Pesquisar este blog

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Waldemar Roberto - Yê yê yê no Carnaval (1967)

"Papo furado", antônimo de "papo firme", deu o tom da marcha do cantor Waldemar Roberto

Waldemar Roberto. Alguém conhece?
Pois ele gravou para o carnaval de 1967 um compacto simples pela Fermata com duas marchas que se adequam a nossa semana temática de carnaval: “Papo furado”, antônimo de “papo firme”, e “Yê yê yê no Carnaval” (Marcha yê-yê-yê). Fiz uma pesquisa na Internet pra descobrir algo sobre o intérprete. Encontrei as fotos de um LP lançado pela Chantecler e de um single (na foto ao lado) produzido pela RGE a venda no Mercado Livre. A única referência relacionada a um Valdemar Roberto, com “V”, está no Dicionário Cravo Albin da MPB. O cantor estreou em disco em 1953, gravando na Sinter os sambas "Nosso destino" e "Conselho de amigo", de Oscar Gomes Cárdia, sendo que no ano seguinte dividiu um disco com Grande Otelo, no qual interpretou o samba "É tarde demais...". A nota prossegue com discos gravados por Valdemar Roberto até 1964.

01 – Papo furado
..... (Jayme Janeiro – Mário Eduardo)
02 – Yê yê yê no carnaval (Marcha yê-yê-yê)
..... (Mário Eduardo – Jayme Janeiro)

9 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/mr1IW0d7/203_-_WR.html

    ResponderExcluir
  2. Waldemar Roberto Colla Francisco era meu tio avô, irmão de minha avô materna. Eu não gosto muito de carnaval, mas me deu vontade de procurar algo sobre as músicas deles. Além de cantor, foi empresário do Agnaldo Rayol. Era investigador da polícia civil e muito envolvido com política, um "ademarista" roxo. Compunha várias marchinhas para as campanhas do Ademar de Barros. Também compôs "Menina você é um doce de coco" e gravou vários discos, com serestas, tangos e guarânias. Teve a honra de cantar na inauguração de brasília. Infelizmente minha família não tem muitas coisas guardadas dele, mas tem algumas de suas composições arquivadas no Centro Cultural de SP. O autor "Mário Eduardo" é meu primo, seu sobrinho, a quem ele creditava várias canções, como homenagem. Fiquei muito feliz em encontrar essa referência ao meu tio, que morreu jovem de câncer. Abs, Marcelo Niel. (marceloniel@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo,

      Muito obrigado pelas informações sobre o Waldemar Roberto. Com certeza, servirão de referência para quem procurar algo sobre o seu tio avô. Valeu mesmo!!! Abraços

      Excluir
  3. Ótima informação...se voce tiver algum trabalho musical dele manda pra o Chico pra ele postar pra os demais conhecerem mais algum trabalho dele... e mais uma vez agradeço Chico...todo dia que entro aqui sempre tem um presente pros teus seguidores.
    Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Araújo,

      Será ótimo se ele puder disponizilizar as gravações do Waldemar Roberto. Esteja sempre a vontade para baixar e comentar o que desejar. Abraços

      Excluir
  4. Prezado Chico

    Sou um seguidor, deste seu Blog, por sinal, um dos melhores no gênero, existentes na WEB.
    E, sempre, que, eu leio, algo, como o comentário, acima, feito por familiares, destes antigos e tão esquecidos artistas brasileiros; tenho a certeza absoluta, que, o trabalho abnegado e generoso, de pessoas, como você, só merecem aplausos e apoio.
    Afinal, vocês, enfrentam tantas perseguições, e acusações absurdas, de piratear discos, e prejudicar as arrecadações de direitos autorais; quando, na verdade, estão prestando um serviço inestimável, de resgate de obras esquecidas e de artistas; que se dependessem, da grande mídia, de suas antigas gravadoras ou editôras; já estariam sepultados no limbo do esquecimento.
    Portanto, prossiga ... com meus respeitos, meus aplausos e meus eternos agradecimentos!
    Paulo Ventura (Niterói)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, o que comentar depois de tudo o que escreveu?! Muito obrigado é pouco. Assim, junto a minha voz com as de outros blogueiros para um agradecimento coletivo: MUITO OBRIGADO.
      Abração

      Excluir
  5. O Waldemar Roberto era meu primo de 2o. grau. Eu era crianca mas lembro que ele era uma figuraca. Foi empresario do Nelson Goncalves.
    Roberto Colla Francisco ( Miami, Florida)

    ResponderExcluir
  6. Waldemar Roberto gravou (Acho que em 1962) uma música de meu pai chamada Você mentiu quem quiser pode baixar no 4 shared na conta de jodine12...

    ResponderExcluir