Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

Albert Pavão: "Rock brasileiro - 1955/1965"

Albert Pavão foi um dos pioneiros do rock brasileiro ao lado da irmã Meire Pavão

Aqui está uma repostagem. Como assim?

Explico: antes de criar este espaço, eu colaborava com blogs que visitava e baixava alguns discos. Um deles foi o “Túnel do Tempo”, do amigo Djair, lá do Ceará, que infelizmente desativou o blog em dezembro de 2010, mas mantém o webrádio no ar. Lá, foi iniciada a postagem da série intitulada “No tempo das 78 RPM”, contemplando os pioneiros do rock brasileiro, com gravações que cobrem o período de 1953/1963. Os quatro primeiros volumes foram postados e não houve tempo para o quinto e último, uma vez que o blog foi desativado.

Achei que, por não estar mais disponível na net, eu deveria recuperá-la. Também entendo que esse material seria muito mais interessante se fornecesse um pouco de história, divulgando fatos desse período. Foi aí que me lembrei do livro “Rock Brasileiro – 1955/1965 (Trajetória, personagens e discografia), lançado há quase 20 anos pelo cantor Albert Pavão, irmão da saudosa Meire Pavão e filho do maestro Theotônio Pavão. Parte das músicas que se encontra na discografia apresentada no livro está na série postada na sequência. Assim, ao recuperar parte das primeiras gravações do rock nacional, nada como conhecer um pouco mais sobre o período em que foram gravadas por quem viveu a época e conviveu com parte dos personagens presentes neste livro: o próprio Albert Pavão.

No prefácio, ele explica: “Este livro focaliza a música jovem feita no Brasil no período 1955/65 e está dividido em 3 partes: trajetória, personagens e discografia do rock brasileiro. Inicialmente é abordado o surgimento do rock and roll nos Estados Unidos, no começo dos anos 50, sua chegada ao Brasil, os primeiros roqueiros brasileiros, até se chegar ao ano de 1965, quando o programa de TV Jovem Guarda, comandado por Roberto Carlos, consagra o rock patrício como campeão de popularidade. Em seguida, são apresentados os principais protagonistas da história do rock tupiniquim, dos pioneiros até a turma do “lê-iê-iê”. Finalmente, uma discografia bastante abrangente, que foi elaborada com a participação dos principais colecionadores de discos de rock do Rio de Janeiro e que registra cerca de 400 intérpretes que gravaram rock, correspondendo a mais de 5.000 gravações”. Na sequência, Pavão informa que o principal objetivo do livro é o de resgatar fatos e nomes dessa fase pouco estudada pelos críticos musicais e historiadores de rock.

Leitura obrigatória para todos.

5 comentários:

  1. http://www.mediafire.com/?u5dnl9m6rhvi9l2

    ResponderExcluir
  2. Novo link:

    http://www.4shared.com/rar/wuF8YP_l/27_-_CS.html

    ResponderExcluir
  3. é possivel conseguir esse livro e discos de albert?
    brigado.

    ResponderExcluir
  4. O Albert lançou em 2011 a edição atualizada do livro. Você pode perguntar sobre a obra e os discos diretamente ao autor. O Albert Pavão responde pelo e-mail alpavao@gmail.com

    Abs

    ResponderExcluir
  5. O unico livro que funciona não baixa o livro do Albert Pavão mas sim o audio do Café Seleto.

    ResponderExcluir