Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

EP - Os maravilhosos The Youngsters (1965)

The Youngsters acompanharam Roberto Carlos na gravação do LP É proibido fumar

Aqui está um compacto duplo muito bom do The Youngsters, banda criada no início dos anos 60 como The Angels, umas das precursoras do rock e da surf music no Brasil. Vale a pena reproduzir trechos de uma reportagem publicada pelo jornal A Voz da Serra que destaca a importância do grupo e do músico entrevistado, o guitarrista Luiz Carlos Siqueira:

"Quem acompanhou os primeiros passos do rock nacional, no início da década de 60, certamente se lembra do The Angels, ou ainda do The Youngsters. Carioca de origem e criado no tradicional bairro de Copacabana, Luiz Carlos cresceu ao som da bossa nova e de astros internacionais como Ray Charles e Chuck Berry. E foi justamente através deles que surgiu o interesse pela música. Aprendeu a tocar violão e na adolescência passou a se apresentar em festinhas da zona sul da cidade, junto com mais dois amigos. “Certa vez me falaram que uma banda estava precisando de um guitarrista. Me ofereci e com apenas 15 anos já tocava profissionalmente”, conta.

A tal banda era a The Angels. “Representamos a verdadeira história do rock nacional. Abrimos o mercado para as outras bandas. Alguns instrumentos comuns hoje não eram tão populares na época. Lançamos, por exemplo, o teclado e o contrabaixo na música brasileira”, diz Luiz Carlos. Em 1962, após o primeiro disco lançado, o sucesso não demorou a vir. Interpretando canções em inglês ou instrumentais, logo surgiram convites para gravar com diversos artistas. A banda chegou a ter um programa na antiga TV Continental, o Encontro com os Anjos, que ia ao ar três vezes por semana. Três anos depois, ao trocar de gravadora, o nome também mudou. Surgiu o The Youngsters.

“Gravamos com diversos cantores da Jovem Guarda. O disco É proibido fumar, do Roberto Carlos, por exemplo, foi todo produzido com a gente. Sucessos conhecidos até hoje, como Ternura, da Wanderléa, e Erva venenosa, do Golden Boys, também fomos nós que fizemos toda a parte instrumental”, relata Luiz Carlos. Entre outros feitos estão a inauguração da casa de shows Canecão, em 68, a apresentação ao lado de nomes mundialmente consagrados, como Johnny Rivers, Frank Sinatra, Johnny Mathis e outros. Além disso, o grupo fez a música de abertura da novela Véu de Noiva, considerada o marco inicial das trilhas brasileiras. Já em Pigmaleão participou ao lado de Roberto e Erasmo Carlos no tema do personagem Kiko.

A dificuldade, no entanto, estava fora do plano musical. A maior barreira se encontrava no regime ditatorial que vigorava no Brasil naquele período. “Quase fui expulso do país. Fomos muito censurados. A famosa canção francesa Je t`aime, por exemplo, foi proibida pois consideravam que era de forte conotação sexual. Ou seja, passavam a ideia de que matar e torturar podia, já amar era proibido. Fizemos uma versão desta música para que pudesse ser tocada nas rádios”, recorda Luiz Carlos. Após 34 discos gravados, levando em conta a nomenclatura anterior, em 1970 o The Youngsters chegou ao fim".

01 - Walkin'
..... (Welch - Marvin- Bennett)
02 - Ajoen, ajoen
..... (D.P.)
03 - Tijuana
..... (Paul Buff)
04 - Caravan
..... (Duke Ellington - Juan Tizol)


11 comentários:

  1. dificil achar alguma coisa dos youngsters.alguemdeveria por no youtube aquele disco que tem covers.alguem colocou alguma coisa mas nao o disco inteiro.tinha coisa do dave clark five etc e eu como baterista dos anos sessenta achava que estes caras estavam tecnicamente muito a frente.eles poderiam ser uma resposta aos shakers uruguaios mas por alguma razao nao foram em frente.jorge feldmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge,

      De fato, a banda estava a frente do seu tempo. O álbum a que se refere foi lançado em 1969 pela Polydor. No blog, tinha a postagem de uma coletânea com 20 músicas da psicodelia brasileira, abrangendo o período entre 1966 e 1971. Este primeiro volume, com uma faixa do The Youngsters, foi removido pelo Blogger. Caso seja do seu interesse, você poderá baixá-lo neste link alternativo:

      http://www.4shared.com/rar/5aCRxzwf/58_-_PSIC.html

      Abraços

      Excluir
  2. http://www.4shared.com/rar/DqqkT54N/Os_Maravilhosos_The_Youngsters.html

    ResponderExcluir
  3. Novo link:

    http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/147+-+TYoung,530968147.rar(archive)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. The youngsters, uma parte esquecida na história da música popular.

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do The Youngsters, mas não tenho nada deles, eles colocam algumas músicas na série de discos Lps As 14 mais.

    ResponderExcluir
  6. Impoßivel falar dos youngsters sem citar sua formação, seus integrantes, uma falha imperdoavel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamão foi o batera na inauguração do Canecao até o fim.do grupo The Youngsters e fundou o Azymuth.

      Excluir
  7. Eles gravaram também o Lp SPLISH SPLASH, de 63 (5 faixas) e todas as faixas dos discos de RC até 65: além do citado, Canta para a Juventude e Jovem Guarda. Em 66, gravaram algumas faixas que entraram no disco do fim do ano. Eram muito superiores ao Renato & seus BC (que cresceram gravando com o RC com o passar dos anos), mas foram criminosamente confundidos e diminuídos no Brasil por gente não confiável como Marcelo Fróes que publicou imbecilidades e erros inacreditáveis sobre as gravações da época, que depois corrigimos disco por disco na wikipédia. A formação está no google, facilmente, basta digitar, remetendo a uma matéria completa sobre eles.

    ResponderExcluir
  8. A versão de Walkin com The Youngsters é muito melhor que a dos Shadows, na minha modesta opinião. Aliás, na época só conhecia com The Youngsters. Adoro o solo que o Siqueira faz em Coimbra, na gravação com RC. O disco todo o grande destaque são OS FABULOSOS.

    ResponderExcluir
  9. Link quebrado! Por favor, conserte!

    ResponderExcluir