Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Antonio Aguillar: Largando brasa (Carnaval 1967)

Single de 1966 também traz Jacinto Figueira cantando "O homem do sapato Branco"

A “onda” de apresentadores e locutores de rádio e TV que se aventuravam a cantar foi predominante ao longo dos anos 1960, notadamente na época do Carnaval, onde os dotes vocais dos intérpretes não eram tão exigidos. Um exemplo é este single, com dois profissionais de comunicação: o saudoso Jacinto Figueira Junior, conhecido por "O homem do sapato branco" (1927 – 2005), e o radialista Antonio Aguillar, ainda na ativa, que é o motivo desta postagem. Ele gravou, no final de 1966, a marchinha “Largando brasa” para o Carnaval de 1967, com os ingredientes dos posts previstos para esta semana temática do yê-yê-yê: “Eu vou na onda do yê-yê-yê/ Vou largando brasa/Comigo é pra valer”, diz a marchinha. No outro lado do disco, Jacinto Figueira também denuncia o período em que gravou “O homem do sapato branco”, pois aconteceu na fase em que comandava um programa de rádio e outro de TV, ambos com altos índices de audiência.

Antonio Aguillar, nasceu em São José do Rio Preto, em 18 de outubro de 1929. Começou a trabalhar como balconista e datilógrafo. Posteriormente se dedicou a fotografia e chegou a trabalhar no jornal O Estado de São Paulo. Já exibiu suas fotos em várias exposições. No rádio, Aguilar trabalhou inicialmente na Rádio 9 de Julho. Um ano depois já estava na Rádio Excelsior de São Paulo (CBN hoje) como locutor comercial. Depois passou para a Rádio Nacional de São Paulo com o programa "Ritmos para a Juventude", onde lançou muitos nomes dentro do movimento da música jovem. Aguillar sempre foi um grande defensor do rock n' roll e lançou as bandas The Jordans, The Jet Blacks, The Clevers (que depois passou a se chamar Os Incríveis), The Flyers e os cantores Sérgio Reis, Os Vips, Dick Danello, Tony Bizarro, René Dantas, Jean Carlo, George Freedman e alavancou a carreira artística do Rei Roberto Carlos, ao recebê-lo de Chacrinha que o trouxe do Rio para se apresentar em seu programa.

Jacinto Figueira Júnior, segundo o Wikipedia, começou a carreira artística nos anos 1950 com sua banda country "Junior e seus Cowboys", mas só ingressou na TV em 1963, com o programa "Fato em Foco", transmitido pela TV Cultura e um ano depois com "Câmera Indiscreta", na mesma emissora. Ainda passou pela Rádio Nacional de São Paulo (atual Rádio Globo) nos anos 1960 e 1970. Mas o que levou a se tornar conhecido foi seu programa "O Homem do Sapato Branco", que criou em 1966 pela Globo, que passou para a Televisão e logo foi interrompido devido a problemas com a ditadura militar. Depois retornaria já nos anos 80, sendo transmitido pelas emissoras Bandeirantes, Globo, Record e SBT. Costumava entrevistar seus convidados usando um sapato branco, que sempre era focalizado pelas câmeras. Foi o introdutor do estilo "mundo cão" na televisão brasileira. Ele trazia para o palco casais com problemas e que chegavam a brigar na frente das câmeras. A transmissão de programas policiais de apelo popular fez escola e foi adotado ainda nos anos 80 e continua até hoje, com apresentadores como Márcia Goldschmidt, Ratinho, José Luiz Datena e outros.

01 - Jacinto Figueira Junior - O homem do sapato branco
..... (B. Lobo)
02 - Antonio Aguillar - Largando brasa
..... (Antonio Aguillar - M.J.Pereira)

2 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/MRS9Vzel/198_-_AGJF_2.html

    ResponderExcluir
  2. Muito legal saber que Antonio Aguilalr gravou uma marchinha de Carnaval! ehehe

    O link para esta sua postagem já está na fan page dele no Facebook:

    https://www.facebook.com/AntonioAguillarOficial

    ResponderExcluir