Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fábio Stella (1969 - Jovem Guarda)

"Em busca das canções perdidas" e "Lindo Sonho Delirante" são destaques do disco

Rádio Globooooooooooooooooo ...

Tão conhecida quanto o “plin, plin” é a vinheta da FM da Rede Globo. Foi gravada pelo paraguaio João Zenón Rolón, ou simplesmente Fábio, cantor que adotou Stella, título do seu sucesso em 1969, no sobrenome artístico. Ele gravou várias para a emissora, inclusive as com nomes de clubes de futebol. As vinhetas foram retiradas da programação em meados de 2009 porque o artista não teria entrado num acordo com a rádio para que as vinhetas pudessem ser utilizadas. Fábio não teria recebido um tostão pelas gravações que estavam no ar há 40 anos.

É este mesmo Fábio, no auge do sucesso, quem está neste disco lançado em 1969, impulsionado pelo hit Stella, musa inspiradora da Rádio Globoooooooooooo. Ele iniciou sua carreira aos 16 anos em 1966 no programa Alegria dos bairros, da Rede Record. O nome artístico “Juanito” foi mudado para Fábio por sugestão de Carlos Imperial, que conheceu em 1967 e lhe apresentou Tim Maia, sobre quem escreveu o livro Até parece que foi sonho - Meus trinta anos de amizade e trabalho com Tim Maia -, seu grande amigo.

Seu primeiro single, pela RGE, foi a canção "Lindo Sonho Delirante (LSD)", composta em parceria com Imperial e com acompanhamento do The Fevers. A música, inspirada em Lucy in the Sky with Diamonds, faz alusão ao LSD, e trouxe a jovenguardista "Reloginho" no outro lado do disco. As duas canções estão como bônus nesta postagem que traz as faixas do primeiro LP de Fábio pela RCA Victor, onde gravou até 1970. Infelizmente está faltando a faixa 3 do lado B, “Não vai ser fácil de esquecer”, e no seu lugar está “O que é que eu estou fazendo aqui”, de um compacto de 1970. Ficarei agradecido se alguém tiver essa faixa e puder me enviar para completar o disco. Por enquanto, essas 14 faixas são suficientes para conhecer um pouco mais sobre o cantor. Confira!

01. Prelúdio para os olhos de Vanusa
02. Simpre te recordaré
03. Ana Luisa
04. Onde andará você
05. Uma canção, eu e você
06. Não vá
07. Em busca das canções perdidas
08. Chuva de verão
09. O que é que eu estou fazendo aqui
10. Tributo a James Dean
11. A cidade sem você
12. Stella
Bônus
13. Lindo sonho delirante (LSD)
14. Reloginho

7 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?uo9i2vfw4irqkxh

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/FuLxkIYS/25_-_FStela.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/025+-+FBSTELA,1014000176.rar(archive)

      Excluir
  3. boa noite, sou o Alberto. Queria muito baixar este album mais os dois links não existem mais. você tem como rever?

    ResponderExcluir

  4. Novo link:

    https://www54.zippyshare.com/v/0CabY32t/file.html

    ResponderExcluir
  5. boa tarde,gostaria que voces ativasse o link do cantor fabio stella.esses discos sao realmente raridades.ja vasculhei a internet toda e não os encontrei....abraços...

    ResponderExcluir