primeiro volume da série “Blues do Brasil” encontram-se nomes conhecidos do grande público, como Elis Regina, Zé Ramalho, Zeca Baleiro e Caetano Veloso, mas também traz o talento de excelentes intérpretes, como Roberta Spindel, Abluesados, Mona Gadelha e Bêbados Habilidosos, entre outros. Curta este sanduba musical que vale a pena!

01. Elis Regina - Se eu quiser falar com Deus
02. Pedro Mariano - Vinte anos blues
03. Cássia Eller - Blues da piedade
04. Zé Ramalho - Jacarepaguá blues
05. Simone - Sangue e pudins
06. Zé Geraldo - Blues do municipal
07. Roberta Spindel e Caetano Veloso - Como 2 e 2
08. Barão Vermelho - Amor meu grande amor
09. Abluesados - Andando pelos cantos da rua
10. Marina - Tão fácil
11. Cida Lobo - Blues da neblina
12. Supla - À beira do abismo
13. Secos & Molhados - Primavera nos dentes
14. Bêbados Habilidosos - A volta do boêmio
15. Mona Gadelha - Imagine nós
16. Zeca Baleiro - Blues do elevador
17. João Ricardo - Blues na penumbra
18. Cláudia Ohana – O último blues
19. Dinho Nascimento - Berimbau blues
20. Nuno Mindelis - Blues para o Brasil


4 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?gv6rowg0nmr7roq

    ResponderExcluir
  2. São musicas muito interessantes, por se tratarem de gravações difíceis de serem encontradas e por serem bastante diversificadas. Haroldo.

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/7XscEH-H/01_-_BBV1.html

    ResponderExcluir
  4. chico falta só o vol. 9 se poder posta pra min

    ResponderExcluir