Pesquisar este blog

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tom e Dito - Badalação (EP Tapecar 1972)

Maior hit da dupla foi "Tamanco malandrinho", do festival promovido em 1974 pela TV Globo

Quem viveu os anos 1970 deve se lembrar da música “Tamanco malandrinho”, sucesso de 1974 da dupla baiana Tom e Dito. Eu a conheci em 1972 devido ao sucesso do frevo “Badalação” – gravada pelo MPB-4 , Wanderléa, Célia e outros. Sempre achei que um dia conseguiria baixar num blog ou no SoulSeek a versão original com os seus autores, e durante anos a minha procura foi infrutífera. Consegui, sim, baixar LPs da dupla, fáceis de encontrar, assim como “Badalação” na voz de outros intérpretes, mas o registro com os autores se tornou pérola rara.

Finalmente a encontrei neste compacto duplo, comprado no Mercado Livre, com outra pérola – “Terra de amor”, uma homenagem a São Paulo. A julgar pelo ano (1972) do lançamento – um ano após o primeiro LP da dupla – tudo leva a crer que os cantores viviam em período de prestação de tributos. É só contemplar a ilustração do Cristo Redentor na capa desse primeiro álbum que traz o título “Obrigado Corcovado” (veja foto ao lado). Duas músicas deste LP – “Sem porto pra chegar” e “Madrugada” – complementam o repertório deste excelente EP lançado pela Tapecar.

Não foi difícil encontrar o disco. Descobri que o grande mistério na Internet é descobrir o nome de batismo do Dito, pois nada se encontra a respeito. Com perdão pelo trocadilho, o nome do músico fica, literalmente, o dito pelo não dito. Todas as referências que encontrei na Internet traz o texto do Dicionário Cravo Albim como referência, no qual informa que Tom chama-se Antonio Carlos dos Santos Pereira, e nasceu em 3 de dezembro de 1947 na capital baiana. O dicionário informa que a dupla teve o primeiro disco produzido pela dupla de compositores e conterrâneos, Antonio Carlos e Jocafi. Em 1974, após a passagem pela Tapecar, a dupla lançou o seu segundo LP, "Se mandar m'imbora eu fico", pela gravadora Som Livre. Neste disco, interpretaram "Brinco de ouro", "Promessa e confissão" e "Solidão", entre outras composições. Ainda neste trabalho, surgiu o primeiro sucesso nacional da dupla, "Tamanco malandrinho", uma das classificadas do festival da Globo.

No ano de 1976, gravaram pela Continental o disco "Revertério", no qual incluíram "Cretina" e "Divã", parceria da dupla com Vevé Calasans, além de outras composições da dupla, como "Bolero", "Incluso", "Hortelã" e "Moça bonita". No ano seguinte, gravaram pela Continental o disco "Tom & Dito", no qual interpretaram "A pomba e o gavião", "Luz do sol", "Música no ar" e "Até o sol raiar", entre outras parcerias de ambos. Ainda neste LP, gravaram "Ao sul do teu corpo" (Tom, Dito e Vevé Calasans) e "Arquitetura" (Tom, Dito e Zilmérico Ribeiro). Neste mesmo ano de 1977, Alcione interpretou "Não chore não" (parceria da dupla). Em 1981, lançaram pela Copacabana Discos o LP "Tom e Dito", no qual interpretaram "Tudo", de Adilson Xavier. Neste mesmo disco, incluíram várias composições da dupla, como "San Salvador", "Tua mulher" e "Frevo frenético", entre outras. Pouco tempo depois, a dupla se desfez, deixando aos fãs bons discos como este compacto. Confira:

01 - Terra de amor
..... (Tom e Dito)
02 – Sem porto pra chegar
..... (Dito – Bárbara Machado)
03 – Badalação
..... (Tom – Dito – Nonato Buzar)
04 - Madrugada
..... (Tom e Dito)

5 comentários:

  1. http://www.4shared.com/rar/9d8KoLXc/196_-_TD.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por mais este post: estava sentindo falta dessa dupla na internet. Quanto ao nome do Dito, segundo o blog tempomusica seria Expedito Machado de Carvalho. Estou divulgando seu excepcional blog para meus amigos, eles gostaram como eu.
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia

    Muito obrigado por informar. O estranho é que o sistema de busca do Google não localizou a página do blog citado.
    Poxa ... quanta honra saber que o blog é divulgado por você. Muito obrigado, mesmo!!! Abs.

    ResponderExcluir
  4. Linha do Tempo da Invenção Musical
    DUPLAS E TRIOS VOCAIS DA BAHIA I I - TOM & DITO
    http://tempomusica.blogspot.com.br/2010/11/duplas-e-trios-vocais-da-bahia-i-i-tom.html
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. oh sanduíche, põe a função pra desativar a rádio velhinho senão fica difícil. não tem stop...

    ResponderExcluir