Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

The Spiders - Hana no San Francisco (1969)

Banda recusa abrir show dos Beatles em Tóquio em 1966



Uma das músicas que me remete ao anos 60 é San Francisco, único sucesso do Scott McKenzie no Brasil. Um dia, lá pelos anos 70, passei por um sebo e encontrei em oferta  este single da banda The Spiders, que me despertou a atenção pela foto da capa, na qual revelava que se tratava de um grupo musical japonês. Acabei comprando, não só pela curiosidade, mas especialmente pelo fato de ter a versão de San Francisco em japonês. O interessante é que o disco foi gravado com o mesmo arranjo do original, com trechos cantados em inglês e japonês, muito comum no cenário musical do Japão.

Mais tarde, acabei descobrindo que a banda foi uma das mais importantes do rock japonês dos anos 60, principalmente por covers que fazia de hits internacionais. Um artigo, publicado no site freakium e assinado por Roberto Iwai, relata um pouco sobre a história do grupo, que encerrou as atividades em 1971. Nele, é relatado que, devido aos covers, realizados por imposição das gravadoras, os componentes da banda foram taxados de “imitadores”. Esse fato não só desagradou aos músicos, como também culminou com a recusa da banda de abrir em 1966 o histórico show dos The Beatles em Tóquio. Devem se arrepender até hoje,  mas isso é apenas história. Pra quem não os conhece, aqui está a oportunidade de provar este sanduba musical diretamente do Japão.

A - Yuhi Ga Naiteru
B - Hana no San Francisco

3 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?r9atu7ydbmd7h5o

    ResponderExcluir
  2. meu, eu cai no seu blog procurando por erlon chaves e os protons, estou sem palavras para dizer o quanto ele é necessário de existir!

    você literalmente cavou raridades de muitas bandas e músicos que merecem justiça e destaque - e bom, sou suspeito pois sou muito fã dos incríveis, do fábio e da silvinha, e essas compilações são exatas, dignas de serem lançadas pelas gravadoras, oficialmente. desconhecia as cantoras japonesas dos anos 60 e pioneiras, e me emocionei.


    parabéns, e muito obrigado por ter citado minha matéria nesse post. abraço!

    (roberto iwai, apesar do perfil com "m")

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/BX96DnSH/18_-_TS.html

    ResponderExcluir