Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Golden Boys - Pra matar a saudade (CS 1981)

Golden Boys homenageiam Roberto Carlos com dois pout-pourris de hits da Jovem Guarda

Eis um compacto de 1981 sobre o qual não tenho nenhuma referência. O selo Baccarola, da Ariola, também me é desconhecido. O mais importante é que se trata de interessante registro do então quarteto vocal Golden Boys, pois resgata antigos sucessos do Roberto Carlos em dois pout-pourris. O interessante é que o single, com ambos os lados intitulados "Pra matar a saudade", não indica qual é a face A ou B do disco. O grupo, com mais de 50 anos de carreira, foi originalmente constituído por três irmãos (Roberto, Ronaldo e Renato Correa) e um primo (Valdir Anunciação, que faleceu em 2004), e pertence a mesma família do não menos talentoso Trio Esperança, constituído pelos irmãos Regina, Mario e Evinha, mais tarde substituída pela mana mais nova Marizinha. Começaram num programa de calouros da Rádio Mauá, no Rio de Janeiro, onde todos nasceram, e ainda em 1958 lançaram o primeiro LP, pela Copacabana, com uma faixa que chegou a se destacar nas paradas de sucesso: Meu romance com Laura (Jairo Aguiar).

A partir daí, o grupo se apresentou em todo o Brasil e realizou tournée em vários países. Chegou até a atuar na revista musicada "Tem bububu no bobobó", fazendo coro de apoio aos cantores, mas como eram menores de idade, ficavam ao lado do palco, perto da orquestra dirigida pelo maestro Vicente Paiva. Ao longo da carreira, o grupo ganhou notoriedade na época da Jovem Guarda, e contabilizou inúmeros sucessos, como "Se eu fosse você" (Rossini Pinto), "Michelle" (Lennon e McCartney), "Andança" (Edmundo Souto e Danilo Caymmi), "Mágoa" (Tito Madi), "Alguém na multidão" (Rossini Pinto), "Pensando nela" (A. Xavier e Salomão José, versão de Rossini Pinto para "Bus Stop", dos The Hollies), "O cabeção" (Roberto Correia e Sílvio Son), "Fumacê" (Rossini Pinto), "Erva venenosa" (versão de Rossini Pinto para "Poison Ivy"), "Ai de mim" (versão de Neusa de Souza para "All of me"), "Se você quiser mas sem bronquear" (Jorge Benjor), e várias outras.

Os irmãos Roberto, Renato e Ronaldo também atuaram como compositores de canções de sucesso gravadas por outros artistas, além de serem também produtores. Renato compôs "É papo firme", lançada em 1967 por Roberto Carlos, e "Casaco marrom" (com Danilo Caymmi e Guttemberg Guarabira), grande êxito do repertório de Evinha (1970). Ronaldo já participou de quase todos os festivais de música no Brasil e escreveu várias músicas, entre elas um de seus grandes sucessos, "Não precisa chorar", gravada por Roberto Carlos, em 1966, na CBS. O irmão mais velho, Roberto, teve seu maior êxito como autor, ao lado de Sylvio Son, de "Eu já nem sei", gravada em 1968 por Wanderléa. A Ternurinha também gravou outros sucessos dos irmãos: "Foi assim" (Ronaldo e Renato Corrêa), "Te amo" (Roberto e Sylvio Son) e "Finalmente encontrei você" (Ronaldo e Renato Corrêa).

Um dos mais antigos grupos em atividade, continua participando de shows e gravações em discos de outros artistas, como já aconteceu com a própria Wanderléa, Djavan, Erasmo Carlos, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Simone e tantos outros. Participaram das comemorações relativas aos 40 anos da Jovem Guarda e estão presentes nos dois DVDs e CDs gravados ao vivo no show em torno do movimento musical que sacudiu o país nos anos 60. A performance dos "meninos de ouro" continua a mesma e, como o vinho, só melhora com o tempo. Confira.

A - Pra matar a saudade 1

01 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)
02 - Quase fui lhe procurar (Getúlio Cortes)
03 - Não quero ver você triste (Roberto Carlos - Erasmo Carlos - Mario Telles)
04 - Nossa canção (Luiz Ayrão)
05 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)
06 - Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
07 - Eu estou apaixonado por você (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
08 - Eu daria a minha vida (Martinha)
09 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)
10 - Eu te amo, te amo, te amo (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
11 - Detalhes (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
12 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)

B - Pra matar a saudade 2

01 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)
02 - Eu te adoro meu amor (Rossini Pinto)
03 - Esqueça (Forget him) (Mark Anthony - vs. Roberto Corte Real)
04 - Quando (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
05 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)
06 - Namoradinha de um amigo meu (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
07 - Eu te darei o céu (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
08 - O calhambeque (Gwen - John D. Loudermilk - vs. Erasmo Carlos)
09 - Parei na contramão (Roberto Carlos - Erasmo Carlos)
10 - Splish splash (Bob Darin - Jean Murray - vs. Erasmo Carlos)
11 - Pra matar a saudade (Cininha e C. Walace)

FICHA TÉCNICA

Coordenação artística: Janjão
Produzido por: Pedrinho da Luz

4 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/Ec2pTL5l/158_-_GBOYS.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novo link:

      http://minhateca.com.br/sintoniamusikal/158+-+GBOYS,917023016.rar(archive)

      Excluir
  2. hoy conoci este blog ,y a la vez escuchando su musica,me alegro,felicitaciones

    ResponderExcluir